Como resgatar um relacionamento danificado
Contente
- Quando há uma quebra de confiança
- 1. Assuma total responsabilidade se você estiver em falta
- 2. Dê ao seu parceiro a oportunidade de reconquistar sua confiança
- 3. Pratique transparência radical
- 4. Procure ajuda profissional
- 5. Estenda a compaixão e o cuidado com a pessoa que você machucou
- Quando você está em um relacionamento de longa distância
- 6. Gerenciar expectativas
- 7. Faça visitas agendadas regularmente
- 8. Reserve um tempo para as datas on-line
- 9. Não deixe seu mundo girar em torno de seu parceiro
- Quando vocês moram juntos
- 10. Planeje uma "reunião de casais" semanal
- 11. Aprenda a comprometer
- 12. Passe algum tempo com amigos fora do seu relacionamento
- 13. Envolver-se em contato físico afetuoso
- 14. Não fique viciado em romance
- Quando você teve uma grande luta
- 15. Use comunicação especializada
- 16. Fale do seu coração
- 17. Ouça ativamente
- 18. Quebre o padrão
- Quando você simplesmente não está sentindo
- 19. Veja o lado bom do seu relacionamento
- 20. Diga "obrigado" pelas pequenas coisas
- 21. Divirta-se juntos
- 22. Manter intimidade e comunicação
- Vale a pena?
Você já ouviu isso um milhão de vezes, mas vale a pena repetir: até os relacionamentos mais fortes enfrentam desafios.
Construir uma parceria saudável e feliz dá trabalho e nem sempre é fácil, especialmente quando há uma quebra de confiança. "Os problemas fazem parte da vida e do relacionamento", diz o psicólogo clínico Stone Kraushaar. "E o objetivo é não se fixar no passado, mas trabalhar para criar juntos de maneira significativa."
Então, você faz isso? Aqui estão algumas dicas para você começar, esteja lidando com as consequências de uma traição ou tentando manter um relacionamento de longa distância.
Quando há uma quebra de confiança
Sempre que a confiança for quebrada, haverá uma brecha no relacionamento. Pode ser difícil de enfrentar, mas deixar esses problemas sem solução não ajudará ninguém a longo prazo.
1. Assuma total responsabilidade se você estiver em falta
Se houve infidelidade ou quebra de confiança, é importante assumir total responsabilidade pelo que aconteceu e entender como o seu comportamento prejudica seu parceiro.
Evite ficar na defensiva ou evitar seu erro, mas também não caia na auto-aversão. "Você deve possuí-lo de uma maneira amorosa que crie espaço para começar a reconstruir a confiança", diz Kraushaar.
Em poucas palavras: assuma a responsabilidade, mas não tente justificar suas ações ou culpar alguém ou outra coisa.
2. Dê ao seu parceiro a oportunidade de reconquistar sua confiança
Embora você tenha todo o direito de se sentir magoado e zangado, deve haver um desejo de trabalhar no relacionamento.
"A confiança nunca pode ser restaurada até que a pessoa cuja confiança foi quebrada permita ao parceiro a chance de recuperá-la", afirma Kraushaar.
Não sabe por onde começar? Nosso guia para reconstruir a confiança pode ajudar.
3. Pratique transparência radical
Em vez de reunir emoções, Kraushaar incentiva os casais a serem "radicalmente transparentes" uns com os outros sobre o que os machucou. Isso envolve realmente divulgar tudo, mesmo que você se sinta um pouco tolo ou constrangido ao admitir certas coisas.
Se você quebrou a confiança, isso também envolve ser radicalmente transparente consigo mesmo sobre o que o motivou a fazê-lo. Foi simplesmente um lapso de julgamento? Ou foi uma tentativa de sabotar uma situação da qual você não sabia sair?
Para ser honesto um com o outro, você deve começar sendo brutalmente honesto consigo mesmo.
4. Procure ajuda profissional
Confiança quebrada pode afetar a todos no relacionamento.
Se houver uma violação significativa, considere trabalhar em conjunto com um terapeuta qualificado, especializado em relacionamentos e que possa fornecer orientações para a cura.
5. Estenda a compaixão e o cuidado com a pessoa que você machucou
Se você machucou seu parceiro, é fácil cair em uma espiral de vergonha e decepção consigo mesmo. Mas isso não vai ajudar nenhum de vocês.
Em vez de gastar todo o seu tempo se debatendo com o que fez de errado, tente mudar essa energia para mostrar cuidado e compaixão ao seu parceiro.
