16 dicas e truques para andar com segurança com uma bengala
Contente
- Como usar uma bengala
- 1. Para iniciantes
- 2. Na escada
- 3. Sentado em uma cadeira
- 4. Após a cirurgia no joelho
- 5. Para dor no quadril
- 6. Para prevenir quedas
- 7. Use uma bengala quádrupla
- Cuidados e outras dicas
- Tipos de cana a considerar
- Pense na aderência
- Obtenha o tamanho certo
- Considere um assento
- Quando falar com um fisioterapeuta
- O resultado final
As bengalas são valiosos dispositivos de assistência que podem ajudá-lo a andar com segurança quando você está lidando com preocupações como dor, lesão ou fraqueza. Você pode usar uma bengala por tempo indeterminado ou enquanto estiver se recuperando de uma cirurgia ou de um derrame.
De qualquer maneira, as bengalas podem tornar o caminhar mais fácil, seguro e confortável. Eles também podem ajudá-lo a realizar suas atividades diárias com eficiência. Na verdade, uma bengala pode possibilitar que você viva de forma independente enquanto permanece ativo e móvel.
As bengalas são benéficas para pessoas que apresentam anormalidades na marcha, risco de queda, problemas com equilíbrio, dor ou fraqueza, especialmente nos quadris, joelhos ou pés.
Como usar uma bengala
Abaixo estão algumas dicas que podem ajudá-lo a andar com a bengala de maneira adequada, segura e confiante.
1. Para iniciantes
- Segure sua bengala com a mão oposta ao lado que precisa de apoio.
- Posicione a bengala ligeiramente para o lado e cerca de 5 centímetros para a frente.
- Mova sua bengala para frente ao mesmo tempo em que dá um passo à frente com a perna afetada.
- Segure a bengala firmemente no lugar enquanto caminha para a frente com a perna não afetada.
Peça a alguém para supervisioná-lo e possivelmente ajudar a apoiá-lo ou estabilizá-lo quando você se sentir confortável ao andar com sua bengala. Certifique-se de que se sente totalmente confiante antes de se aventurar por conta própria.
Fale se precisar de ajuda ao usar sua bengala. Elabore um plano para o que você fará se se encontrar nesta situação.
2. Na escada
Tenha cuidado extra ao passar por degraus ou meio-fio com sua bengala.
- Segure-se no corrimão para se apoiar.
- Se apenas uma das pernas for afetada, suba primeiro com a perna não afetada.
- Em seguida, suba ao mesmo tempo com a perna e a bengala afetadas.
- Para descer as escadas, coloque primeiro a bengala no degrau inferior.
- Em seguida, coloque a perna afetada no degrau, seguido pela perna não afetada.
3. Sentado em uma cadeira
Quando possível, sente-se em cadeiras com apoio de braços.
- Posicione-se na frente da cadeira de forma que a borda do assento toque a parte de trás de suas pernas.
- Para uma bengala de ponta única, mantenha uma das mãos na bengala e a outra no apoio de braço.
- Suavemente abaixe-se na cadeira.
4. Após a cirurgia no joelho
Se você fez uma cirurgia no joelho, será solicitado que se mantenha ativo enquanto se reabilita. Você pode precisar de uma bengala para obter ajuda ao realizar seus exercícios de fisioterapia.
Você deve fazer exercícios para construir força, estabilidade e equilíbrio. Seu fisioterapeuta o ensinará a sair da cama, ir ao banheiro e realizar todas as suas outras atividades.
Você também trabalhará para melhorar sua amplitude de movimento.
5. Para dor no quadril
Você pode precisar usar uma bengala durante a cura de uma lesão no quadril ou cirurgia.
Você também pode fazer exercícios para fortalecer as costas, o núcleo e a parte inferior do corpo.
6. Para prevenir quedas
Use sapatos de apoio com sola de borracha antiderrapante. Tenha cuidado extra ao caminhar sobre pisos encerados, tapetes escorregadios ou superfícies molhadas.
Além disso, compre uma nova ponta de borracha para sua bengala se a atual ficar gasta ou perder a tração.
7. Use uma bengala quádrupla
As quatro pontas de uma bengala quad oferecem uma base mais ampla que fornece suporte, estabilidade e equilíbrio. No entanto, eles são mais pesados e podem ser mais difíceis de navegar. Certifique-se de que você pode manobrar habilmente esse tipo de bengala.
