Testes de função renal
Contente
- Visão geral dos testes de função renal
- Sintomas de problemas renais
- Tipos de testes de função renal
- Urinálise
- Teste de creatinina sérica
- Azoto da ureia no sangue (BUN)
- TFG estimada
- Como os testes são realizados
- Amostra de urina de 24 horas
- Amostras de sangue
- Tratamento da doença renal precoce
Visão geral dos testes de função renal
Você tem dois rins de cada lado da coluna, cada um com aproximadamente o tamanho de um punho humano. Eles estão localizados posteriormente ao seu abdômen e abaixo da caixa torácica.
Seus rins desempenham vários papéis vitais na manutenção da sua saúde. Um de seus trabalhos mais importantes é filtrar os resíduos do sangue e expulsá-los do corpo como urina. Os rins também ajudam a controlar os níveis de água e vários minerais essenciais no corpo. Além disso, eles são essenciais para a produção de:
- vitamina D
- glóbulos vermelhos
- hormônios que regulam a pressão sanguínea
Se o seu médico acha que seus rins podem não estar funcionando adequadamente, você pode precisar de testes de função renal. Estes são simples exames de sangue e urina que podem identificar problemas nos rins.
Você também pode precisar realizar testes de função renal se tiver outras condições que possam prejudicar os rins, como diabetes ou pressão alta. Eles podem ajudar os médicos a monitorar essas condições.
Sintomas de problemas renais
Os sintomas que podem indicar um problema nos rins incluem:
- pressão alta
- sangue na urina
- desejos freqüentes de urinar
- dificuldade em iniciar a micção
- dor ao urinar
- inchaço das mãos e pés devido ao acúmulo de líquidos no corpo
Um único sintoma pode não significar algo sério. No entanto, quando ocorrem simultaneamente, esses sintomas sugerem que seus rins não estão funcionando corretamente. Os testes de função renal podem ajudar a determinar o motivo.
Tipos de testes de função renal
Para testar sua função renal, seu médico solicitará um conjunto de testes que podem estimar sua taxa de filtração glomerular (TFG). A sua TFG informa o seu médico com que rapidez seus rins estão limpando os resíduos do seu corpo.
Urinálise
Um exame de urina examina a presença de proteínas e sangue na urina. Existem muitas razões possíveis para a proteína na urina, nem todas relacionadas à doença. A infecção aumenta a proteína da urina, mas o mesmo ocorre com um exercício físico pesado. O seu médico pode querer repetir este teste após algumas semanas para ver se os resultados são semelhantes.
O seu médico também pode solicitar que você forneça uma amostra de coleta de urina 24 horas. Isso pode ajudar os médicos a ver com que rapidez um produto residual chamado creatinina está limpando do seu corpo. A creatinina é um produto de degradação do tecido muscular.
Teste de creatinina sérica
Este exame de sangue examina se a creatinina está se acumulando no seu sangue. Os rins geralmente filtram completamente a creatinina do sangue. Um alto nível de creatinina sugere um problema nos rins.
De acordo com a National Kidney Foundation (NKF), um nível de creatinina superior a 1,2 miligramas / decilitro (mg / dL) para mulheres e 1,4 mg / dL para homens é um sinal de um problema renal.
Azoto da ureia no sangue (BUN)
O teste de nitrogênio da uréia no sangue (BUN) também verifica se há resíduos no sangue. Os testes de BUN medem a quantidade de nitrogênio no sangue. O nitrogênio da uréia é um produto de degradação da proteína.
No entanto, nem todos os testes elevados de uréia são causados por danos nos rins. Medicamentos comuns, incluindo grandes doses de aspirina e alguns tipos de antibióticos, também podem aumentar o seu BUN. É importante informar o seu médico sobre quaisquer medicamentos ou suplementos que você toma regularmente. Pode ser necessário interromper certos medicamentos por alguns dias antes do teste.
Um nível normal de BUN está entre 7 e 20 mg / dL. Um valor mais alto pode sugerir vários problemas de saúde diferentes.
TFG estimada
Este teste estima quão bem seus rins estão filtrando os resíduos. O teste determina a taxa observando fatores como:
- resultados dos testes, especificamente os níveis de creatinina
- era
- gênero
- raça
- altura
- peso
Qualquer resultado menor que 60 mililitros / minuto / 1,73m2 pode ser um sinal de aviso de doença renal.
Como os testes são realizados
Os testes de função renal geralmente requerem uma amostra de urina de 24 horas e um exame de sangue.
Amostra de urina de 24 horas
Uma amostra de urina de 24 horas é um teste de depuração da creatinina. Dá ao seu médico uma idéia da quantidade de creatinina que seu corpo expele ao longo de um único dia.
No dia em que você iniciar o teste, urine no banheiro como faria normalmente quando acorda.
Durante o resto do dia e da noite, urine em um recipiente especial fornecido pelo seu médico. Mantenha o recipiente tampado e refrigerado durante o processo de coleta. Rotule o recipiente com clareza e diga a outros membros da família por que ele está na geladeira.
Na manhã do segundo dia, urine no recipiente quando se levantar. Isso conclui o processo de coleta de 24 horas.
Siga as instruções do seu médico sobre onde deixar a amostra. Pode ser necessário devolvê-lo ao consultório do seu médico ou a um laboratório.
Amostras de sangue
Os testes de uréia e creatinina sérica requerem amostras de sangue colhidas em um laboratório ou consultório médico.
O técnico que tira o sangue primeiro amarra um elástico ao redor do seu braço. Isso faz as veias se destacarem. O técnico limpa a área sobre a veia. Eles deslizam uma agulha oca através de sua pele e na veia. O sangue retornará a um tubo de ensaio que será enviado para análise.
Você pode sentir uma pontada aguda ou uma picada quando a agulha entra em seu braço. O técnico colocará gaze e um curativo no local da punção após o teste. A área ao redor da punção pode desenvolver um hematoma nos próximos dias. No entanto, você não deve sentir dor intensa ou a longo prazo.
Tratamento da doença renal precoce
O seu médico focará no tratamento da condição subjacente se os testes mostrarem doença renal precoce. O seu médico receitará medicamentos para controlar a pressão arterial se os testes indicarem hipertensão. Eles também sugerem modificações no estilo de vida e na dieta.
Se você tem diabetes, seu médico pode querer que você procure um endocrinologista. Este tipo de médico é especialista em doenças metabólicas e pode ajudar a garantir que você tenha o melhor controle de glicose no sangue possível.
Se houver outras causas de seus testes de função renal anormais, como cálculos renais e uso excessivo de analgésicos, seu médico tomará as medidas apropriadas para gerenciar esses distúrbios.
Resultados de testes anormais significam que você provavelmente precisará de testes regulares de função renal nos próximos meses. Isso ajudará seu médico a manter um olho em sua condição.