Quando você está em um relacionamento de longa distância
Estar fisicamente separado com mais frequência do que não pode ser difícil para um relacionamento. Manter o romance vivo exige um esforço extra de todos.
6. Gerenciar expectativas
Converse com seu parceiro e defina regras básicas que levem em conta sua exclusividade e compromisso um com o outro.
Ser honesto e aberto sobre suas expectativas desde o início pode impedir que as coisas dêem errado no futuro.
7. Faça visitas agendadas regularmente
"É tão importante que os casais conheçam e tenham visitas agendadas e possam aguardar esses horários e planejar torná-los especiais", observa Kraushaar. De fato, a pesquisa mostrou que relacionamentos de longa distância em que os parceiros planejam uma reunião são menos estressantes e mais satisfatórios.
8. Reserve um tempo para as datas on-line
Se você não conseguir organizar o horário programado juntos devido a distância ou finanças significativas, Kraushaar recomenda configurar datas on-line regulares com um tema ou foco específico.
Não vá apenas aos seus tópicos de conversação habituais. Prepare uma refeição juntos, assista a um filme enquanto mantém o bate-papo por vídeo aberto, jogue um jogo virtual ou até leia uma história curta em voz alta, revezando-se.
9. Não deixe seu mundo girar em torno de seu parceiro
Embora seja importante prestar atenção para promover a proximidade em um relacionamento de longa distância, esse aspecto não deve consumi-lo.
Não importa o quanto você sinta falta da outra pessoa, não se esqueça de outras áreas importantes da sua vida. Acompanhe seus hobbies e interesses - um relacionamento feliz e saudável envolve parcialmente que você seja cada parceiro sendo sua própria pessoa.
Quando vocês moram juntos
Não importa como você corta, passar por um período difícil quando você vive junto é estressante.
10. Planeje uma "reunião de casais" semanal
Kraushaar recomenda definir um horário específico a cada semana que permita que você fale sobre tópicos mais difíceis, como dinheiro, sexo e confiança, para que eles não se espalhem em todas as suas interações.
11. Aprenda a comprometer
Todos os relacionamentos exigem dar e receber. Quando você mora de perto, acomodar-se às necessidades e preferências da outra pessoa sem sacrificar a sua pode ajudar a promover mais felicidade e satisfação.
Considere elaborar algum tipo de contrato temporário que permita que cada um de vocês relaxe em casa sozinho. Por exemplo, talvez você fique um pouco mais tarde na academia às terças e quintas-feiras, enquanto eles saem com um amigo às segundas e quartas-feiras.
12. Passe algum tempo com amigos fora do seu relacionamento
Passar um tempo com os amigos pode ter um efeito poderoso em sua saúde emocional pessoal e pode ajudar a fortalecer sua identidade pessoal.
Lembre-se de permanecer conectado ao seu parceiro significa ter uma vida fora do seu relacionamento.
13. Envolver-se em contato físico afetuoso
Kraushaar incentiva os casais a se abraçarem regularmente de uma maneira totalmente presente e conectada. Dar as mãos ou abraçar libera ocitocina, que pode reduzir o estresse e melhorar o humor.
Se você não está em boas condições agora, pode ser mais fácil falar do que fazer. Tente começar devagar - simplesmente colocar a mão na deles pode ajudar a mostrar que você ainda se importa.
14. Não fique viciado em romance
Intimidade de nível profundo é criar um relacionamento satisfatório e significativo que nem sempre é baseado na expressão romântica.
Certamente, todo mundo quer ser levado de vez em quando, mas é importante respeitar e gostar genuinamente do seu parceiro por quem eles são, fora do que eles podem lhe dar.
Quando você teve uma grande luta
Pegar as peças depois de uma grande luta pode parecer uma tarefa impossível. Experimente estas técnicas para ajudar os dois a seguir em frente.
15. Use comunicação especializada
Depois que os ânimos se acalmarem, é importante garantir que os dois tenham a chance de expressar seus pontos de vista. Tente dar a cada pessoa espaço para comunicar seu ponto de vista.
"Ser aberto e honesto com os pensamentos e intenções de alguém sobre o relacionamento em si e o futuro pode restaurar - ou criar - uma sensação de segurança" no relacionamento, diz a psicóloga de Montreal e especialista em relacionamentos Zofia Czajkowska, PhD.
16. Fale do seu coração
Para que seu parceiro realmente o ouça, é importante comunicar o que você realmente está sentindo sob toda a tensão.
