Terapia Interpessoal
Contente
- Terapia interpessoal
- Como funciona a terapia interpessoal
- Condições tratadas por terapia interpessoal
- A opinião de um especialista
- O IPT é adequado para mim?
Terapia interpessoal
A terapia interpessoal (IPT) é um método de tratamento da depressão. O IPT é uma forma de psicoterapia que se concentra em você e em seus relacionamentos com outras pessoas. É baseado na ideia de que os relacionamentos pessoais estão no centro dos problemas psicológicos.
A depressão nem sempre é causada por um evento ou relacionamento. No entanto, a depressão afeta os relacionamentos e pode criar problemas com as conexões interpessoais. Os objetivos do IPT são ajudá-lo a se comunicar melhor com os outros e a resolver problemas que contribuem para a sua depressão.
Vários estudos descobriram que o IPT pode ser tão eficaz quanto a medicação antidepressiva no tratamento da depressão. Às vezes, os psiquiatras usam o IPT junto com a medicação.
Como funciona a terapia interpessoal
O tratamento geralmente começa com o terapeuta conduzindo uma entrevista. Com base nos problemas que você descreve, eles podem identificar objetivos e criar um esboço do tratamento. Você e seu terapeuta se concentrarão nos principais problemas que deseja resolver. Um programa típico envolve até 20 sessões semanais de terapia com uma hora de duração.
O IPT não é sobre encontrar uma origem inconsciente de seus sentimentos e comportamentos atuais. Dessa maneira, é diferente de outras formas de psicoterapia. O IPT concentra-se na realidade atual da sua depressão. Ele analisa como as dificuldades mais imediatas estão contribuindo para os sintomas. Os sintomas de depressão podem complicar os relacionamentos pessoais. Isso muitas vezes faz com que as pessoas com depressão se voltem para dentro ou encenem.
Sentimentos de depressão geralmente seguem uma grande mudança em sua vida. Essas alterações se enquadram em uma das quatro categorias:
- luto complicado - a morte de um ente querido ou um sofrimento não resolvido
- transição de papéis - o início ou o fim de um relacionamento ou casamento ou diagnóstico de uma doença
- disputa de papéis - uma luta em um relacionamento
- déficit interpessoal - a ausência de um evento importante na vida
Seu terapeuta tentará identificar eventos em sua vida que levam à sua depressão. Eles tentarão equipá-lo com as habilidades necessárias para direcionar emoções difíceis de maneira positiva.
Você pode ser incentivado a participar de atividades sociais que considerou estressantes ou dolorosas no passado. Essa pode ser uma maneira de praticar novas técnicas de enfrentamento.
Condições tratadas por terapia interpessoal
O IPT não é apenas para depressão. Também pode tratar:
- transtorno bipolar
- transtorno de personalidade limítrofe
- depressão como resultado de doenças, como o HIV
- depressão como resultado de cuidar
- distimia
- distúrbios alimentares
- disputas matrimoniais
- síndrome do pânico
- luto prolongado
- abuso de substâncias
A opinião de um especialista
"Em seu estado puro, a psicoterapia interpessoal é um tipo de terapia muito bem estudado", diz Daniel L. Buccino. Buccino é um assistente social certificado e professor assistente de psiquiatria e ciências do comportamento na Johns Hopkins University School of Medicine. “Geralmente se concentra no atual contexto relacional no qual surgem problemas como a depressão. E geralmente é um pouco mais limitado e orientado a objetivos na tentativa de gerar diferentes padrões e soluções relacionais ".
O IPT é adequado para mim?
O IPT é apenas uma forma de psicoterapia. Outros tipos incluem terapia cognitivo-comportamental (TCC), terapia integrativa ou holística e psicanálise. A eficácia do IPT depende de você e da gravidade de sua condição.
Converse com seu médico ou terapeuta sobre as diferentes formas de psicoterapia disponíveis. Trabalhar com seu médico e terapeuta ajudará você a elaborar um plano que atenda às suas necessidades específicas.