Como cortar o cabelo do bebê: um guia passo a passo
Contente
- Quando seu bebê deve fazer o primeiro corte de cabelo?
- Como cortar o cabelo do bebê com uma tesoura
- Etapa 1: Reúna seus suprimentos
- Etapa 2: escolha uma hora do dia em que o bebê esteja feliz
- Etapa 3: faça um negócio GRANDE e divertido
- Etapa 4: Prepare-se para a reação deles
- Etapa 5: borrife e corte com cuidado
- Etapa 6: salve uma mecha de cabelo
- Como cortar cabelo de bebê com tesoura
- Nota:
- Levando o bebê ao salão para o primeiro corte de cabelo
- Dicas para cabelos e couro cabeludo saudáveis
- Leve embora
Nada é mais intimidante do que dar ao seu bebê o primeiro corte de cabelo (exceto talvez dar a ele o primeiro corte de unha!). Existem rolinhos fofos e dobras nas orelhas, bem como partes vitais, como olhos, de que seu filho precisará nos próximos anos.
Com a preparação, mentalidade e ferramentas corretas, você pode realizar o primeiro corte de cabelo do seu filho sozinho com segurança. No entanto, se você simplesmente não está sentindo esse nível de responsabilidade, também é perfeitamente aceitável desistir e levar seu bebê a um cabeleireiro infantil de confiança.
Cortar o cabelo do seu bebê pode até ser uma experiência divertida (depois de um pouco de prática) e algo que vocês podem fazer juntos para se relacionar ao longo dos próximos anos.
Quando seu bebê deve fazer o primeiro corte de cabelo?
Como pais, às vezes estamos ansiosos para que os bebês alcancem o próximo marco, e as primeiras vezes podem ser emocionantes (engatinhar pela primeira vez, caminhar, comer comida "de verdade", etc.).
Mas os cortes de cabelo são a primeira vez que você não precisa se apressar, pois a maioria dos bebês vai perder parte ou a maior parte do cabelo do bebê de qualquer maneira nos primeiros meses de vida. Isso se deve a uma mistura de hormônios pós-parto que fazem com que seu bebê de cabelos grossos fique careca.
Não se preocupe, o cabelo deles crescerá novamente, mas também significa que você não precisa se apressar para cortar o cabelo do seu bebê nos primeiros meses de vida, mesmo até 1 ano de idade para a maioria das crianças.
No entanto, existem exceções, como um bebê com cabelos que bloqueiam sua visão, bem como cortes de cabelo feitos por problemas médicos ou tradições religiosas e culturais. Ou às vezes os bebês têm cabelos cacheados tão longos que se tornam emaranhados e difícil de cuidar sem cortar.
Todas essas são situações em que um corte de cabelo antes de 1 ano de idade pode ser a escolha certa. No entanto, para a maioria dos pais, não há problema em adiar.
Raspar ou aparar o cabelo não o faz crescer mais rápido ou mais espesso, apesar de alguns mitos populares. Algumas culturas e religiões têm tradições rígidas em torno do primeiro corte de cabelo, então consulte seu líder religioso ou cultural se não tiver certeza de como proceder em sua cultura ou religião.
Como cortar o cabelo do bebê com uma tesoura
Etapa 1: Reúna seus suprimentos
Ter tudo preparado é essencial para um corte de cabelo de bebê bem-sucedido. Como todos sabemos, esquecer algo lá em cima é muito importante quando você tem um bebê; a maioria simplesmente não vai esperar pacientemente que você encontre algo.
Reunir:
- uma toalha
- algum tipo de capa ou pano cobrindo
- Tesouras estilo salão (ou aquelas usadas para cortar unhas de bebês também funcionam bem)
- um pente
- um frasco de spray
- uma cadeira alta ou outro assento que contenha seu bebê
- uma pequena bolsa ou envelope também será útil se você quiser guardar uma mecha de cabelo para o livro do bebê
Você também vai querer que os brinquedos favoritos do seu bebê para distraí-lo, uma chupeta e talvez até mesmo um vídeo de distração (você sabe qual - deixa o "Tubarão Bebê").
Agora você está pronto para ser o mais bem sucedido possível no primeiro corte de cabelo do bebê.
Etapa 2: escolha uma hora do dia em que o bebê esteja feliz
Não é hora de colocar mais nada antes da hora da sesta, ou de fazer um “corte rápido de cabelo” antes do almoço.
