5 ingredientes para cuidados com a pele que devem sempre ser combinados

Contente
- O que fazer e não fazer na mistura de cuidados com a pele
- Quem está na vitamina C da equipe?
- Vitamina C + ácido ferúlico
- Vitamina C + vitamina E
- Vitamina C + vitamina E + ácido ferúlico
- Por que antioxidantes e protetor solar são amigos
- Como colocar retinol e ácido hialurônico em camadas
- Quão forte é muito forte?
- Qual é a ordem de aplicação?
- Mais forte e melhor, juntos
O que fazer e não fazer na mistura de cuidados com a pele
Você já deve ter ouvido todos os truques do livro sobre cuidados com a pele: retinol, vitamina C, ácido hialurônico ... esses ingredientes são poderosos A-listers que trazem o melhor em sua pele - mas quão bem eles funcionam com os outros?
Bem, isso depende de quais ingredientes você está falando. Nem todos os ingredientes são amigos uns dos outros, e alguns podem até anular os benefícios do outro.
Portanto, para maximizar ao máximo seus frascos e conta-gotas, aqui estão cinco combinações de ingredientes poderosos para lembrar. Além disso, aqueles para evitar absolutamente.
Quem está na vitamina C da equipe?
Vitamina C + ácido ferúlico
De acordo com a Dra. Deanne Mraz Robinson, professora clínica assistente de dermatologia no Hospital Yale New Haven, o ácido ferúlico combate os radicais livres para prevenir e corrigir danos à pele e estende a vida e eficácia da vitamina C.
As formas mais potentes de vitamina C costumam ser as mais instáveis, como L-AA ou ácido L-ascórbico, o que significa que esses soros são vulneráveis à luz, ao calor e ao ar.
No entanto, quando combinamos com ácido ferúlico, ajuda a estabilizar a vitamina C para que sua potência antioxidante não desapareça no ar.
Vitamina C + vitamina E
A vitamina E não é desleixada como ingrediente de cuidados com a pele, mas quando combinada com a vitamina C, o Linus Pauling Institute da Oregon State University afirma que a combinação é mais “eficaz na prevenção de fotodanos do que qualquer uma das vitaminas sozinha”.
Ambos funcionam negando os danos dos radicais livres, mas cada um combate.
Ao adicionar soros de vitamina C e E à sua rotina, ou usar produtos que contenham ambos, você está dando à sua pele o dobro da munição antioxidante para combater os danos dos radicais livres e mais danos UV do que a vitamina C por si só.
Vitamina C + vitamina E + ácido ferúlico
Agora você provavelmente está se perguntando: se as vitaminas C e E são boas, e vitamina C e ácido ferúlico também, que tal uma combinação dos três? A resposta é retórica: você adora estabilidade e antioxidantes?
É o melhor de todos os mundos, oferecendo o triplo dos poderes de proteção.
Com antioxidantes como vitamina C e E trabalhando em conjunto para desfazer os danos causados pelos raios ultravioleta, você provavelmente está pensando como faz sentido aplicar essa combinação sob o protetor solar para proteção ultravioleta extra. E você estaria certo.
Por que antioxidantes e protetor solar são amigos
Embora os antioxidantes não possam substituir um protetor solar preventivo, eles lata Aumente sua proteção solar.
“Pesquisas mostram que a combinação de vitaminas E, C e filtro solar aumenta a eficácia da proteção solar”, explica Mraz Robinson. Isso o torna uma combinação poderosa na luta contra o envelhecimento visível e o câncer de pele.
FAQ do protetor solarO tipo de protetor solar que você usa pode afetar sua rotina de cuidados com a pele. Atualize seu conhecimento sobre protetor solar aqui.
Como colocar retinol e ácido hialurônico em camadas
Do combate à acne ao antienvelhecimento, não há muitos ingredientes tópicos de cuidados da pele que possam competir com os benefícios dos retinóides.
