5 maneiras surpreendentes de como as mídias sociais podem ajudar no seu relacionamento
Contente
- 1. Pode ajudá-lo a se sentir mais seguro, especialmente no início.
- 2. Torna mais fácil demonstrar apreço pelo seu S.O.
- 3. Celebrar marcos publicamente pode ajudar a construir intimidade.
- 4. Ajuda você a se manter conectado com as agendas lotadas.
- 5. Pode oferecer uma experiência compartilhada.
- Revisão para
A mídia social é muito criticada por complicar os negócios dos relacionamentos românticos - e por trazer à tona as tendências mais inseguras e ciumentas de todos nós. Algumas são totalmente justas. Sim, deixar caras gostosos entrarem em seu DM ou seu ex adicioná-lo no Snapchat pode aumentar a tentação. E não há sentimento pior do que ser pego de surpresa pelo cara com quem você acabou de terminar aparecendo no Instastory de outra garota. (E para solteiros, aplicativos de namoro podem trazer uma série de problemas de saúde mental. Veja: Aplicativos de namoro não são bons para sua autoestima)
"Não há como negar que a mídia social mudou a maneira como nos encontramos, fazemos sexo, nos apaixonamos e deixamos de amar, mas minha opinião é que a mídia social se tornou o bode expiatório para nossos problemas humanos", diz Atlanta- terapeuta de relacionamento Brian Jory, Ph.D., autor de Cupido em Prova. "Os relacionamentos falham por vários motivos, e não devemos culpar as redes sociais pelos problemas que criamos para nós mesmos." Touché.
Sempre que há uma nova inovação tecnológica - carros, e-mail, vibradores - temos que aprender a nos adaptar à maneira como mudam o namoro, o relacionamento e a intimidade, destaca. Jory aponta para uma pesquisa do Pew Research Center de 2014 que revelou que a maioria das pessoas - 72 por cento - não sente que a mídia social ou a internet têm qualquer efeito real em seu relacionamento. E daqueles que o fazem, a maioria diz que é um impacto positivo.
Então, sim, a mídia social certamente pode tornar mais difícil ter um relacionamento saudável em 2019. Mas também há uma tonelada de vantagens que podem tornar seu vínculo ainda mais forte. Aqui estão cinco mais alguns prós e contras úteis, de acordo com os profissionais de relacionamento.
1. Pode ajudá-lo a se sentir mais seguro, especialmente no início.
A conversa DTR definitivamente ajuda você a sentir que está na mesma página que seu novo S.O., mas uma garantia extra ainda pode ser muito útil. "No início de um relacionamento, compartilhar uma foto de vocês juntos pode fazer uma declaração de que você está falando sério sobre este", destaca a treinadora de relacionamento Donna Barnes, de Nova York.
"Assumir o compromisso de ser um casal não é algo que acontece secretamente entre duas pessoas - é também um evento social que coloca um limite em torno de sua intimidade e permite que os outros saibam que há uma conexão entre eles que é mais do que casual, "Jory diz, acrescentando que é uma perna essencial do triângulo de paixão, intimidade e compromisso.
Para sua informação, os dois especialistas concordam que isso é algo que você deve falar sobre postar primeiro uma foto de alguém ou mudar seu status de relacionamento no Facebook sem falar sobre isso primeiro pode apenas criar conflito entre vocês.
2. Torna mais fácil demonstrar apreço pelo seu S.O.
A mídia social torna mais fácil para você compartilhar coisas das quais você tem orgulho de seu parceiro por concluir projetos, ganhar uma promoção, qualquer coisa pela qual eles trabalharam duro, diz Barnes. "Reconhecer seu parceiro positivamente é uma ótima maneira de manter sua conexão amorosa e as plataformas sociais tornam mais fácil mostrar a eles o quanto você os aprecia", diz ela. (Relacionado: Aparentemente, apenas pensar em alguém que você ama pode ajudá-lo a lidar com situações estressantes)
Mais uma vez, certifique-se de que você está na mesma página sobre o que cada um está confortável com o que o mundo conhece. Postar publicamente pode beneficiar o relacionamento, mas você precisa definir regras sobre o que vai compartilhar online - e essa regra provavelmente deveria ser manter a montanha-russa de emoções na vida real. "Faça um acordo de que seus sentimentos um pelo outro pertencem a você - não ao mundo todo - e esses sentimentos serão mais fortes quando forem privados", diz Jory.
