Sintomas comuns de IBS em mulheres
Contente
- 1. Constipação
- 2. Diarréia
- 3. Inchaço
- 4. Incontinência urinária
- 5. Prolapso de órgão pélvico
- 6. Dor pélvica crônica
- 7. Sexo doloroso
- 8. Piora dos sintomas menstruais
- 9. Fadiga
- 10. Estresse
- Você está em risco?
- Como é diagnosticado?
- O resultado final
A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio digestivo crônico que afeta o intestino grosso. Causa sintomas desconfortáveis, como dor abdominal e cólicas, distensão abdominal e diarreia, constipação ou ambos.
Embora qualquer pessoa possa desenvolver SII, a condição é mais comum em mulheres, afetando tanto as mulheres quanto os homens.
Muitos dos sintomas da SII nas mulheres são iguais aos dos homens, mas algumas mulheres relatam que os sintomas pioram durante certas fases do ciclo menstrual.
Aqui está uma olhada em alguns sintomas comuns em mulheres.
1. Constipação
A constipação é um sintoma comum da SII. Causa fezes raras, duras, secas e difíceis de evacuar.
mostram que a constipação é um sintoma da SII mais comum em mulheres. As mulheres também relataram mais sintomas associados à constipação, como dor abdominal e distensão abdominal.
2. Diarréia
SII com diarreia, que os médicos às vezes chamam de IBS-D, parece ser mais prevalente em homens, mas as mulheres costumam ter um agravamento da diarreia pouco antes do início do período menstrual.
A diarreia é classificada como fezes moles frequentes, frequentemente com dor abdominal inferior e cólicas que melhoram após a evacuação. Você também pode notar muco nas fezes.
3. Inchaço
O inchaço é um sintoma comum da SII. Isso pode fazer com que você sinta um aperto na parte superior do abdômen e fique cheio mais rápido após comer. Também é frequentemente um sintoma precoce da menstruação.
Mulheres com SII têm maior probabilidade de sofrer mais inchaço durante certos estágios do ciclo menstrual do que mulheres sem SII. Ter certas condições ginecológicas, como endometriose, também pode piorar o inchaço.
Mulheres pós-menopáusicas com SII também relatam sentir significativamente mais inchaço e distensão abdominal do que homens com a doença.
4. Incontinência urinária
Um pequeno estudo de 2010 descobriu que mulheres com SII têm mais probabilidade de apresentar sintomas do trato urinário inferior do que mulheres sem a doença.
Os sintomas mais comuns incluem:
- micção mais frequente
- urgência aumentada
- noctúria, que é micção excessiva à noite
- dor ao urinar
5. Prolapso de órgão pélvico
Há que mulheres com IBS são mais propensas a experimentar prolapso de órgãos pélvicos. Isso acontece quando os músculos e tecidos que sustentam os órgãos pélvicos ficam fracos ou frouxos, fazendo com que os órgãos caiam do lugar.
A constipação crônica e a diarreia associadas ao IBS aumentam o risco de prolapso.
Os tipos de prolapso de órgão pélvico incluem:
- prolapso vaginal
- prolapso uterino
- prolapso retal
- prolapso uretral
6. Dor pélvica crônica
A dor pélvica crônica, que é uma dor abaixo do umbigo, é uma preocupação comum entre as mulheres com SII. A International Foundation for Gastrointestinal Disorders se refere a um estudo no qual um terço das mulheres com SII relatou dor pélvica de longa duração.
7. Sexo doloroso
Dor durante a relação sexual e outros tipos de disfunção sexual são sintomas conhecidos de SII em mulheres. A dor durante o sexo é mais provável de ocorrer durante a penetração profunda.
Pessoas com IBS também relatam falta de desejo sexual e dificuldade em ficar excitadas. Isso pode levar à lubrificação insuficiente nas mulheres, o que também pode tornar o sexo doloroso.
8. Piora dos sintomas menstruais
Existe um agravamento dos sintomas menstruais em mulheres com SII. Muitas mulheres também relatam um agravamento dos sintomas da SII durante certas fases do ciclo menstrual. As flutuações hormonais parecem desempenhar um papel.
A SII também pode fazer com que seus períodos sejam mais intensos e doloridos.
9. Fadiga
A fadiga é um sintoma comum da SII, mas há evidências de que pode afetar mais mulheres do que homens.
Os pesquisadores têm fadiga em pessoas com SII devido a vários fatores, incluindo má qualidade do sono e insônia. A gravidade dos sintomas da SII também pode afetar o nível de fadiga que alguém sente.
10. Estresse
IBS tem sido para transtornos de humor e ansiedade, como depressão. O número de homens e mulheres com SII que relatam ter depressão e ansiedade é semelhante, mas mais mulheres relatam sentir estresse do que homens.
Você está em risco?
Os especialistas ainda não têm certeza do que causa IBS. Mas existem várias coisas que podem aumentar o seu risco, incluindo ser mulher.
Outros fatores de risco incluem:
- ser menor de 50 anos
- ter uma história familiar de IBS
- ter um problema de saúde mental, como depressão ou ansiedade
Se você estiver experimentando algum sintoma de SII, é melhor acompanhar seu médico para um diagnóstico, especialmente se você tiver um risco maior de desenvolver SII.
Como é diagnosticado?
Não há teste definitivo para IBS. Em vez disso, seu médico começará com seu histórico médico e sintomas. Eles provavelmente pedirão testes para descartar outras condições.
Os médicos podem eliminar outras condições usando alguns destes testes:
- sigmoidoscopia
- colonoscopia
- cultura de fezes
- Raio X
- Tomografia computadorizada
- endoscopia
- teste de intolerância à lactose
- teste de intolerância ao glúten
Dependendo do seu histórico médico, você provavelmente receberá um diagnóstico de SII se tiver:
- sintomas abdominais durando pelo menos um dia por semana nos últimos três meses
- dor e desconforto que são aliviados por evacuar
- uma mudança consistente na frequência ou consistência de seus movimentos intestinais
- a presença de muco nas suas fezes
O resultado final
As mulheres recebem o diagnóstico de SII com mais freqüência do que os homens. Embora muitos dos sintomas sejam os mesmos em homens e mulheres, alguns são exclusivos ou mais proeminentes nas mulheres, provavelmente devido aos hormônios sexuais femininos.
Se seus sintomas resultarem de SII, uma combinação de mudanças no estilo de vida, remédios caseiros e tratamentos médicos pode ajudá-lo a controlar esses sintomas.