Pare de tentar "impulsionar" seu sistema imunológico para afastar o Coronavírus
Contente
- Você realmente não quer "impulsionar" seu sistema imunológico.
- Mas e quanto ao sabugueiro e à vitamina C?
- Procure as fontes certas de informações.
- Como apoiar um sistema imunológico saudável
- Revisão para
Tempos bizarros exigem medidas bizarras. É o que parece, já que o novo coronavírus deu início a uma onda de informações falsas sobre métodos para "estimular" o sistema imunológico. Você sabe do que estou falando: o amigo guru do bem-estar da faculdade divulgando seu óleo de orégano e xarope de sabugueiro no Instagram ou Facebook, o "treinador" holístico de saúde que empurra infusões de vitamina IV e a empresa que vende chá de imunidade "medicinal". Mesmo as recomendações menos excêntricas, como "coma mais frutas cítricas e alimentos ricos em probióticos" e "apenas tome um suplemento de zinco", embora sejam bem-intencionadas, não são apoiadas por ciência sólida - pelo menos não quando se trata de afastar COVID- 19 ou outras doenças infecciosas. É simplesmente, bem, não naquela simples.
Aqui está o problema com o seu sistema imunológico: é AF complexa. É um sistema complexo de células, tecidos e órgãos, cada um com uma função específica na luta contra patógenos, como bactérias e vírus nocivos. Por causa de sua complexidade, a pesquisa em torno dele está em constante evolução, com cientistas buscando maneiras baseadas em evidências para melhorar sua função com segurança. Mas, embora a pesquisa possa sugerir algumas coisas que você pode fazer, comer ou evitar para ajudar o desempenho ideal do seu sistema imunológico, ainda há muito que se desconhece. Então, para sugerir que qualquer 1 suplemento ou alimento pode dar-lhe o "impulso" de combate a COVID que você deseja, pode ser defeituoso na melhor das hipóteses e perigoso na pior. (Relacionado: Tudo o que você precisa saber sobre a transmissão do coronavírus)
Você realmente não quer "impulsionar" seu sistema imunológico.
Até mesmo a palavra "impulso" no que se refere ao sistema imunológico é mal informada. Você não gostaria de impulsionar seu sistema imunológico acima e além de sua capacidade, porque um sistema imunológico hiperativo leva a doenças auto-imunes, em que o sistema imunológico ataca erroneamente células saudáveis, bem como células prejudiciais em seu corpo. Em vez disso, você querApoio, suporte seu sistema imunológico funcione normalmente, então ele ajuda a combater infecções quando chegar a hora. (Relacionado: Você pode realmente acelerar seu metabolismo?)
Mas e quanto ao sabugueiro e à vitamina C?
Claro, existem alguns estudos muito pequenos que mostram benefícios imunológicos ao tomar alguns suplementos e vitaminas, como xarope de sabugueiro, zinco e vitamina C. No entanto, esses estudos preliminares normalmente concluem que, embora alguns resultados possam ser promissores, é necessário mais trabalho para considerar fazer qualquer tipo de recomendação.
Mais importante, embora você possa dizer a si mesmo que alguém sugerindo que você tome um comprimido de vitamina C para evitar um resfriado comum não é tão arriscado, o mesmo não pode ser dito para fazer esses tipos de afirmações ousadas como fatos quando o mundo está lutando um vírus novo, de disseminação rápida e mortal sobre o qual sabemos pouco. A vitamina C certamente não é suficiente para proteger os funcionários da linha de frente que arriscam suas vidas indo para espaços lotados onde o COVID-19 poderia ser facilmente transmitido. Mesmo assim, pessoas comuns nas redes sociais e empresas de saúde natural estão fazendo afirmações flagrantes sobre suplementos como o xarope de sabugueiro, alegando que eles podem ajudar a prevenir o COVID-19.
Um exemplo preocupante no IG apregoa "pesquisas promissoras sobre o coronavírus" em torno do uso do sabugueiro e lista uma ampla variedade de alegações de saúde associadas, desde efeitos anticâncer até o tratamento de doenças respiratórias como resfriado e gripe. Parece ser uma referência a um artigo do Chicago's Daily Herald, que cita um estudo de pesquisa in vitro em 2019 que mostra um efeito preventivo do sabugueiro em uma cepa diferente de Coronavírus (HCoV-NL63). De acordo com a pesquisa, o coronavírus humano HCoV-NL63 existe desde 2004 e afeta principalmente crianças e pessoas imunocomprometidas. Independentemente disso, não podemos fazer um estudo conduzido em um tubo de ensaio (não em um ser humano, ou mesmo em ratos, francamente) em uma cepa completamente diferente de coronavírus e tirar conclusões precipitadas (ou compartilhar informações incorretas) sobre a prevenção de COVID-19.
