10 remédios caseiros para uma coceira na vagina e quando consultar um médico
Contente
- 1. Banho de bicarbonato de sódio
- 2. Iogurte grego
- 3. Cueca de algodão
- 4) Banho de vinagre de maçã
- 5. Suplementos probióticos
- 6. óleo de coco
- 7. Creme antifúngico
- 8. creme de cortisona
- 9. Alimentos probióticos
- 10. Higiene
- Causas comuns
- Infecção por fungos
- Vaginose bacteriana
- Secura vaginal
- Exposição a substâncias irritantes
- Condições da pele
- IST
- Quando consultar um médico
- A linha inferior
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
Prurido vaginal pode ser um sintoma de muitas condições diferentes. Pode ser causado por algo como secura vaginal ou irritantes químicos, como os encontrados em sabonetes perfumados. O prurido também pode ser resultado de uma infecção por fungos, vaginose bacteriana, infecção sexualmente transmissível (DST) ou qualquer outra coisa.
Existem muitos remédios caseiros para uma vagina com coceira, mas o remédio que você escolher dependerá da causa da coceira.
Por exemplo, se houver coceira na vagina, pode ser uma infecção por fungos. Se a coceira estiver na pele ao redor da vagina, pode ser causada por eczema ou outra condição da pele.
Também é importante saber quando consultar um médico, mas aqui estão 10 remédios caseiros que você pode experimentar primeiro.
1. Banho de bicarbonato de sódio
Banhos de bicarbonato de sódio podem potencialmente tratar infecções fúngicas, bem como certas condições de coceira na pele.
De acordo com um estudo de 2013, o bicarbonato de sódio tem efeitos antifúngicos. Um estudo de 2014 descobriu que o bicarbonato de sódio matou Candida células, as mesmas células que causam infecções fúngicas.
A National Eczema Foundation recomenda adicionar 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio ao seu banho ou transformá-lo em uma pasta e aplicá-lo à sua pele para tratar o eczema. Um estudo de 2005 descobriu que os banhos de bicarbonato de sódio também são um tratamento eficaz para a psoríase.
tente isto: Banho de bicarbonato de sódio- Adicione entre 1/4 de xícara e 2 xícaras de bicarbonato de sódio no banho e deixe-o dissolver.
- Mergulhe no banho por 10 a 40 minutos.
2. Iogurte grego
Iogurte grego é um remédio caseiro comum para infecções fúngicas.
Um iogurte probiótico promove o crescimento de bactérias "boas" na vagina. Esta bactéria pode matar parte do fermento e manter sua vagina saudável.
Um estudo de 2012 analisou 129 mulheres grávidas com infecções fúngicas. Os pesquisadores deram um tratamento com iogurte e mel a 82 deles e deram 47 assuntos de creme antifúngico sem receita. O estudo descobriu que uma mistura de mel e iogurte era mais eficaz no tratamento de infecções fúngicas vaginais do que medicamentos antifúngicos vendidos sem receita.
Um estudo de 2015 envolvendo 70 mulheres não grávidas chegou à mesma conclusão: iogurte e mel foram mais eficazes que o creme antifúngico comercial.
tente isto: iogurte grego- Você pode inserir um pouco de iogurte na vagina para aliviar a coceira.
- Você também pode revestir um tampão com iogurte grego e inseri-lo.
- Se você tentar qualquer um dos métodos, use uma almofada para que o iogurte não caia na sua roupa.
- Use iogurte grego sem sabor ou açúcar.
3. Cueca de algodão
A cueca de algodão é útil se você tiver algum tipo de desconforto vaginal ou vulvar. A cueca de algodão é respirável, o que significa que pode ajudar a reduzir as coceiras na pele. Vestir roupas íntimas de algodão 100% pode evitar infecções fúngicas, pois o fermento prospera em áreas que não são bem ventiladas.
Compre roupas íntimas em algodão online.
4) Banho de vinagre de maçã
Muitas pessoas acreditam que a adição de vinagre de maçã ao seu banho pode acalmar uma infecção por fungos. Também é um remédio caseiro comum para comichão na pele.
Infelizmente, existem poucas evidências para apoiar esta reivindicação. No entanto, é um remédio barato para tentar e que não tem efeitos colaterais conhecidos.
Experimente: Banho de Vinagre de Maçã- Adicione meia xícara de vinagre de maçã à água do banho.
- Mergulhe no banho por 10 a 40 minutos.
5. Suplementos probióticos
As bactérias são essenciais para a saúde vaginal, e os probióticos podem aumentar as bactérias "boas" da vagina.
Você pode encontrar suplementos probióticos, como cápsulas e tônicos, na farmácia ou loja de saúde local ou fazer compras on-line. Eles promovem o crescimento de bactérias saudáveis e úteis na vagina e no intestino.
Eles também podem ser tomados como medida preventiva. O seu médico pode recomendar tomar probióticos quando prescreverem antibióticos.
Compre suplementos probióticos online.
6. óleo de coco
Um estudo de 2016 demonstrou que o óleo de coco pode matar Candida albicans, que causa infecções fúngicas. No entanto, este estudo foi realizado em laboratório e não há evidências suficientes para confirmar se funciona em humanos.
