Como aumentar sua libido durante o tratamento do câncer de mama
Contente
- Por que sua libido importa agora?
- Como você se vê
- Saúde do relacionamento
- Fatores que podem estar prejudicando seu desejo sexual
- Secura
- Efeitos colaterais
- Aparência
- Estresse
- Como redescobrir a intimidade
- Converse com sua equipe de atendimento
- Explore produtos que podem aliviar a secura
- Concentre-se em outros tipos de intimidade
- Não deixe o autocuidado decair
- Não tenha pressa
Fisicamente e emocionalmente, você pode se sentir longe de ser sexy agora. Veja como mudar isso.
Se o seu tratamento para o câncer de mama envolve cirurgia, quimioterapia, radiação, medicamentos ou talvez até todos eles, existem muitas razões válidas pelas quais o sexo pode não estar fazendo isso por você no momento.
É muito comum perder o desejo sexual durante o tratamento, diz a Dra. Kristen Carpenter, PhD, diretora de saúde comportamental das mulheres e professora assistente de psicologia em obstetrícia e ginecologia na Universidade Estadual de Ohio.
Você não está apenas lidando com possíveis efeitos físicos, como náusea, fadiga e dores musculares, mas também há um componente emocional que pode diminuir a libido.
"As lutas pela saúde sexual são normais durante qualquer tipo de tratamento contra o câncer, principalmente porque as pessoas começam a pressionar sobre o que devem e devem fazer", diz Carpenter.
"Para as mulheres com câncer de mama, há uma camada adicional de como elas estão vendo sua identidade feminina e provavelmente lidando com mudanças", diz ela.
Por que sua libido importa agora?
Embora possa ser tentador simplesmente apertar o botão de "pausa" sexual até que você termine o tratamento, existem alguns benefícios em manter sua saúde sexual durante o tratamento.
Como você se vê
Sua identidade sexual faz parte de quem você é, diz Carpenter - da mesma maneira que outras maneiras pelas quais você se vê como amigo, pai, filha ou esposa. É um aspecto importante de se ver como uma pessoa vibrante, envolvente e amorosa.
Você pode não se sentir assim agora, mas apenas aproveitar essa identidade pode ser útil para lembrar que você não é seu câncer.
Há muito mais em você do que seu diagnóstico e tratamento, e seu eu sexual faz parte disso em várias camadas.
Saúde do relacionamento
Se você tem um namorado, namorada, cônjuge ou outra pessoa significativa, é provável que seu parceiro esteja ajudando você de várias formas no momento.
Embora isso seja importante, é muito comum que os papéis mudem durante o tratamento. Você pode se sentir menos parecido com um romântico e mais como um paciente e cuidador.
"Essa mudança de papel é normal, mas é difícil para muitos casais quando se trata de intimidade", diz Carpenter. "Concentrar-se em colocar um pouco de romance e intimidade de volta pode ajudar a aliviar esse sentimento de criar tudo sobre câncer, tratamento e prestação de cuidados".
Fatores que podem estar prejudicando seu desejo sexual
Mesmo se você quiser acelerar sua libido, é provável que haja alguns fatores relacionados ao tratamento que possam estar atrapalhando esse esforço.
Aqui estão alguns dos principais motivos pelos quais você pode estar enfrentando dificuldades, de acordo com Jack Jacoub, MD, oncologista e diretor médico do MemorialCare Cancer Institute no Orange Coast Medical Center, em Fountain Valley, Califórnia.
Secura
Quando você está em tratamento, seus níveis hormonais podem mudar e isso pode levar à secura vaginal que pode tornar o sexo doloroso.
Efeitos colaterais
Há uma série de efeitos colaterais do tratamento que podem ser desafiadores, desde perda de resistência e fadiga a dores e dores, até a "névoa da quimioterapia" que afeta a função cognitiva.
Tudo isso pode resultar em pouco entusiasmo quando se trata de intimidade.
