Tratamento de carcinoma ductal invasivo
Contente
- Tratamento de carcinoma ductal invasivo
- Tratamentos locais
- Tratamentos sistêmicos
- Quimioterapia para carcinoma ductal invasivo
- Terapias direcionadas
- O takeaway
O que é carcinoma ductal invasivo?
Cerca de 268.600 mulheres nos Estados Unidos serão diagnosticadas com câncer de mama em 2019. A forma mais comum de câncer de mama é chamada de carcinoma ductal invasivo (IDC). É responsável por cerca de 80 por cento de todos os diagnósticos de câncer de mama.
Carcinoma refere-se a um tipo de câncer que começa nas células da pele ou nos tecidos que revestem os órgãos internos. Os adenocarcinomas são tipos mais específicos de carcinomas que se originam no tecido glandular do corpo.
O carcinoma ductal invasivo, também conhecido como carcinoma ductal infiltrante, recebe esse nome porque começa nos ductos portadores de leite da mama e se espalha para (ou invade) os tecidos mamários circundantes. As duas formas mais comuns de câncer de mama invasivo são:
- Carcinoma ductal invasivo. Representa 80 por cento dos diagnósticos de câncer de mama. Esse tipo começa e se espalha pelos dutos de leite.
- Carcinoma lobular invasivo. Representa 10 por cento dos diagnósticos de câncer de mama. Esse tipo começa nos lóbulos produtores de leite.
Embora o IDC possa afetar mulheres de qualquer idade, é mais frequentemente diagnosticado em mulheres com idades entre 55 e 64 anos. Este câncer de mama também pode afetar homens.
Tratamento de carcinoma ductal invasivo
Se você ou alguém que você conhece foi diagnosticado com IDC, tenha certeza de que existem muitas formas diferentes de tratamento disponíveis.
Os tratamentos para IDC se enquadram em dois tipos principais:
- Os tratamentos locais para IDC têm como alvo o tecido canceroso da mama e as áreas circundantes, como o tórax e os nódulos linfáticos.
- Tratamentos sistêmicos para IDC são aplicados em todo o corpo, visando quaisquer células que possam ter viajado e se espalhado a partir do tumor original. Os tratamentos sistêmicos são eficazes na redução da probabilidade de o câncer voltar depois de tratado.
Tratamentos locais
Existem dois tipos principais de tratamentos locais para IDC: cirurgia e radioterapia.
A cirurgia é usada para remover o tumor canceroso e determinar se o câncer se espalhou para os nódulos linfáticos. A cirurgia é normalmente a primeira resposta do médico ao lidar com IDC.
Demora cerca de duas semanas para se recuperar de uma mastectomia e quatro semanas ou mais para se recuperar de uma mastectomia. Os tempos de recuperação podem ser maiores se os gânglios linfáticos forem removidos, se a reconstrução for feita ou se houver complicações.
Às vezes, a fisioterapia pode ser recomendada para ajudar na recuperação desses procedimentos.
A radioterapia direciona poderosos feixes de radiação na mama, tórax, axila ou clavícula para matar quaisquer células que possam estar dentro ou perto do local do tumor. A radioterapia leva cerca de 10 minutos para administrar diariamente ao longo de cinco a oito semanas.
Algumas pessoas tratadas com radiação podem apresentar inchaço ou alterações na pele. Certos sintomas, como fadiga, podem levar de 6 a 12 semanas ou mais para diminuir.
Os diferentes tipos de cirurgias e radioterapia disponíveis para o tratamento deste IDC incluem:
- Lumpectomia, ou remoção do tumor
- mastectomia, ou remoção da mama
- dissecção e remoção de linfonodos
- radiação de feixe externo, em que os feixes de radiação visam toda a área da mama
- radiação interna parcial da mama, na qual materiais radioativos são colocados perto do local de uma mastectomia
- radiação externa parcial da mama, na qual os feixes de radiação visam diretamente o local original do câncer
Tratamentos sistêmicos
Os tratamentos sistêmicos podem ser recomendados dependendo das características do câncer, inclusive em situações em que já se espalhou para além da mama ou apresenta alto risco de se espalhar para outras partes do corpo.
Tratamentos sistêmicos, como a quimioterapia, podem ser administrados para reduzir o (s) tumor (es) antes da cirurgia ou podem ser administrados após a cirurgia, dependendo da situação.
Os tratamentos sistêmicos para IDC incluem:
- quimioterapia
- terapia hormonal
- terapias direcionadas
Quimioterapia para carcinoma ductal invasivo
A quimioterapia consiste em medicamentos anticâncer que são tomados na forma de pílulas ou injetados na corrente sanguínea. Pode demorar até seis meses ou mais após o tratamento ter diminuído para se recuperar de muitos efeitos colaterais, como danos nos nervos, dores nas articulações e fadiga.
Existem muitos medicamentos de quimioterapia diferentes para tratar ICD, como paclitaxel (Taxol) e doxorrubicina (Adriamycin). Converse com seu médico sobre o que é certo para você.
Terapia hormonal para carcinoma ductal invasivo
A terapia hormonal é usada para tratar células cancerosas com receptores de estrogênio ou progesterona, ou ambos. A presença desses hormônios pode estimular a multiplicação das células do câncer de mama.
A terapia hormonal remove ou bloqueia esses hormônios para ajudar a prevenir o crescimento do câncer. A terapia hormonal pode ter efeitos colaterais que podem incluir ondas de calor e fadiga, e o tempo que leva para os efeitos colaterais diminuírem após o término do tratamento pode variar com base no medicamento e na duração da administração.
Alguns medicamentos da terapia hormonal são tomados regularmente por cinco ou mais anos. Os efeitos colaterais podem levar de vários meses a um ano ou mais para desaparecer assim que o tratamento for interrompido.
Os tipos de terapia hormonal incluem:
- moduladores seletivos da resposta do receptor de estrogênio, que bloqueiam o efeito do estrogênio na mama
- inibidores da aromatase, que reduzem o estrogênio para mulheres na pós-menopausa
- reguladores negativos do receptor de estrogênio, que reduzem os receptores de estrogênio disponíveis
- medicamentos de supressão ovariana, que interrompem temporariamente a produção de estrogênio pelos ovários
Terapias direcionadas
As terapias direcionadas são usadas para destruir as células do câncer de mama, interferindo com proteínas específicas dentro da célula que afetam o crescimento. Certas proteínas que são direcionadas são:
- HER2
- VEGF
O takeaway
O carcinoma ductal invasivo é o tipo mais comum de câncer de mama. Quando se trata de tratamento, existem tratamentos locais que visam partes específicas do corpo e terapias sistêmicas que afetam todo o corpo ou vários sistemas orgânicos.
Mais de um tipo de tratamento pode ser necessário para tratar o câncer de mama com eficácia. Converse com seu médico sobre o tipo de tratamento certo para você e o que é melhor para o seu estágio de câncer de mama.