A cetose é segura e tem efeitos colaterais?
Contente
- Uma visão geral da cetose
- O baixo teor de carboidratos / ceto gripe
- Mau hálito também é comum
- Os músculos das pernas podem ter cãibras
- A cetose pode causar problemas digestivos
- Frequência cardíaca elevada
- Outros efeitos colaterais da cetose
- Como minimizar potenciais efeitos colaterais
- A cetose é saudável e segura, mas não é adequada para todos
Uma dieta cetogênica induz um estado denominado cetose. Isso é diferente da cetoacidose, uma condição séria que pode ocorrer quando uma pessoa não consegue controlar o diabetes.
A cetose é um estado metabólico natural que pode trazer benefícios para a perda de peso (,).
Também pode ter efeitos terapêuticos para pessoas com epilepsia, diabetes tipo 2 e outras doenças crônicas (,,,).
A cetose é provavelmente segura para a maioria das pessoas, especialmente se seguidas com a supervisão de um médico.
No entanto, pode ter alguns efeitos negativos, especialmente no início. Também não está claro como uma dieta cetogênica pode afetar o corpo a longo prazo ().
Uma visão geral da cetose
Primeiro, é necessário entender o que é cetose.
A cetose é uma parte natural do metabolismo. Isso acontece quando a ingestão de carboidratos é muito baixa (como em uma dieta cetogênica) ou quando você não come há muito tempo.
Quando isso acontece, os níveis de insulina caem e o corpo libera gordura para fornecer energia. Essa gordura então entra no fígado, que transforma parte dela em cetonas.
Durante a cetose, muitas partes do corpo queimam cetonas para obter energia, em vez de apenas carboidratos. Isso inclui seu cérebro e músculos.
No entanto, leva algum tempo para que seu corpo e cérebro se “adaptem” à queima de gordura e cetonas em vez de carboidratos.
Durante esta fase de adaptação, você pode sentir alguns efeitos colaterais temporários.
Resumo: Na cetose, partes do corpo e do cérebro usam cetonas como combustível em vez de carboidratos. Pode levar algum tempo para que seu corpo se adapte a isso.
O baixo teor de carboidratos / ceto gripe
No início da cetose, você pode experimentar uma série de sintomas negativos.
As pessoas costumam chamá-los de “gripe com baixo teor de carboidratos” ou “ceto gripe” porque se assemelham aos sintomas da gripe.
Isso pode incluir:
- dor de cabeça
- fadiga
- Confusão mental
- aumento da fome
- dormir mal
- náusea
- desempenho físico diminuído ()
Esses problemas podem desencorajar as pessoas a continuar a seguir uma dieta cetogênica antes de começarem a notar os benefícios.
No entanto, a “gripe com baixo teor de carboidratos” geralmente acaba em alguns dias.
Resumo: A “gripe com baixo teor de carboidratos” ou “ceto gripe” é um conjunto de sintomas que podem ocorrer nos estágios iniciais da cetose. Embora possa fazer com que algumas pessoas descontinuem a dieta, geralmente acaba em um curto espaço de tempo.
Mau hálito também é comum
Um dos efeitos colaterais mais comuns da cetose é o mau hálito, frequentemente descrito como frutado e ligeiramente adocicado.
É causado pela acetona, uma cetona que é um subproduto do metabolismo da gordura.
Os níveis de acetona no sangue aumentam durante a cetose e seu corpo se livra de parte dela por meio da respiração ().
Ocasionalmente, o suor e a urina também podem começar a cheirar a acetona.
A acetona tem um cheiro característico - é a substância química que dá ao removedor de esmalte seu odor pungente.
Para a maioria das pessoas, esse hálito de cheiro incomum desaparecerá em algumas semanas.
Resumo: Na cetose, seu hálito, suor e urina podem cheirar a acetona. Esta cetona é produzida pelo fígado a partir da gordura e aumenta com uma dieta cetogênica.
Os músculos das pernas podem ter cãibras
Na cetose, algumas pessoas podem sentir cãibras nas pernas. Isso pode ser doloroso e um sinal de que você precisa beber mais água.
Cãibras nas pernas na cetose geralmente resultam da desidratação e da perda de minerais. Isso ocorre porque a cetose causa uma redução no peso da água.
O glicogênio, a forma de armazenamento de glicose nos músculos e no fígado, se liga à água.
Isso é eliminado quando você reduz a ingestão de carboidratos. É uma das principais razões pelas quais as pessoas perdem peso rapidamente na primeira semana de uma dieta com muito baixo teor de carboidratos.
É importante continuar a beber bastante água para reduzir o risco de desidratação, alterações no equilíbrio eletrolítico e problemas renais ().
Resumo: Algumas pessoas podem sentir cãibras musculares na cetose. A perda de água e minerais aumenta o risco de cãibras nas pernas.
A cetose pode causar problemas digestivos
Mudanças na dieta às vezes podem levar a problemas digestivos.
Isso também é verdadeiro para dietas cetogênicas, e a constipação é um efeito colateral comum no início ().
Isso é mais comumente devido a não comer fibras suficientes e não beber líquidos suficientes.
Algumas pessoas também podem ter diarreia, mas é menos comum.
Se a mudança para uma dieta cetônica mudar drasticamente a maneira como você se alimenta, é mais provável que você tenha sintomas digestivos.
No entanto, os problemas digestivos geralmente acabam dentro de algumas semanas.