Por exemplo, evite frases acusatórias, como "Você fez isso comigo!" Em vez disso, tente algo como: "Quando X acontece, sinto Y e acho que seria útil se você pudesse fazer Z para me tranquilizar ou impedir que isso aconteça no futuro".
17. Ouça ativamente
Se você se surpreender formando uma refutação em sua cabeça enquanto seu outro parceiro está falando, não está realmente ouvindo. "Você está se preparando para se defender ou ir para a batalha", diz Czajkowska.
"Vencer" um argumento nunca é verdadeiramente vitorioso, ela acrescenta. "Se o seu parceiro sentir que perdeu, provavelmente contribuirá para mais distância, tensão e ressentimento; portanto, a longo prazo, você também perderá."
18. Quebre o padrão
Ao reconstruir o relacionamento, Czajkowska aconselha considerá-lo novo, em vez de salvar um antigo.
“Ver dessa maneira cria uma oportunidade para definir regras e limites desde o início.” Isso significa esforçar-se para entender e trabalhar com os problemas subjacentes, além de deixar de lado os ressentimentos passados em que você estava segurando.
Quando você simplesmente não está sentindo
A falta de paixão ou o caso dos "mehs" não significa automaticamente que seu relacionamento está além do reparo.
19. Veja o lado bom do seu relacionamento
Passe uma semana observando ou anotando todas as coisas que seu parceiro faz "certo".
Os pesquisadores descobriram que tendemos a ver o que estamos procurando. Se você estiver procurando por motivos para ficar bravo ou chateado com seu parceiro, provavelmente os encontrará. Mas isso também funciona ao contrário. Mantenha os olhos abertos para as coisas boas.
20. Diga "obrigado" pelas pequenas coisas
Da mesma forma, não apenas observe silenciosamente as ações corretas do seu parceiro. Quando eles fazem algo que é útil, mesmo que apenas arrume a cozinha após uma refeição, agradeça-os verbalmente.
21. Divirta-se juntos
Às vezes, você apenas cai em um barranco. Pode parecer clichê, mas reservar algum tempo, mesmo que apenas algumas horas, para fazer algo fora do comum pode fazer uma grande diferença.
Pesquisas psicológicas mostram que os parceiros que jogam juntos experimentam emoções mais positivas e relatam maior felicidade.
Tente fazer uma pausa na mesma rotina antiga e dedique algum tempo a participar de experiências novas e inspiradoras.
mantenha a faíscaAqui estão algumas idéias para você começar:
- Faça uma aula única juntos.
- Pegue um baralho de cartas ou um jogo de tabuleiro que ambos adoravam e vá para o parque.
- Digitalize seu jornal semanal local para eventos incomuns. Mesmo se você não tiver certeza do que o evento implica, faça uma fábrica para conferir juntos, seja uma feira de artesanato ou um show de carros.
22. Manter intimidade e comunicação
Estabeleça como cuidar um do outro emocionalmente, aconselha Czajkowska.
O que isso realmente significa? Para iniciantes, comprometa-se a avisar um ao outro quando parecer que você está se afastando. Sente-se juntos e veja o que pode estar causando isso. Vocês dois foram envolvidos no trabalho? Faz muito tempo desde que você passou o dia apenas curtindo a companhia um do outro?
"O compromisso de trabalhar no relacionamento é tão importante quanto o compromisso com o parceiro", enfatiza.
Vale a pena?
Não há uma resposta fácil aqui. Por fim, você precisará avaliar se o relacionamento vale o trabalho necessário para salvá-lo de um ponto baixo.
Também é aconselhável garantir que todos os envolvidos estejam comprometidos em salvar o relacionamento. Se você é o único disposto a trabalhar, provavelmente a reconciliação provavelmente não será.
Dito isto, abuso de qualquer tipo, seja físico, verbal ou emocional, é uma bandeira vermelha. Lembre-se de que os sinais de toxicidade podem ser bastante sutis. Você está andando em cascas de ovos ao redor do seu parceiro? Você perdeu sua confiança ou senso de si mesmo?
Se você tem alguma idéia de que possa estar sofrendo algum tipo de abuso, considere entrar em contato com a Linha Direta de Violência Doméstica Nacional pelo número 800-799-SAFE (7233).
Você também pode entrar em contato com a linha de texto de crise enviando uma mensagem de texto para:
- 741741 nos Estados Unidos
- 686868 no Canadá
- 85258 no Reino Unido