Seu bebê deve ser alimentado, trocado, bem descansado e pronto para fazer algo divertido. Isso irá minimizar o movimento devido ao choro e agitação de outras causas.
Etapa 3: faça um negócio GRANDE e divertido
Os bebês respondem às suas dicas sociais, então, se você está feliz, é mais provável que eles sejam felizes. Você pode cantar músicas, explicar com uma voz extremamente alegre o que está acontecendo e mostrar ao bebê as ferramentas divertidas (sem a tesoura), deixando-os segurá-las e explicar o que você fará.
Por décadas, os cabeleireiros infantis divertem os mais pequenos com um segundo pente, pois ele faz um som divertido quando você o coça. Dê isso ao seu bebê e você ganhará alguns minutos de concentração ininterrupta. Também pode dar ao bebé o seu lanche especial favorito na cadeira alta enquanto corta o cabelo.
Etapa 4: Prepare-se para a reação deles
Alguns bebês ficam hipnotizados com a nova experiência, seja o som da tesoura (ou tesoura) ou vendo você agir de forma hilária tentando deixá-los animados com isso.
Outros estão absolutamente apavorados e se debatem e choram apesar de seus melhores esforços. Esteja preparado para obter qualquer reação e deixe de lado qualquer expectativa de que eles fiquem perfeitamente parados como você faz em um salão de beleza.
Até mesmo um bebê satisfeito moverá a cabeça tentando ver o que você está fazendo, o que pode ser uma receita para uma orelha cortada, se você não estiver esperando por isso.
Etapa 5: borrife e corte com cuidado
Cinco etapas e começaremos a trabalhar!
- Use seu frasco de spray para umedecer levemente o cabelo do bebê.
- Use o pente para escovar uma pequena mecha de cabelo.
- Segure a seção longe da cabeça, entre dois dedos.
- Recorte acima deste ponto, usando os dedos como amortecedor entre a cabeça e a tesoura.
- Solte a seção que você cortou e vá para a próxima seção.
- Cortes pequenos e ligeiramente angulares são mais fáceis de misturar do que cortes longos e retos.
Isso pode exigir um pouco de prática, então não espere que pareça tão rápido e fácil quanto o seu próprio cabeleireiro. Considere que o cabelo parecerá mais longo quando molhado, então seja conservador com o quanto você está cortando na primeira vez (comece pequeno, pois você sempre pode cortar mais depois, mas não pode colocar nenhum para trás).
Continue sobre a cabeça do bebê em uma linha, da frente para trás ou de trás para a frente, para que você não perca seções.
Apare em torno das orelhas e do decote, protegendo a orelha do bebê com a mão tanto quanto possível.
Não se preocupe em comparar seções de cabelo entre si a cada corte, apenas apare uma quantidade semelhante a cada vez, usando o pente e os dedos para julgar.
Etapa 6: salve uma mecha de cabelo
Se você é do tipo sentimental, pegue alguns pedaços de cabelo aparado e coloque-os em sua pequena bolsa ou envelope. Pode ser útil fazer isso antes de usar o borrifador. Dessa forma, você não terá o cabelo úmido preso em seu livro ou caixa do bebê, sabe-se lá quanto tempo.
Não se sinta pressionado a guardar uma mecha de cabelo se este não for o seu estilo ou parecer estranho para você. A maioria dos cabeleireiros vai oferecer isso a você durante o primeiro corte de cabelo do seu filho, especialmente em salões infantis.
Como cortar cabelo de bebê com tesoura
Siga o mesmo processo para as etapas 1 a 4 acima se você planeja usar tesouras para cortar o cabelo do seu bebê, mas em vez da etapa cinco, siga estas instruções:
- Escolha uma proteção de alto nível até ter uma prévia de como o cabelo do bebê ficará curto. Embora você ou seu parceiro possam usar um 1 ou 2, um 1 em um bebê pode parecer mais curto do que você gostaria. Você sempre pode tirar mais vantagem.
- Preste atenção à alavanca na proteção que permite ajustar o comprimento daquele número (basicamente você poderia ter um “2 curto” ou “2 mais longo” quando você tem a proteção 2 na tesoura).
