O ciclismo indoor é um bom treino?
Contente
Imprensada entre as décadas de Jane Fonda e Pilates, spinning era uma aula de ginástica quente no final dos anos 90, então parecia desaparecer logo no século XX. Quando a maioria dos modismos do fitness morre, eles praticamente morrem (o fluxo, deslizamento ou classes de cunha alguém?). É por isso que estou tão surpreso com o renascimento da fiação que está ocorrendo.
Os pequenos estúdios de bolso dedicados exclusivamente ao ciclismo indoor, como o SoulCycle e o Fly Wheel, tornaram-se imãs de celebridades. Os lugares são reservados com dias de antecedência e os instrutores estão acumulando bases de fãs fanáticos. Mesmo as aulas em academias regulares e YMCAs estão lotadas de novo. Não é apenas uma coisa de cidade grande - verifiquei com amigos em todo o país que me disseram que estão vendo a mesma coisa. E eu sei que a SoulCycle está planejando uma grande expansão para áreas suburbanas.
Para ver o que dá, decidi tentar algumas aulas. Eu estava curioso para descobrir se as pessoas estavam se aglomerando por motivos nostálgicos da mesma forma que muitos ainda admiram os shorts retrô de Richard Simmons, ou houve algum tipo de atualização que torna Spin - também conhecido como ciclismo de estúdio - relevante novamente.
A primeira aula que frequentei foi no SoulCycle, em Manhattan. Mesmo antes de chegar à recepção, senti que os participantes viam o tempo de ciclismo em grupo como mais do que apenas uma forma de suar. Todos que esperavam para entrar na sala de aula falavam animadamente, claramente animados com o passeio. Eles vêem cada sessão de 45 minutos como um evento que apresenta o culto à personalidade do instrutor.
Eu posso ver o porquê. A aula de Laura foi desafiadora, embora repleta exatamente dos mesmos pulos, corridas e ladeiras e música incrivelmente alta de que me lembro de uma década atrás. A principal diferença, pelo menos em relação às aulas que eu costumava fazer, é que ela era mais uma animadora do que uma preparadora física. Embora não houvesse muito treinamento, muito do seu rap era sobre lembrar sua intenção e cavar fundo para conseguir o que você veio, o tipo de discurso que me irritaria vindo de uma garota de ioga bola de ouro, mas para alguns a razão estava ok saindo da boca de Laura. Não tenho certeza por que ela ofereceu um fluxo constante de confissões pessoais, mas admito que ajudou o treino a voar.
Mudando para o estúdio Flywheel no centro da cidade, achei que conseguiria mais do mesmo - mas estava errado. Este lugar é menos uma cena e mais um ponto de encontro de um atleta sério. Aqui, as motos tinham leituras anexadas para dar feedback ao piloto sobre o ritmo e a intensidade. Em uma reviravolta assustadora, mas motivadora, esses pequenos computadores alimentam uma tela na frente da sala de aula para que todos possam ver como seu esforço se compara ao de todos os outros.
Não entendi o nome do instrutor e não aprendi nada sobre sua vida pessoal. E quero dizer isso no bom sentido. Ele passou a maior parte da aula gritando objetivos de cadência e intensidade e latindo para nós como um sargento treinado para manter o ritmo de tais objetivos. Ver meus números - e saber que todos podiam vê-los também - me fez correr para acompanhar. 45 minutos depois, eu estava encharcado de suor. Eu não acho que poderia ter durado mais 10 minutos.
Fazer essas aulas me fez pensar por que o ciclismo indoor saiu de moda. Ele oferece uma sessão aeróbica incrível e sem impacto que queima megacalorias (cerca de 450 calorias em 45 minutos de acordo com o Conselho Americano de Exercícios) e tonifica sua bunda e coxas como um treino de modelagem.
A meu ver, existem basicamente duas abordagens para o ciclismo em grupo. Se você está procurando por um momento Kumbaya de tirar o fôlego, você prefere uma experiência do tipo SoulCycle. E se você está em uma missão para matar calorias, uma aula do tipo Flywheel será adequada. Quanto a mim, pretendo me lançar em um ciclo de rotação com mais frequência a partir de agora.
E você? Alguém sabe como mudar a altura do assento em uma dessas bicicletas spin sem um martelo e muitos palavrões? Eu adoraria ouvir sua opinião sobre se é ou não um exercício pelo qual vale a pena lutar para conseguir um sutiã esportivo. Fale abaixo ou envie um tweet para mim.