Aparência
Se você fez uma mastectomia, está passando por perda de cabelo, perda de peso ou outras alterações físicas durante o tratamento, pode ser difícil continuar se vendo como um ser sexual.
Estresse
O tratamento do câncer pode parecer esmagador e desanimador. A incerteza sobre o que está por vir - ou se certos efeitos colaterais do tratamento pioram - pode fazer com que alguém se sinta estressado.
Pode ser difícil sentir esse entusiasmo leve pela intimidade no meio desse sentimento.
Como redescobrir a intimidade
Se você está em tratamento e não tem intimidade há um tempo - e se encontra no papel de cuidador / paciente com seu parceiro - pode ser muito desafiador voltar com tudo.
Felizmente, o sexo não é uma busca de tudo ou nada. Na verdade, nem precisa envolver atividades sexuais.
Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:
Converse com sua equipe de atendimento
Sim, pode parecer constrangedor a princípio, mas isso faz parte dos cuidados oncológicos - e parte de sua saúde.
Jacoub recomenda falar sobre como é sua “linha de base” ou “normal” em termos de quantas vezes você fez sexo ou teve intimidade antes do câncer e quais são seus desafios agora, tanto física quanto emocionalmente.
Você também pode conversar com um terapeuta especializado nos desafios únicos que as pessoas com câncer enfrentam. Muitas vezes, você pode obter uma indicação no consultório do seu oncologista.
Explore produtos que podem aliviar a secura
Isso é útil não apenas para a relação sexual, mas em geral, diz Carpenter. Muitas opções de tratamento do câncer de mama causam secura vaginal e isso pode ser desmotivador quando se trata de intimidade.
Existem inúmeras opções, de prescrição e de venda livre, que podem atuar como lubrificantes e também hidratar o tecido vaginal.
Concentre-se em outros tipos de intimidade
Intimidade não é apenas sexo. Tente se concentrar em abraçar, beijar, abraçar ou outras formas de proximidade, se as relações sexuais ou as relações exteriores não estiverem funcionando para você no momento, diz Carpenter.
Incentivo verbal, como dizer um ao outro todos os dias e paquerar ou fazer comentários divertidos e sugestivos, são outras maneiras não sexuais de aumentar a intimidade, diz ela.
Isso ajudará você e seu parceiro a voltarem a se ver como parceiros românticos em primeiro lugar.
Não deixe o autocuidado decair
É comum gravitar em direção a menos cuidados pessoais durante o tratamento do câncer de mama, diz Carpenter. Você pode sentir vontade de ignorar sua rotina normal de cuidados com a pele ou optar por uma abordagem de pijama durante todo o dia - e quem poderia culpá-lo?
Mas manter rotinas como tomar banho, vestir-se, escovar os cabelos e dentes e se exercitar faz parte de se sentir bem consigo mesmo.
Não tenha pressa
Depois de aliviar os problemas físicos que vêm com a redescoberta da intimidade e, lentamente, voltar a ser romântico e amar uns com os outros, você poderá descobrir que a luz piloto da sua libido foi reativada.
Mas se ainda não o fez, tudo bem também, diz Carpenter.
"Esta é uma questão de várias camadas que é muito mais complicada do que muitas pessoas podem pensar", diz ela. “Basta dar um passo de cada vez. Identifique o que está atrapalhando você e resolva esses problemas um por um. Isso não deve parecer pressão; é sobre prazer. A experiência de todos é diferente, e você só precisa se concentrar no que está fazendo você se sentir bem. "
Elizabeth Millard vive em Minnesota com seu parceiro, Karla, e sua coleção de animais de fazenda. Seu trabalho já apareceu em várias publicações, incluindo SELF, Everyday Health, HealthCentral, Runner's World, Prevention, Livestrong, Medscape e muitas outras. Você pode encontrá-la e muitas fotos de gatos em seu Instagram.