Embora tomar um suplemento de vitamina C se sentir um resfriado chegando (embora não haja nenhuma evidência conclusiva de que funcione) não seja necessariamente uma coisa ruim, muitas empresas de suplementos e spas médicos estão promovendo megadoses e infusões de vitaminas que podem causar mais danos do que bom. A overdose de vitaminas é uma coisa real. Nesses níveis desnecessariamente altos, há uma chance real de toxicidade e potenciais interações com medicamentos, que podem levar a qualquer coisa, desde náuseas, tonturas, diarreia e dores de cabeça, até danos renais, problemas cardíacos e, em casos muito extremos, morte.
Além do mais, provavelmente nem é eficaz na prevenção de doenças. "A vitamina C administrada a pessoas saudáveis não tem efeito - uma vez que é uma vitamina solúvel em água, tudo o que faz é produzir urina cara", Rick Pescatore, DO, médico emergencial e diretor de pesquisa clínica do Departamento de Medicina de Emergência em Crozer -Keystone Health System disse anteriormente ao Shape.
Procure as fontes certas de informações.
Felizmente, as agências de saúde do governo estão se manifestando contra a desinformação potencialmente prejudicial que está surgindo em resposta à pandemia global de coronavírus. O National Center for Complementary and Integrative Health do National Institute for Health (NIH) divulgou um comunicado em resposta ao aumento da conversa online sobre "supostos remédios", que incluem "terapias à base de ervas, chás, óleos essenciais, tinturas e produtos de prata, como coloidais prata ", acrescentando que alguns deles podem não ser seguros para consumo. "Não há evidências científicas de que qualquer um desses remédios alternativos possa prevenir ou curar a doença causada pelo COVID-19", de acordo com o comunicado. (Relacionado: Você deve comprar uma máscara facial de tecido de cobre para se proteger contra COVID-19?)
A Food and Drug Administration (FDA) e a Federal Trade Commission (FTC) também estão contra-atacando. A FTC, por exemplo, emitiu uma carta de advertência a centenas de empresas pela venda de produtos fraudulentos que afirmam prevenir, curar ou tratar COVID-19. "Já existe um alto nível de ansiedade sobre a potencial disseminação do coronavírus", disse o presidente da FTC, Joe Simons, em um comunicado. “O que não precisamos nessa situação são empresas que atacam os consumidores promovendo produtos com ações fraudulentas de prevenção e tratamento. Essas cartas de advertência são apenas o primeiro passo. Estamos preparados para tomar medidas coercitivas contra as empresas que continuam a comercializar esse tipo de fraude. "
Embora algumas das alegações mais flagrantes sobre suplementos e suas habilidades para prevenir e tratar COVID-19 pareçam ter diminuído, muitas empresas ainda estão promovendo seus produtos com a promessa de marketing furtivo de "impulsionar seu sistema imunológico" sem mencionar diretamente o COVID-19.
TL; DR: Olha eu fico com a ansiedade. Quer dizer, olá, uma pandemia global que nunca vivemos antes? Claro, você vai ficar ansioso. Mas tentar controlar essa ansiedade gastando dinheiro em suplementos, chás, óleos e produtos não apenas NÃO irá protegê-lo do COVID-19, mas pode realmente acabar sendo perigoso.
Sempre digo aos meus clientes que não existe nenhum alimento ou suplemento que vá melhorar sua saúde, e adivinha? Não há nenhum alimento ou suplemento que o proteja de contrair o coronavírus.
Se tudo isso o deixou pensando se realmente há algo que você pode fazer para melhorar a saúde do seu sistema imunológico, não se preocupe, há.
Como apoiar um sistema imunológico saudável
Coma bem e com freqüência.
