Corri uma maratona na Antártica!
Contente
Eu não sou um atleta profissional. Embora eu tenha crescido ativo e remado no colégio, recusei uma bolsa de remo para a faculdade porque achava que era muito pesado. Mas durante um semestre de faculdade no exterior em Sydney, Austrália, descobri algo que realmente gostei: correr. Foi uma maneira de ver uma cidade e foi a primeira vez que pensei em correr como "divertido". Combinou uma sensação de exploração e exercício.
Mas, por um tempo, correr era apenas um treino - eu pairava cerca de seis ou oito quilômetros algumas vezes por semana. Então, em 2008, comecei a trabalhar no Massachusetts General Hospital em Boston, MA e ajudei a organizar um jantar na noite anterior à Maratona de Boston. A energia em torno de toda a experiência foi avassaladora. Lembro-me de ter pensado: "Tenho que fazer isso". Eu nunca tinha corrido uma corrida antes, mas pensei que, com treinamento, eu poderia realmente fazer isso!
E eu fiz. Correr a Maratona de Boston foi absolutamente incrível - é tudo o que parece ser. Eu o executei em 2010 e novamente em 2011 e 2012. Mas enquanto eu havia executado um alguns maratonas, minha irmã, Taylor, tinha outro objetivo: correr em todos os sete continentes. Foi quando encontramos a Maratona da Antártica - uma corrida em uma ilha logo ao lado do continente principal chamada Ilha Rei George. O problema: havia uma lista de espera de quatro anos.
No entanto, acabamos conseguindo ir um ano antes do esperado, em março de 2015. O número de turistas para a Antártica é limitado a cada ano, geralmente a um barco com 100 passageiros. Então começamos a descobrir tudo, desde passaportes e taxas de reciprocidade até o que levar (bons tênis para corrida de trilha; óculos de sol que poderiam proteger contra chuva congelante e reflexos intensos; à prova de vento, roupas quentes). O plano: passar 10 noites em um navio de pesquisa adaptado com cerca de 100 outros corredores. Ao todo, custou cerca de US $ 10.000 por pessoa. Quando reservamos, pensei: "Isso é bastante de dinheiro! ”Mas comecei a guardar $ 200 por cheque de pagamento e isso aumentou surpreendentemente rápido.
Primeiras vistas da Antártica
Quando vimos o continente da Antártica pela primeira vez, era exatamente o que havíamos imaginado - geleiras gigantescas e montanhosas caindo no mar e pinguins e focas por toda parte.
Muitos países têm bases de pesquisa na Ilha Rei George, entretanto, ela realmente não se parece com um livro didático da Antártica. Estava verde e lamacento, com alguma cobertura de neve. (A corrida é realizada lá para que os corredores tenham acesso aos serviços de emergência.)
Havia também algumas peculiaridades muito diferentes no dia da corrida. Por um lado, tivemos que carregar nossa própria água engarrafada para a ilha. E em termos de suplementos nutricionais e lanches, não podíamos trazer nada que tivesse uma embalagem que pudesse voar; tínhamos que colocá-los no bolso ou em um recipiente de plástico para transportar. A outra coisa estranha: a situação do banheiro. Havia uma barraca com um balde na linha de largada / chegada. Os organizadores da corrida são muito rígidos quanto a encostar e fazer xixi na beira da estrada - isso é uma grande proibição. Se você tem que ir, vá para o balde.
Na noite anterior à corrida, tivemos que desinfetar todas as nossas coisas - você não pode trazer nada que não seja nativo da Antártica, como nozes ou sementes que possam ficar presas em seus tênis, porque os pesquisadores e conservacionistas não querem que os turistas o levem bagunçar o ecossistema. Tivemos que colocar todo o nosso equipamento de corrida no navio, então a equipe da expedição nos deu grandes roupas de borracha vermelhas para vestirmos todo o nosso equipamento de corrida - para nos proteger dos respingos do mar congelante no zodíaco, ou barco inflável, para a costa.
A própria corrida
A corrida foi em 9 de março, durante a temporada de verão da Antártica - a temperatura estava em cerca de 30 graus Fahrenheit. Isso foi na verdade mais quente do que quando eu estava treinando em Boston! Era contra o vento que tínhamos de estar atentos. Parecia 10 graus; machucou seu rosto.
Mas não há muito alarde na Maratona da Antártica. Você chega ao curral de partida, coloca suas coisas e vai embora. Não há muito tempo para ficar parado também; Está frio! A propósito, das 100 pessoas que concorreram, apenas cerca de 10 estavam realmente concorrendo. A maioria de nós só estava fazendo isso para dizer que fizemos uma maratona na Antártica! E os organizadores da maratona nos alertaram para esperar que nosso tempo seja cerca de uma hora mais lento do que o tempo normal da maratona, dadas as condições extremas, do frio ao percurso não pavimentado.
Eu só tinha planejado fazer a meia maratona, mas uma vez lá, resolvi ir para a meia-maratona. Em vez de um caminho reto com linhas de partida e chegada separadas, o percurso era de seis loops de 7 km de estradas de terra muito acidentadas com muitas colinas curtas. No início, pensei que os loops seriam terríveis. Uma maratona em voltas? Mas acabou sendo legal, porque as mesmas 100 pessoas com quem você acabou de passar uma semana em um barco estavam aplaudindo enquanto passavam. Decidi subir todas as colinas para não me exaurir e correr descidas e planícies. Navegar naquele terreno era de longe a parte mais difícil. Mas, honestamente, em termos de esforço físico, a Antártica era mais fácil do que Boston!
Cruzando a linha de chegada
O acabamento foi incrível. Foi rápido - você cruza a linha de chegada, pega sua medalha, troca de roupa e chega ao barco. A hipotermia pode se instalar muito rapidamente se você estiver suado e molhado, graças ao vento gelado e aos respingos do mar. Mas embora tenha sido rápido, foi memorável; tão diferente de qualquer outra raça.
Esta corrida pode não ser uma coisa para sempre, no entanto. Os organizadores da excursão e a equipe da expedição foram cautelosos com os turistas na ilha, e as restrições e esforços de conservação podem tornar mais difícil, senão impossível, ir para lá no futuro. A Marathon Tours também está esgotada em 2017! Digo a todos: "Vá agora! Reserve sua viagem!" Porque você pode não ter outra chance.