Autor: Robert Simon
Data De Criação: 20 Junho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Sementes de Jaca: Nutrição, Benefícios, Preocupações e Usos - Nutrição
Sementes de Jaca: Nutrição, Benefícios, Preocupações e Usos - Nutrição

Contente

A jaca é uma fruta encontrada em muitas partes da Ásia.

Ele vem ganhando popularidade devido ao seu delicioso sabor doce e vários benefícios à saúde.

No entanto, a carne não é a única parte da fruta que você pode comer - uma única jaca pode conter de 100 a 500 sementes comestíveis e nutritivas (1).

Apesar de seus nutrientes benéficos, as sementes são geralmente descartadas.

Este artigo detalha tudo o que você precisa saber sobre as sementes de jaca, incluindo seus benefícios para a saúde, possíveis preocupações e como adicioná-las à sua dieta.

As sementes de jaca são nutritivas

Comparadas com outras sementes de frutas tropicais, as sementes de jaca contêm muitos nutrientes importantes (2).

Eles contêm altos níveis de amido, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes (1, 2, 3).


Uma porção de 28 gramas de sementes de jaca contém (3):

  • Calorias: 53
  • Carboidratos: 11 gramas
  • Proteína: 2 gramas
  • Gordura: 0 gramas
  • Fibra: 0,5 gramas
  • Riboflavina: 8% da ingestão diária de referência (IDR)
  • Tiamina: 7% do IDR
  • Magnésio: 5% do IDR
  • Fósforo: 4% do IDR

Essas sementes também contêm altas concentrações de duas vitaminas B - tiamina e riboflavina. Ambos ajudam a fornecer energia ao seu corpo, além de desempenhar outras funções importantes (4, 5).

Além disso, as sementes de jaca oferecem fibra e amido resistente, que passam pelo corpo sem serem digeridos e agem como alimento para as bactérias intestinais benéficas (6).

Fibra e amido resistente têm sido associados a muitos benefícios de saúde poderosos, incluindo controle da fome, redução dos níveis de açúcar no sangue e melhora da digestão e da sensibilidade à insulina (7, 8, 9).


Resumo As sementes de jaca são uma boa fonte de nutrientes importantes, incluindo amido resistente, proteínas, tiamina, riboflavina e antioxidantes.

Eles têm vários benefícios à saúde

As sementes de jaca têm sido usadas na medicina tradicional chinesa como afrodisíaco e tratamento de problemas digestivos, entre outras aplicações.

Pesquisas modernas descobriram que elas podem ter outras propriedades úteis.

Pode ter efeitos antimicrobianos

Na medicina tradicional, as sementes de jaca às vezes têm sido usadas para aliviar a diarréia.

De fato, estudos mostraram que as sementes de jaca podem ter efeitos antibacterianos (2).

Um estudo descobriu que a superfície das sementes de jaca é coberta com pequenas partículas que atuam como agentes antibacterianos.

Ele testou essas partículas contra bactérias comuns, como E. colie concluíram que as sementes de jaca têm potencial para serem transformadas em agentes terapêuticos para a prevenção de doenças transmitidas por alimentos (10).


No entanto, são necessários mais estudos para investigar a eficácia das sementes de jaca para esses usos.

Pode ter propriedades anticâncer

Alguns estudos sugerem que as sementes de jaca podem ter várias propriedades anticâncer. Acredita-se que isso se deva a seus impressionantes níveis de compostos vegetais e antioxidantes.

São ricos em antioxidantes, especificamente flavonóides, saponinas e fenólicos (11).

Estudos demonstraram que esses compostos vegetais podem ajudar a combater a inflamação, melhorar o sistema imunológico e até reparar danos no DNA (12, 13).

Um estudo recente em tubo de ensaio descobriu que o extrato de sementes de jaca reduziu a formação de vasos sanguíneos cancerígenos em 61% (14).

No entanto, a pesquisa é limitada a tubos de ensaio e estudos com animais. Mais pesquisas são necessárias para investigar se as sementes de jaca têm efeitos anticâncer nas pessoas.

Pode ajudar na digestão

Da mesma forma que outras sementes, as sementes de jaca contêm fibras solúveis e insolúveis.

A fibra passa pelo seu aparelho digestivo sem ser digerida e ajuda a normalizar os movimentos intestinais, adicionando volume às fezes, tornando-as mais macias e aumentando a frequência.

Além disso, a fibra é considerada um prebiótico, o que significa que ajuda a alimentar as bactérias benéficas do seu intestino (2, 3, 15).

Essas bactérias intestinais benéficas ajudam a digestão saudável e a função imunológica (16, 17).

Numerosos estudos descobriram que o aumento da ingestão de fibras pode ajudar a aliviar a constipação (18).

Além disso, as fibras podem ajudar a proteger contra doenças inflamatórias intestinais e aliviar os sintomas de hemorróidas (19, 20, 21).

Pode reduzir os níveis de colesterol

A pesquisa também sugere que as sementes de jaca podem melhorar seus níveis de colesterol. Esse efeito é provavelmente atribuído ao seu alto teor de fibras e antioxidantes (22).

Níveis elevados de colesterol LDL (ruim) estão associados à pressão alta, diabetes e aumento do risco de doença cardíaca (23, 24).

