O que é hipotonia?
Contente
- Visão geral
- Sinais de hipotonia
- Causas de hipotonia
- Quando consultar um médico
- Tratamento de hipotonia
- Qual é a perspectiva de longo prazo para as pessoas com hipotonia?
Visão geral
Hipotonia, ou tônus muscular ruim, geralmente é detectado no nascimento ou durante a infância. Às vezes é chamado de síndrome do disquete.
Se o seu bebê tiver hipotonia, ele pode parecer flácido ao nascer e não conseguir manter os joelhos e os cotovelos dobrados. Muitas doenças e distúrbios diferentes causam os sintomas de hipotonia. É facilmente reconhecível porque afeta a força muscular, os nervos motores e o cérebro.
No entanto, diagnosticar a doença ou distúrbio que está causando o problema pode ser desafiador. E seu filho pode continuar tendo dificuldades com a alimentação e as habilidades motoras à medida que elas crescem.
Sinais de hipotonia
Dependendo da causa subjacente, a hipotonia pode aparecer em qualquer idade. Os sinais de hipotonia em bebês e crianças incluem:
- controle de cabeça ruim ou inexistente
- atraso no desenvolvimento de habilidades motoras brutas, como rastreamento
- atraso no desenvolvimento de habilidades motoras finas, como agarrar um giz de cera
Os sinais de hipotonia em qualquer idade incluem:
- diminuição do tônus muscular
- diminuição da força
- reflexos ruins
- hiperflexibilidade
- dificuldades de fala
- diminuição da resistência da atividade
- postura prejudicada
Causas de hipotonia
Problemas com o sistema nervoso ou sistema muscular podem desencadear hipotonia. Às vezes, é o resultado de uma lesão, doença ou distúrbio herdado. Em outros casos, uma causa nunca é identificada.
Algumas crianças nascem com hipotonia que não está relacionada a uma condição separada. Isso é chamado de hipotonia congênita benigna.
A terapia física, ocupacional e da fala pode ajudar seu filho a obter tônus muscular e a acompanhar o desenvolvimento.
Algumas crianças com hipotonia congênita benigna apresentam pequenos atrasos no desenvolvimento ou dificuldades de aprendizagem. Essas deficiências podem continuar durante a infância.
A hipotonia pode ser causada por condições que afetam o cérebro, sistema nervoso central ou músculos. Essas condições incluem:
- paralisia cerebral
- dano cerebral, que pode ser causado pela falta de oxigênio no nascimento
- distrofia muscular
Em muitos casos, essas condições crônicas requerem cuidados e tratamento ao longo da vida.
A hipotonia também pode ser causada por condições genéticas. Essas condições incluem:
- Síndrome de Down
- Síndrome de Prader-Willi
- Doença de Tay-Sachs
- trissomia 13
Crianças com síndrome de Down e síndrome de Prader-Willi geralmente se beneficiam da terapia. Crianças com doença de Tay-Sachs e trissomia 13 geralmente têm vida reduzida.
Raramente, a hipotonia é causada por infecções por botulismo ou contato com venenos ou toxinas. No entanto, a hipotonia desaparece depois que você se recupera.
Quando consultar um médico
Hipotonia pode ser diagnosticada no nascimento. Em alguns casos, no entanto, você pode não perceber a condição do seu filho até que ele seja mais velho. Um indicador é que seu filho não está atingindo metas de desenvolvimento.
Agende consultas regulares para o seu filho com um médico. Certifique-se de mencionar quaisquer preocupações que você tenha sobre o progresso de seu filho.
O seu médico avaliará o desenvolvimento do seu filho e fará testes, se houver alguma preocupação. Os testes podem incluir exames de sangue e ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Se você notar sinais repentinos da doença em uma pessoa de qualquer idade, procure atendimento médico de emergência.
Tratamento de hipotonia
O tratamento varia dependendo de como seu filho é afetado. A saúde geral do seu filho e a capacidade de participar de terapias moldarão um plano de tratamento. Algumas crianças trabalham frequentemente com fisioterapeutas.
Dependendo das habilidades do seu filho, ele pode atingir objetivos específicos, como sentar-se na vertical, caminhar ou participar de esportes. Em alguns casos, seu filho pode precisar de ajuda com sua coordenação e outras habilidades motoras finas.
Crianças com condições severas podem precisar de cadeiras de rodas para mobilidade. Como essa condição torna as articulações muito frouxas, é comum haver luxações nas articulações. Suspensórios e elencos podem ajudar a prevenir e corrigir esses ferimentos.
Qual é a perspectiva de longo prazo para as pessoas com hipotonia?
A perspectiva de longo prazo depende do seguinte:
- causa subjacente
- era
- gravidade
- músculos afetados
Ter hipotonia pode ser um desafio. Geralmente, é uma condição vitalícia, e seu filho precisará aprender mecanismos de enfrentamento. Eles também podem precisar de terapia.
No entanto, não apresenta risco de vida, exceto nos casos de neurônio motor ou disfunção cerebelar.