Resumo: A constipação é um efeito colateral muito comum da cetose. A diarreia também pode ocorrer em algumas pessoas.
Frequência cardíaca elevada
Algumas pessoas também apresentam aumento da freqüência cardíaca como efeito colateral da cetose.
Isso também é chamado de palpitações cardíacas ou coração acelerado. Isso pode acontecer durante as primeiras semanas de uma dieta cetogênica.
A desidratação é uma causa comum, assim como a baixa ingestão de sal. Beber muito café também pode contribuir para isso.
Se o problema não parar, pode ser necessário aumentar a ingestão de carboidratos.
Resumo: Uma dieta cetogênica pode aumentar a freqüência cardíaca em algumas pessoas, mas manter-se hidratado e aumentar a ingestão de sal pode ajudar.
Outros efeitos colaterais da cetose
Outros efeitos colaterais menos comuns podem incluir:
- Cetoacidose. Alguns casos de cetoacidose (uma condição séria que ocorre no diabetes quando não é tratada adequadamente) foram relatados em mulheres que amamentam, provavelmente desencadeada por uma dieta com baixo teor de carboidratos. No entanto, isso é raro (,,).
- Pedras nos rins. Embora incomum, algumas crianças com epilepsia desenvolveram cálculos renais em uma dieta cetogênica. Os especialistas recomendam o monitoramento regular da função renal enquanto segue a dieta. (,,,,).
- Níveis elevados de colesterol. Algumas pessoas têm níveis aumentados de colesterol total e LDL (ruim) (,,).
- Fígado gordo. Isso pode se desenvolver se você seguir a dieta por muito tempo.
- Hipoglicemia. Se você usa medicamentos para controlar seus níveis de açúcar no sangue, converse com um médico antes de iniciar a dieta, pois ele pode precisar ajustar a dose.
Alguns dos efeitos negativos, como desidratação e baixo nível de açúcar no sangue, podem levar a consultas de emergência ().
A dieta cetônica não é adequada para pessoas com várias condições, incluindo:
- pancreatite
- insuficiência hepática
- deficiência de carnitina
- porfiria
- distúrbios que afetam a maneira como seu corpo processa a gordura
Resumo: Os efeitos colaterais menos comuns incluem pedras nos rins, níveis elevados de colesterol.
Como minimizar potenciais efeitos colaterais
Veja como minimizar os potenciais efeitos colaterais da cetose:
- Beba muita água. Consuma pelo menos 68 onças (2 litros) de água por dia. Uma quantidade significativa de peso perdido na cetose é a água, especialmente no início.
- Obtenha sal suficiente. O corpo excreta sódio em grandes quantidades quando a ingestão de carboidratos é baixa. Pergunte ao seu médico se você deve adicionar sal à comida.
- Aumente a ingestão de minerais. Alimentos ricos em magnésio e potássio podem ajudar a aliviar cãibras nas pernas.
- Evite exercícios intensos. Limite-se a níveis moderados de exercício nas primeiras duas semanas.
- Experimente primeiro uma dieta baixa em carboidratos. Isso pode ajudá-lo a reduzir seus carboidratos para uma quantidade moderada antes de passar para uma dieta cetogênica (carboidratos muito baixos).
- Coma fibras. Uma dieta baixa em carboidratos não é uma dieta sem carboidratos. A cetose geralmente começa quando a ingestão de carboidratos é inferior a 50 gramas por dia. Coma alimentos ricos em fibras, como nozes, sementes, frutas vermelhas e vegetais com baixo teor de carboidratos ().
Resumo: Existem algumas maneiras de minimizar os sintomas negativos da cetose. Isso inclui beber bastante água e comer alimentos ricos em fibras e minerais.
Clique aqui para obter mais dicas sobre como se manter seguro enquanto segue a dieta cetônica.
A cetose é saudável e segura, mas não é adequada para todos
Uma dieta cetogênica pode beneficiar algumas pessoas, como aquelas com obesidade ou diabetes tipo 2 e crianças com epilepsia.
No entanto, pode causar alguns efeitos colaterais, incluindo “gripe com baixo teor de carboidratos”, cãibras nas pernas, mau hálito e problemas digestivos, especialmente nos primeiros dias ou semanas.
Os especialistas também observam que, embora a dieta possa ajudá-lo a perder peso em curto prazo, o peso pode retornar quando você interrompe a dieta. Muitas pessoas não conseguem manter a dieta ().
Finalmente, uma dieta cetônica pode não agradar a todos. Algumas pessoas experimentam benefícios significativos, enquanto outras se sentem e têm melhor desempenho com uma dieta rica em carboidratos.
Pessoas que estão pensando em iniciar uma dieta cetônica devem primeiro conversar com um profissional de saúde que pode ajudá-las a decidir se é uma boa opção para elas.
Um profissional médico também pode ajudá-lo a seguir a dieta com segurança para minimizar o risco de efeitos adversos.
Resumo: Uma dieta cetônica pode ser segura e útil para algumas pessoas, mas você deve consultar seu médico antes de iniciar esta dieta.
Mais sobre cetose e dietas cetogênicas:
- O que é cetose e é saudável?
- 10 sinais e sintomas de que você está com cetose
- A dieta cetogênica 101: um guia detalhado para iniciantes
- Uma dieta cetogênica para perder peso e combater doenças
- Como as dietas cetogênicas aumentam a saúde do cérebro