Artroscopia de joelho
![Como é a artroscopia do joelho](https://i.ytimg.com/vi/3PxAVrXfhxk/hqdefault.jpg)
Contente
- Por que eu preciso de uma artroscopia de joelho?
- Como me preparo para a artroscopia do joelho?
- O que acontece durante uma artroscopia do joelho?
- Quais são os riscos associados a uma artroscopia de joelho?
- Como é a recuperação após uma artroscopia do joelho?
O que é artroscopia do joelho?
A artroscopia do joelho é uma técnica cirúrgica que pode diagnosticar e tratar problemas na articulação do joelho. Durante o procedimento, o cirurgião fará uma incisão muito pequena e inserirá uma pequena câmera - chamada de artroscópio - em seu joelho. Isso permite que eles vejam o interior da junta em uma tela. O cirurgião pode então investigar um problema no joelho e, se necessário, corrigir o problema usando pequenos instrumentos dentro do artroscópio.
A artroscopia diagnostica vários problemas no joelho, como um menisco rompido ou uma patela desalinhada (rótula). Ele também pode reparar os ligamentos da articulação. Os riscos para o procedimento são limitados e as perspectivas são boas para a maioria dos pacientes. Seu tempo de recuperação e prognóstico dependerão da gravidade do problema no joelho e da complexidade do procedimento necessário.
Por que eu preciso de uma artroscopia de joelho?
Seu médico pode recomendar que você se submeta a uma artroscopia do joelho se estiver sentindo dor no joelho. Seu médico pode já ter diagnosticado a condição que está causando sua dor ou pode solicitar a artroscopia para ajudar a encontrar um diagnóstico. Em ambos os casos, uma artroscopia é uma forma útil para os médicos confirmarem a origem da dor no joelho e tratar o problema.
A cirurgia artroscópica pode diagnosticar e tratar lesões nos joelhos, incluindo:
- ligamentos cruzados anteriores ou posteriores rasgados
- menisco rasgado (a cartilagem entre os ossos do joelho)
- patela que está fora de posição
- pedaços de cartilagem rasgada que estão soltos na articulação
- remoção de um cisto de Baker
- fraturas nos ossos do joelho
- sinóvia inchada (o revestimento da articulação)
Como me preparo para a artroscopia do joelho?
O seu médico ou cirurgião irá aconselhá-lo sobre como se preparar para a cirurgia. Certifique-se de informá-los sobre quaisquer prescrições, medicamentos de venda livre ou suplementos que você esteja tomando atualmente. Pode ser necessário interromper o uso de certos medicamentos, como aspirina ou ibuprofeno, por semanas ou dias antes do procedimento.
Você também deve evitar comer ou beber por seis a 12 horas antes da cirurgia. Em alguns casos, seu médico pode prescrever um analgésico para qualquer desconforto após a cirurgia. Você deve preencher esta receita com antecedência para que esteja pronta após o procedimento.
O que acontece durante uma artroscopia do joelho?
Seu médico lhe dará um anestésico antes da artroscopia do joelho. Pode ser:
- local (entorpece apenas o joelho)
- regional (entorpece você da cintura para baixo)
- geral (te faz dormir completamente)
Se você estiver acordado, poderá assistir ao procedimento em um monitor.
O cirurgião começará fazendo algumas pequenas incisões ou cortes no joelho. Água salgada estéril, ou solução salina, será bombeada para expandir seu joelho. Isso torna mais fácil para o cirurgião ver o interior da articulação. O artroscópio entra em um dos cortes e o cirurgião observará sua articulação usando a câmera acoplada. O cirurgião pode ver as imagens produzidas pela câmera no monitor da sala de cirurgia.
Quando o cirurgião localiza o problema em seu joelho, ele pode inserir pequenas ferramentas nas incisões para corrigir o problema. Após a cirurgia, o cirurgião drena a solução salina de sua articulação e fecha os cortes com pontos.
Quais são os riscos associados a uma artroscopia de joelho?
Existem riscos associados a qualquer tipo de cirurgia, embora sejam raros. Toda cirurgia apresenta os seguintes riscos:
- sangramento excessivo durante o procedimento
- infecção no local da cirurgia
- dificuldades respiratórias causadas pela anestesia
- reação alérgica à anestesia ou outros medicamentos administrados durante a cirurgia
Também existem riscos específicos para uma artroscopia de joelho, como:
- sangramento dentro da articulação do joelho
- formação de um coágulo sanguíneo na perna
- infecção dentro da articulação
- rigidez no joelho
- lesão ou dano à cartilagem, ligamentos, menisco, vasos sanguíneos ou nervos do joelho
Como é a recuperação após uma artroscopia do joelho?
Esta cirurgia não é muito invasiva. Para a maioria das pessoas, o procedimento leva menos de uma hora, dependendo do procedimento específico. Você provavelmente irá para casa no mesmo dia para se recuperar. Você deve usar uma bolsa de gelo no joelho e um curativo. O gelo ajudará a reduzir o inchaço e minimizar a dor.
Em casa, você deve ter alguém para cuidar de você, pelo menos no primeiro dia. Tente manter a perna elevada e coloque gelo sobre ela por um ou dois dias para reduzir o inchaço e a dor. Você também precisará trocar seu curativo. Seu médico ou cirurgião dirá quando fazer essas coisas e por quanto tempo. Você provavelmente precisará ver seu cirurgião para uma consulta de acompanhamento alguns dias após o procedimento.
Seu médico irá indicar-lhe um regime de exercícios para seguir em casa para ajudar a recuperar o seu joelho, ou irá recomendar um fisioterapeuta para ver até que você seja capaz de usar o joelho normalmente. Os exercícios são necessários para ajudar a restaurar sua amplitude total de movimento e fortalecer seus músculos. Com os devidos cuidados, sua perspectiva após este procedimento é excelente.