Há fortes evidências de que a desnutrição pode comprometer seu sistema imunológico, então você quer ter certeza de comer uma variedade de alimentos regularmente ao longo do dia, mesmo se você não tiver muito apetite (para algumas pessoas, a ansiedade pode suprimir sinais de fome). A má nutrição geral pode levar à ingestão inadequada de energia (calorias) e macronutrientes (carboidratos, proteínas, gordura) e pode resultar em deficiências de micronutrientes, como vitaminas A, C, E, B, D, selênio, zinco, ferro, cobre, e ácido fólico que são essenciais para uma função imunológica saudável
Isso pode soar como uma solução simples, mas pode vir com alguns obstáculos, especialmente agora - por exemplo, se você luta com qualquer tipo de alimentação desordenada, tem dificuldade para fazer compras ou não tem acesso a alguns alimentos.
Durma o suficiente.
Pesquisas mostram que várias moléculas e células de suporte imunológico, como citocinas e células T, são produzidas durante o sono noturno. Sem sono suficiente (7 a 8 horas por noite), seu corpo produz menos citocinas e células T, potencialmente comprometendo sua resposta imunológica. Se você não consegue dormir essas oito horas, estudos mostram que compensar isso com duas sonecas diurnas (20-30 minutos) pode ajudar a compensar os efeitos negativos da privação de sono no sistema imunológico. (Relacionado: Como e por que a pandemia de coronavírus está bagunçando seu sono)
Controle o estresse.
Embora possa parecer mais fácil falar do que fazer agora, esses esforços para controlar o estresse valerão a pena de várias maneiras. O sistema imunológico responde a sinais de outros sistemas do corpo, como o sistema nervoso e o sistema endócrino. Embora o estresse agudo (os nervos antes de dar uma apresentação) possa não suprimir o sistema imunológico, o estresse crônico pode causar níveis elevados de cortisol no sangue, levando a mais inflamação que pode comprometer a resposta imunológica. Além disso, pode comprometer a função das células imunológicas, como os linfócitos, que ajudam a evitar infecções. (Relacionado: Como lidar com o estresse do COVID-19 quando você não consegue ficar em casa)
Para controlar o estresse crônico, experimente atividades de atenção plena, como ioga, respiração, meditação e sair na natureza. A pesquisa mostrou que as atividades baseadas na atenção plena são eficazes na regulação da resposta ao estresse e seu impacto no corpo.
Mexa seu corpo.
A pesquisa mostra que a atividade física regular e moderada reduz a incidência de infecções e doenças, sugerindo que aumenta a imunidade. Isso pode ser devido ao aumento da circulação sanguínea, permitindo que as células imunológicas se movam com mais liberdade e façam seu trabalho com mais eficiência. No entanto, alguns estudos mostram uma resposta imunológica comprometida em atletas e aqueles que praticam exercícios intensos, mas isso normalmente é visto em atletas radicais, não em praticantes de exercícios diários. A lição é praticar exercícios regulares que façam bem ao corpo e não sejam excessivos ou obsessivos. (Leia mais: Por que você pode querer se refrescar em exercícios de alta intensidade durante a crise do COVID)
Beba com responsabilidade.
Quarentena é razão suficiente para ter uma adega bem abastecida, mas saiba que beber em excesso pode comprometer o sistema imunológico. O consumo crônico e excessivo de álcool causa aumento da inflamação e diminuição da produção de agentes imunes antiinflamatórios. Embora não haja evidências de que a ingestão de álcool aumenta o risco de COVID-19, estudos sobre o consumo de álcool mostram associações negativas e desfechos agravados com dificuldade respiratória aguda. Uma vez que os problemas respiratórios são um sintoma recorrente e frequentemente mortal do COVID-19, é melhor estar atento para não exagerar.
Você ainda pode relaxar com uma taça de vinho no final do dia porque o álcool com moderação (não mais do que um drinque por dia para mulheres, de acordo com as Diretrizes Alimentares Americanas de 2015-2020) pode fornecer alguns benefícios à saúde, como diminuição risco de ataque cardíaco e derrame.
The Bottom Line
Não seja sugado por empresas, influenciadores ou seu amigo no Facebook de que algo tão simples como um xarope ou um suplemento de pílula pode protegê-lo do COVID-19. Essas táticas geralmente antiéticas podem tentar capitalizar nossa vulnerabilidade coletiva. Economize seu dinheiro (e sua sanidade).
As informações nesta história são precisas no momento da publicação. À medida que as atualizações sobre o coronavírus COVID-19 continuam a evoluir, é possível que algumas informações e recomendações nesta história tenham mudado desde a publicação inicial. Incentivamos você a verificar regularmente os recursos como o CDC, a OMS e o departamento de saúde pública local para obter os dados e recomendações mais atualizados.