Ao usar uma bengala quádrupla nas escadas, pode ser necessário virá-la para o lado para que se encaixe na escada.
Para se sentar em uma cadeira usando uma bengala quadrada, continue segurando a bengala em uma das mãos e coloque a outra mão no apoio de braço. Em seguida, abaixe-se suavemente na cadeira.
Cuidados e outras dicas
Você deve ter cuidado ao usar uma bengala. A extremidade com ponta de borracha da bengala ajudará na aderência e permitirá a tração em superfícies de caminhada. No entanto, tome cuidado extra ao usar sua bengala em condições molhadas, geladas ou escorregadias.
Além disso, substitua a ponta se o piso apresentar muito desgaste.
Aqui estão algumas dicas de segurança adicionais:
- Olhe para frente em vez de olhar para baixo.
- Certifique-se de que sua bengala esteja completamente estável antes de avançar.
- Evite posicionar sua bengala muito para a frente, pois ela pode escorregar.
- Mantenha as passagens livres de qualquer coisa que possa obstruir seu caminho, como cabos elétricos, bagunça ou móveis.
- Esteja atento a animais de estimação, crianças e tapetes escorregadios.
- Certifique-se de que todas as suas passagens estão bem iluminadas. Coloque luzes noturnas no trajeto do quarto ao banheiro.
- Use tapetes de banho antiderrapantes, barras de segurança e um assento de sanita elevado em seu banheiro. Você também pode usar um assento de banheira.
- Configure e organize seu espaço de vida para que todos os itens que você precisa acessar sejam fáceis de alcançar.
- Use uma mochila, pochete ou bolsa cruzada para manter as mãos livres. Você também pode usar um avental ou prender uma pequena bolsa em sua bengala com velcro.
Tipos de cana a considerar
Você deve selecionar uma bengala que se ajuste adequadamente e seja confortável. Leve sua força, estabilidade e nível de condicionamento físico em consideração ao escolher uma bengala.
Converse com seu médico ou fisioterapeuta para escolher a melhor bengala para suas necessidades. Eles também podem ensiná-lo a usá-lo corretamente.
Pense na aderência
Selecione uma bengala com uma empunhadura apropriada. Punhos de espuma e punhos moldados para caber em sua mão também são opções. Para reduzir o estresse em sua mão, escolha uma alça curva ou arredondada.
Pegadas grandes podem ser preferíveis se você tiver artrite ou dores nas articulações que tornem difícil agarrar com força. Ter uma pegada adequada irá garantir que você não force suas articulações. Também ajudará a prevenir irregularidades nas articulações, dormência e dor nas mãos e nos dedos.
Obtenha o tamanho certo
Certifique-se de que a bengala tem o tamanho correto para o seu corpo e selecione uma ajustável se quiser poder fazer modificações.
Ao segurar a bengala, o cotovelo deve estar dobrado em um ângulo de 15 graus ou um pouco mais se você usar a bengala para ajudar no equilíbrio.
Considere um assento
Uma bengala de assento tem um pequeno assento preso a ela. Isso permite que você pare e faça uma pausa conforme necessário.
Quando falar com um fisioterapeuta
Se você já tentou usar uma bengala sozinho e ainda não se sente confiante ou completamente estável, converse com um fisioterapeuta. Eles podem ajudá-lo a construir a força muscular, equilíbrio e coordenação necessários para usar sua bengala com segurança e corretamente.
Um fisioterapeuta também pode garantir que sua bengala se encaixe corretamente, o que pode reduzir quedas e lesões. Eles podem lhe dar exercícios para fazer por conta própria e verificar com você para ver como está seu progresso.
O resultado final
Aprender a usar uma bengala com segurança pode ser um ajuste, mas é importante fazê-lo corretamente.
Use uma bengala que caiba em você. Crie um ambiente seguro em sua casa e pratique bastante na realização de suas tarefas diárias para que você possa viver seus dias com mais facilidade. Sempre solicite supervisão ou assistência, se precisar.
Fale com um fisioterapeuta se quiser aprender a usar uma bengala corretamente ou fazer exercícios para aumentar a força, o equilíbrio e a estabilidade do corpo.