“[Eu os recomendo para] quase todos os meus pacientes”, diz Mraz Robinson. No entanto, ela também observa que os retinóides, retinóis e outros derivados da vitamina A são infames por serem agressivos na pele, causando desconforto, irritação, vermelhidão, descamação e extrema secura.
Esses efeitos colaterais podem ser um fator decisivo para alguns. “Muitos pacientes têm dificuldade em tolerá-los (no início) e apresentam ressecamento excessivo que pode desencorajar o uso”, explica ela.
Então ela sugere o uso de ácido hialurônico para complementar o derivado da vitamina A. “[É] hidratante e calmante, sem atrapalhar a capacidade dos retinóis de fazer seu trabalho.”
Retinol + colágeno?Quão forte é muito forte?
Assim como o retinol pode ser muito forte, Mraz Robinson adverte que devemos estar atentos a “vermelhidão, inflamação [e] secura excessiva” ao combinar ingredientes.
Os seguintes combos requerem cuidado e monitoramento:
Combos de ingredientes prejudiciais | Efeitos colaterais |
Retinóides + AHA / BHA | danifica a barreira de hidratação da pele e pode causar irritação, vermelhidão e ressecamento da pele ao longo do tempo; use separadamente e com moderação |
Retinóides + vitamina C | pode causar esfoliação excessiva, resultando em aumento da sensibilidade da pele e do sol; separar em rotinas dia / noite |
Peróxido de benzoíla + vitamina C | a combinação torna os efeitos de ambos inúteis, pois o peróxido de benzoíla oxida a vitamina C; usar em dias alternativos |
Peróxido de benzoíla + retinol | misturar os dois ingredientes desativa um ao outro |
Ácidos múltiplos (glicólico + salicílico, glicólico + lático, etc.) | muitos ácidos podem tirar a pele e prejudicar sua capacidade de recuperação |
A questão é se o ácido ascórbico (como o ácido L-ascórbico) converte a niacinamida em niacina, uma forma que pode causar rubor. Embora seja possível que a combinação desses dois ingredientes possa resultar na formação de niacina, as concentrações e as condições de calor necessárias para causar a reação não são aplicáveis ao uso típico de cuidados com a pele. Um estudo também mostra que a niacinamida pode ser usada para estabilizar a vitamina C.
No entanto, a pele de cada pessoa é diferente. Enquanto as preocupações sobre a mistura dos dois ingredientes tendem a ser exageradas na comunidade da beleza, as pessoas com pele mais sensível vão querer monitorar e examinar sua pele mais de perto.
Como os efeitos colaterais iniciais dos retinóides devem diminuir à medida que sua pele se aclimata, vá com calma ao introduzir ingredientes fortes em sua rotina de cuidados com a pele, ou você pode acabar danificando sua pele.
Agora que você sabe o que usar, como usar?
Qual é a ordem de aplicação?
“Como regra geral, aplique em ordem de espessura, começando com o mais fino e indo subindo”, explica Mraz Robinson.
Ela também tem algumas ressalvas para combinações específicas: se estiver usando vitamina C e um filtro solar físico, ela recomenda aplicar a vitamina C primeiro, depois o protetor solar. Ao usar ácido hialurônico e retinol, aplique retinol primeiro e depois o ácido hialurônico.
Mais forte e melhor, juntos
Pode ser assustador começar a trazer ingredientes poderosos à sua rotina, quanto mais misturá-los e combiná-los em combinações ainda mais poderosas.
Mas assim que você tiver uma equipe de ingredientes que é mais do que a soma de suas partes, sua pele terá os benefícios de trabalhar de forma mais inteligente, mais dura e com melhores resultados.
Kate M. Watts é uma entusiasta da ciência e escritora de beleza que sonha em terminar seu café antes que esfrie. Sua casa está repleta de livros antigos e plantas exigentes, e ela aceitou que sua melhor vida vem com uma bela pátina de pelo de cachorro. Você pode encontrá-la no Twitter.