Se ainda é muito cedo para ter essa conversa em um relacionamento, siga a regra de não compartilhar demais: Postar coisas íntimas ou negativas diminui a atratividade social da pessoa que revela, diz um estudo em Computadores no comportamento humano.
3. Celebrar marcos publicamente pode ajudar a construir intimidade.
"Criar um álbum de recortes de seu relacionamento online e celebrar marcos - sua primeira viagem juntos, seu aniversário de um ano - é bom para construir intimidade, especialmente em um novo relacionamento", diz Barnes. E embora você definitivamente possa compartilhar muito, documentar grandes estreias também pode ajudar seus amigos e familiares a conhecer seu novo S.O. e fornecem a garantia de que eles são adequados para você, acrescenta ela.
“Decidir quais fotos ou vídeos postar, que história contar, o que é engraçado e o que não é é um jogo para muitos casais”, diz Jory. Brincar com a maneira como você compartilha informações e marcos como casal pode contribuir para essa experiência compartilhada.
4. Ajuda você a se manter conectado com as agendas lotadas.
Se você já enviou seu S.O. um DM do Instagram de um meme engraçado que lembra totalmente você deles, ou um Snapchat do cachorro fofo que você viu na calçada, então você sabe que a mídia social pode ser uma maneira divertida de ficar conectado com a vida um do outro, mesmo se vocês puderem estar juntos fisicamente.
O estudo da Pew confirmou isso: casais de longa data disseram que mensagens de texto os mantêm em contato quando estão separados - no trabalho ou em viagem de negócios - e outros relatam que ver seus parceiros saindo com amigos em fotos os aproxima. “Alguns casais também [usam mensagens de texto e mídias sociais] para desenvolver a paixão sexual com insinuações ou conversas sexuais explícitas - pode ser divertido e inspirador”, diz Jory. (Você também pode tentar essas 10 posições sexuais diferentes para apimentar esta noite.)
5. Pode oferecer uma experiência compartilhada.
"Experiências compartilhadas são a base para a criação de um relacionamento bom para o longo prazo", diz Jory. Essas são as coisas que os impedem de "se distanciar" ou perder o interesse um pelo outro. Uma parte de um relacionamento íntimo é o que você compartilha entre vocês dois - conversas cara a cara, exploração sexual - mas a maior parte da intimidade é a interação "de mãos dadas" - os interesses comuns que vocês compartilham juntos, onde o o foco não está um no outro, mas sim em um interesse comum, objetivo ou pessoa externa.
Caso em questão: "Quando você publica uma foto de seu bebê, é uma experiência parental compartilhada", diz Jory. Claro, talvez seja para a vovó também, mas também pode aproximar você e seu parceiro. (O mesmo vale para um animal de estimação!)
Uma pegadinha importante? Apenas certifique-se de designar tempos sem tela com seu S.O. Um estudo no Psicologia da Cultura da Mídia Popular relata que olhar para o telefone o tempo todo quando está com seu namorado estimula o ciúme. “Para sermos mentalmente e fisicamente saudáveis, também precisamos de interações face a face - tocar a pele real, olhar em olhos reais que piscam ou choram”, ressalta Jory. A mídia social pode apoiar a base que você cria off-line, mas os relacionamentos reais requerem uma conversa real, como uma voz saindo da sua boca com frases completas. "É sobre cuidado e compromisso no sentido de corpo inteiro."