Tente isto: Óleo de coco- Você pode inserir o óleo de coco diretamente na vagina.
- Certifique-se de usar óleo de coco puro e de alta qualidade.
- Use uma almofada se você tentar este remédio, pois poderia deixar uma marca em sua roupa.
7. Creme antifúngico
Se uma infecção por fungos está causando seu desconforto, existem muitos cremes antifúngicos vendidos sem receita que podem lhe trazer alívio. Eles matam o fermento, que acalma a coceira. Eles também podem vir na forma de supositórios vaginais, que são inseridos na vagina.
Se você usa um creme antifúngico ou supositório na vagina, é melhor usar um pantyliner para impedir que ele penetre nas calças.
Compre creme antifúngico online.
8. creme de cortisona
Se você tem uma coceira nas pernas após barbear os pêlos pubianos, o creme de cortisona pode ser sua melhor opção. Isso também pode ser usado para tratar eczema, doenças alérgicas da pele e algumas erupções cutâneas. Reduz a coceira e a acalma.
O creme de cortisona nunca deve ser aplicado dentro da vagina, mas pode ser aplicado na pele externa, onde os pêlos pubianos crescem.
Compre creme de cortisona online.
9. Alimentos probióticos
Comer alimentos que contêm probióticos pode promover o crescimento de bactérias "saudáveis" na vagina e no intestino. Isso é importante para a sua vagina e sua saúde intestinal.
Os alimentos probióticos incluem:
- iogurte
- kombucha
- Kimchi
- Chucrute
- missô
Se você tiver uma infecção por fungos, comer os alimentos acima pode ajudar seu corpo a combatê-lo.
10. Higiene
Praticar uma boa higiene vaginal pode prevenir e acalmar uma vagina com coceira.
Às vezes, menos é mais quando se trata de lavar a vagina e a vulva. Sua vagina se lava, então tudo o que você precisa fazer é lavar a parte externa da vagina - sua vulva - com um pouco de água morna.
Não use sabonetes, géis ou produtos de limpeza perfumados. Evite até mesmo aqueles que são comercializados como higiene feminina ou produtos de limpeza íntimos. A ducha vaginal só deve ser feita se o seu médico prescrever.
Lavar e lavar demais a vagina e a vulva pode realmente causar coceira. Sabonetes e aromas podem irritar a vagina e causar reações alérgicas e infecções.
Causas comuns
A coceira vaginal geralmente ocorre devido a uma dessas causas comuns:
Infecção por fungos
Se você tem uma vagina, há 75% de chance de contrair uma infecção por fungos em algum momento da sua vida, de acordo com a Clínica Mayo. Além da coceira, as infecções por fungos podem causar uma secreção espessa, branca e semelhante a queijo cottage.
Vaginose bacteriana
Isso acontece quando um certo tipo de bactéria cresce na vagina, mais comumente Gardnerella vaginalis. A vaginose bacteriana é frequentemente acompanhada por um odor de peixe; descarga cinza, branca ou verde; e ardor durante a micção.
Secura vaginal
Este é um sintoma de muitas condições. Pode causar uma coceira na vagina por dentro. Também pode causar desconforto durante o sexo ou a masturbação. Lubrificantes à base de água podem ajudar na secura vaginal. Você pode visitar seu médico se isso parecer um problema consistente para você.
Compre online lubrificantes à base de água.
Exposição a substâncias irritantes
Produtos químicos irritantes em absorventes, lavagens íntimas, sprays e muito mais podem irritar a pele e causar coceira na vagina. Por isso, é recomendável evitar usar outra coisa que não água para lavar a vulva. Se você suspeitar que sua almofada está irritando a pele, tente uma marca diferente ou mude para tampões ou copo menstrual.
Condições da pele
Eczema, psoríase e pele seca muitas vezes podem levar à coceira - e podem afetar a área pubiana e a pele ao redor da vulva.
IST
Várias ISTs podem causar prurido vaginal. Esses incluem:
- clamídia
- verrugas genitais
- gonorréia
- herpes genital
- tricomoníase
- piolho pubico
As condições acima requerem atenção médica, por isso fale com seu médico se você acha que tem uma DST.
Quando consultar um médico
Embora uma vagina com coceira possa frequentemente ser tratada com remédios caseiros, talvez você precise consultar um médico se tiver certos sintomas. Esses sintomas incluem:
- dor ou queimação durante o sexo ou a micção
- dor na área genital ou região pélvica
- vermelhidão ou inchaço genital
- bolhas ou manchas estranhas na sua vulva
- corrimento vaginal incomum, especialmente corrimento verde, amarelo ou cinza
- descarga que parece espumosa ou tem uma textura semelhante ao queijo cottage
- um odor desagradável
Normalmente, seu médico perguntará sobre seus sintomas e analisará seu histórico médico. Eles podem realizar um exame pélvico, que envolve o exame de sua vulva e vagina.
A linha inferior
Existem muitos remédios caseiros eficazes para uma vagina com coceira, do iogurte grego ao óleo de coco. Se você tiver sintomas incomuns ou inexplicáveis, consulte um médico.