- Passe por cima da cabeça do bebê em ambas as direções várias vezes para garantir que você criou um corte de cabelo uniforme. Se você quiser que o topo seja mais longo do que os lados, use uma proteção mais alta no topo e, a seguir, misture a linha do cabelo de transição com um número entre os dois. Além disso, considere o uso de uma combinação de tesouras e tesouras se quiser um olhar mais longo no topo.
Nota:
Raspar a cabeça de um bebê com uma navalha de verdade pode ser perigoso, já que os bebês raramente ficam parados durante um corte de cabelo e são pequenos clientes pervertidos (que também parecem sempre se esquecer de dar gorjeta!).
Eles têm cabeças mais macias, já que seus crânios não estão totalmente formados, então usar uma navalha ou pressionar demais com uma tesoura não é a melhor ideia. Seja gentil durante os primeiros cortes de cabelo.
Levando o bebê ao salão para o primeiro corte de cabelo
Se tudo o que você leu acima parece assustador ou simplesmente não é algo com que você queira lidar, leve seu bebê a um cabeleireiro profissional especializado em cortes para bebês e crianças. Eles estarão muito acostumados a seguir as etapas acima e muitas vezes têm um pacote de "primeiro corte de cabelo do bebê" que inclui levar alguns bloqueios para casa com você.
Sinta-se à vontade para ser específico quanto à aparência do cabelo de seu bebê ou deixe-os fazer o que quiserem, se você não for exigente. Se você não estiver satisfeito com o resultado final, fale e peça uma mudança.
Se o seu bebê nunca esteve neste ambiente, ele pode ter alguma incerteza adicional e medo em torno de sentar em uma cadeira de criança grande, interagir com um estranho e cortar o cabelo pela primeira vez.
Se não parece estar funcionando naquele dia, não force e simplesmente peça ao estilista para reagendar. Por outro lado, não sinta que precisa remover seu bebê agitado imediatamente, pois esses estilistas estão muito acostumados a lidar com crianças que não estão muito animadas com um corte de cabelo.
Se você descobrir que seu bebê está assustado ou estressado, faça uma pausa, acalme-o com um brinquedo, uma música ou um lanche favorito e tente novamente em alguns momentos - ou considere esperar um pouco mais pelo primeiro corte de cabelo.
Dicas para cabelos e couro cabeludo saudáveis
Assim como os adultos, os bebês não precisam de lavar o cabelo diariamente. Algumas vezes por semana são suficientes. Use shampoos suaves com adição mínima de produtos químicos, aromas e aditivos. Você não precisa comprar um shampoo especial para bebês. Na verdade, muitas marcas “adultas” sem perfume funcionarão bem também.
Muitos pais estão preocupados com o fato de seu bebê ficar com a “touca de berço”, que envolve flocos marrons ou amarelos no couro cabeludo e, às vezes, vermelhidão que pode se espalhar pelo rosto, pescoço e até mesmo na área da fralda.
Também chamada de dermatite seborréica, a condição é tratável com um xampu suave diário ou, às vezes, até mesmo um xampu com prescrição médica. Você pode acompanhar escovando o cabelo do seu bebê com uma escova macia para remover as escamas.
Dito isso, a tampa do berço geralmente se resolve sozinha, sem tratamento, em semanas a alguns meses. Quase sempre desaparece quando seu bebê tem 1 ano de idade.
Raspar o cabelo de um bebê para tratar a touca de berço não é recomendado, e isso pode irritar ainda mais a pele e a doença. Bebês com essa condição ainda podem fazer cortes de cabelo regulares, em casa ou no salão.
Os bebês podem até começar a praticar a escovação do próprio cabelo por volta de um ano de idade, à medida que começam a usar os objetos para os fins pretendidos.
Leve embora
A menos que haja um motivo urgente para cortar o cabelo do seu bebê, você não precisa se preocupar em fazer isso até que ele tenha cerca de 1 ano de idade.
Você tem opções para o primeiro corte de cabelo do seu bebê: fazer você mesmo com uma tesoura ou tesoura ou ir a um salão especializado em cortes de cabelo infantis. Um pouco de trabalho de preparação pode garantir que eles tenham uma experiência agradável de qualquer maneira.
Após o corte de cabelo, você pode manter o cabelo e o couro cabeludo de seu bebê saudáveis escovando e lavando o cabelo algumas vezes por semana com um xampu suave e tratando a touca de bebê como seu médico recomenda. No final, o primeiro corte de cabelo de um bebê pode ser memorável e até agradável.