Contrariamente, verificou-se que níveis mais altos de colesterol HDL (bom) têm efeitos protetores do coração (25).

Um estudo realizado em ratos descobriu que aqueles que ingeriram mais sementes de jaca apresentaram níveis reduzidos de colesterol LDL (ruim) e aumentaram o colesterol HDL (bom), em comparação com ratos que ingeriram menos sementes de jaca (26).

As pesquisas nessa área são limitadas a estudos em animais; portanto, são necessários mais estudos em humanos.

Resumo As sementes de jaca estão associadas a alguns benefícios à saúde. No entanto, as pesquisas que sustentam essas alegações são fracas e limitadas principalmente a estudos com tubos de ensaio e animais. Mais pesquisas em humanos são necessárias.

Possíveis problemas de saúde

Embora as sementes de jaca estejam associadas a vários benefícios à saúde, existem algumas preocupações em potencial.

Pode aumentar o sangramento quando tomado com certos medicamentos

Indivíduos que tomam medicamentos que aumentam o risco de sangramento devem ser cautelosos ao consumir sementes de jaca.

Em um estudo, o extrato de sementes de jaca mostrou a capacidade de retardar a coagulação do sangue e até impedir a formação de coágulos em humanos (27).

Portanto, as sementes de jaca podem aumentar ainda mais o risco de sangramento quando tomadas com esses medicamentos. Se você estiver tomando medicamentos que podem aumentar o risco de sangramento, evite consumir sementes de jaca (3).

Os seguintes medicamentos são conhecidos por aumentar o risco de sangramento:

  • aspirina
  • anticoagulantes (anticoagulantes)
  • medicamentos antiplaquetários
  • anti-inflamatórios não esteróides (ibuprofeno ou naproxeno)

Contêm antinutrientes

As sementes cruas de jaca contêm antinutrientes poderosos chamados taninos e inibidores de tripsina. Estes podem interferir na absorção e digestão de nutrientes (1, 3).

Taninos são um tipo de polifenol que é comumente encontrado em muitos alimentos vegetais. Eles podem se ligar a minerais, como zinco e ferro, e formar uma massa insolúvel, reduzindo sua capacidade de absorver esses minerais (28, 29, 30).

Os inibidores de tripsina são um tipo de proteína encontrada em vários alimentos, incluindo soja, mamão e jaca. Da mesma forma que os taninos, eles interferem na digestão de proteínas, dificultando a digestão dos alimentos (31, 32).

Por esses motivos, as sementes de jaca nunca devem ser consumidas cruas.

A boa notícia é que o calor inativa esses antinutrientes. Portanto, cozinhar as sementes de jaca, assando ou fervendo, reduzirá seus efeitos antinutricionais (1).

Resumo Estudos descobriram que a presença de taninos e inibidores de tripsina nas sementes de jaca pode inibir a absorção de proteínas, zinco e ferro. As sementes de jaca também podem aumentar o sangramento quando tomadas com certos medicamentos.

Fácil de adicionar à sua dieta

As sementes de jaca podem ser apreciadas de maneira semelhante a outras sementes.

Aqui estão algumas maneiras fáceis de adicioná-los à sua dieta:

  • Top saladas com eles.
  • Faça hummus caseiro de sementes de jaca.
  • Moa-os em farinha para usar no cozimento ou cozimento.
  • Adicione-os em smoothies.
  • Faça manteiga de sementes de jaca caseira.
  • Coma-os sozinhos como um lanche.

Como prepará-los

As sementes de jaca não devem ser comidas cruas devido ao seu teor de antinutrientes. Ferver ou assar são dois dos métodos de preparação mais populares.

Você pode ferver as sementes de jaca em uma panela grande com água por 20 a 30 minutos. Quando as sementes estiverem macias, escorra a panela e deixe esfriar e secar.

Você também pode assar as sementes de jaca pré-aquecendo o forno a 205 ° C e colocando-as em uma panela. Asse as sementes por 20 minutos ou até que estejam douradas e tostadas.

Você pode usar sementes de jaca para adicionar sabor extra e uma textura crocante aos pratos. Devido ao seu grande tamanho, eles podem ser consumidos de várias maneiras diferentes.

Resumo Você pode comer sementes de jaca de várias maneiras. No entanto, sempre cozinhe-os antes de comê-los.

A linha inferior

As sementes de jaca não são apenas comestíveis, mas também altamente nutritivas. Eles foram associados a vários benefícios à saúde, incluindo melhora na digestão e nos níveis de colesterol.

Dito isto, eles podem dificultar a absorção de nutrientes se ingeridos crus, bem como aumentar o risco de sangramento em pessoas que tomam certos medicamentos.

Na próxima vez que você comer jaca, aproveite ao máximo tudo o que ela tem a oferecer desfrutando as sementes e as deliciosas frutas doces.

Artigos Populares

Doenças não transmissíveis mais comuns

Doenças não transmissíveis mais comuns

O que é uma doença não tranmiível?Uma doença não tranmiível é uma condição de aúde não infeccioa que não pode er tranmitida de peoa pa...
Duloxetina, cápsula oral

Duloxetina, cápsula oral

A cápula oral de duloxetina etá diponível como medicamento genérico e de marca. Marca: Cymbalta eIrenka.A duloxetina é fornecida apena em cápula para adminitraçã...