O que saber sobre a bradicardia sinusal
Contente
A bradicardia ocorre quando seu coração bate mais devagar do que o normal. Seu coração bate normalmente entre 60 e 100 vezes por minuto. A bradicardia é definida como uma frequência cardíaca inferior a 60 batimentos por minuto.
Bradicardia sinusal é um tipo de batimento cardíaco lento que se origina no nó sinusal do coração. O nódulo sinusal é muitas vezes referido como marca-passo do coração. Ele gera os impulsos elétricos organizados que fazem seu coração bater.
Mas o que causa a bradicardia sinusal? E isso é sério? Continue lendo enquanto exploramos mais sobre a bradicardia, bem como como ela é diagnosticada e tratada.
Isto é sério?
A bradicardia sinusal nem sempre indica um problema de saúde. Em algumas pessoas, o coração ainda consegue bombear o sangue de maneira eficiente, com menos batidas por minuto. Por exemplo, jovens adultos saudáveis ou atletas de resistência podem frequentemente ter bradicardia sinusal.
Também pode ocorrer durante o sono, principalmente quando você está em um sono profundo. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, mas é mais comum em adultos mais velhos.
A bradicardia sinusal também pode ocorrer junto com a arritmia sinusal. A arritmia sinusal ocorre quando o tempo entre os batimentos cardíacos é irregular. Por exemplo, alguém com arritmia sinusal pode apresentar variação nos batimentos cardíacos ao inspirar e expirar.
Bradicardia sinusal e arritmia sinusal podem ocorrer comumente durante o sono. A bradicardia sinusal pode ser um sinal de saúde cardíaca. Mas também pode ser um sinal de falha do sistema elétrico. Por exemplo, os adultos mais velhos podem desenvolver um nó sinusal que não funciona para gerar impulsos elétricos de forma confiável ou rápida o suficiente.
A bradicardia sinusal pode começar a causar problemas se o coração não bombear sangue de forma eficiente para o resto do corpo. Algumas complicações possíveis incluem desmaios, insuficiência cardíaca ou mesmo parada cardíaca súbita.
Causas
A bradicardia sinusal ocorre quando o nó sinusal gera um batimento cardíaco menos de 60 vezes em um minuto. Existem muitos fatores possíveis que podem fazer com que isso ocorra. Eles podem incluir:
- danos que ocorrem ao coração por meio de fatores como envelhecimento, cirurgia cardíaca, doenças cardíacas e ataque cardíaco
- uma condição congênita
- condições que causam inflamação ao redor do coração, como pericardite ou miocardite
- desequilíbrio eletrolítico, particularmente de potássio ou cálcio
- condições subjacentes, como apneia obstrutiva do sono e tireoide hipoativa ou hipotireoidismo
- infecções como a doença de Lyme ou complicações de infecções, como a febre reumática
- certos medicamentos, incluindo beta-bloqueadores, bloqueadores dos canais de cálcio ou lítio
- síndrome do seio doente ou disfunção do nó sinusal, que pode ocorrer à medida que o sistema elétrico do coração envelhece
Sintomas
Muitas pessoas com bradicardia sinusal não apresentam sintomas. No entanto, se não houver sangue suficiente sendo bombeado para os órgãos de seu corpo, você pode começar a sentir sintomas, como:
- sentindo tonturas ou vertigens
- cansa-se rapidamente quando está fisicamente ativo
- fadiga
- falta de ar
- dor no peito
- estar confuso ou tendo problemas com a memória
- desmaio
Diagnóstico
Para diagnosticar a bradicardia sinusal, seu médico primeiro fará um exame físico. Isso pode incluir coisas como ouvir seu coração e medir sua freqüência cardíaca e pressão arterial.
Em seguida, eles farão seu histórico médico. Eles vão perguntar sobre seus sintomas, quais medicamentos você está tomando atualmente e se você tem algum problema de saúde subjacente.
Um eletrocardiograma (ECG) será usado para detectar e caracterizar a bradicardia. Este teste mede os sinais elétricos que passam pelo seu coração usando vários pequenos sensores acoplados ao seu peito. Os resultados são registrados como um padrão de onda.
A bradicardia pode não ocorrer enquanto você estiver no consultório médico. Por causa disso, seu médico pode pedir que você use um dispositivo portátil de ECG ou "monitor de arritmia" para registrar a atividade do seu coração. Você pode precisar usar o dispositivo por alguns dias ou às vezes mais.
Alguns outros testes podem ser realizados como parte do processo de diagnóstico. Isso pode incluir:
- Teste de estresse, que monitora sua frequência cardíaca enquanto você se exercita. Isso pode ajudar seu médico a entender como sua frequência cardíaca responde à atividade física.
- Exames de sangue, que podem ajudar a detectar se algo como um desequilíbrio eletrolítico, uma infecção ou uma condição como hipotireoidismo, está causando a sua condição.
- Monitoramento do sono para detectar apneia do sono que pode estar causando bradicardia, especialmente à noite.
Tratamento
Se sua bradicardia sinusal não está causando sintomas, você pode não precisar de tratamento. Para quem precisa, o tratamento da bradicardia sinusal depende do que está causando isso. Algumas opções de tratamento incluem:
- Tratamento de doenças subjacentes: Se algo como doença da tireoide, apnéia do sono ou uma infecção estiver causando sua bradicardia, o médico trabalhará para tratar isso.
- Ajustando medicamentos: Se um medicamento que você está tomando está fazendo com que seu batimento cardíaco diminua, seu médico pode ajustar a dosagem do medicamento ou retirá-lo completamente, se possível.
- Marcapasso: Pessoas com bradicardia sinusal frequente ou grave podem precisar de um marca-passo. Este é um pequeno dispositivo implantado em seu peito. Ele usa impulsos elétricos para ajudar a manter uma freqüência cardíaca normal.
Seu médico também pode sugerir mudanças no estilo de vida. Isso pode incluir coisas como:
- Comer uma dieta saudável para o coração, que se concentra em muitos vegetais, frutas e grãos inteiros, evitando alimentos ricos em gordura, sal e açúcar.
- Manter-se ativo e praticar exercícios regularmente.
- Manter uma meta de peso saudável.
- Gerenciar condições que podem contribuir para doenças cardíacas, como pressão alta ou colesterol alto.
- Fazer exames regulares com o seu médico e avisá-lo se você tiver novos sintomas ou alterações nos sintomas de uma doença preexistente.
Quando ver um médico
Se você estiver apresentando sintomas consistentes com bradicardia sinusal, marque uma consulta com seu médico. Embora às vezes a bradicardia sinusal possa não precisar de tratamento, também pode ser um sinal de problemas de saúde graves que precisam de atenção.
Sempre procure atendimento médico de emergência se sentir dor no peito por mais de alguns minutos, dificuldade para respirar ou desmaio. A ferramenta Healthline FindCare pode fornecer opções em sua área, caso você ainda não tenha um médico.
O resultado final
A bradicardia sinusal é um batimento cardíaco lento e regular. Acontece quando o marca-passo do seu coração, o nó sinusal, gera batimentos cardíacos menos de 60 vezes em um minuto.
Para algumas pessoas, como jovens adultos saudáveis e atletas, a bradicardia sinusal pode ser normal e um sinal de saúde cardiovascular. Também pode ocorrer durante o sono profundo. Muitas pessoas com a doença nem sabem que a têm.
Às vezes, a bradicardia sinusal pode causar sintomas, incluindo tontura, fadiga e desmaios. Se você sentir esses sintomas, consulte seu médico. Eles podem trabalhar com você para diagnosticar bradicardia sinusal e desenvolver um plano de tratamento, se necessário.