Reparação de patente do úraco
O reparo do úraco patente é uma cirurgia para corrigir um defeito da bexiga. Em um úraco aberto (ou patente), há uma abertura entre a bexiga e o umbigo (umbigo). O úraco é um tubo entre a bexiga e o umbigo que está presente antes do nascimento. Na maioria dos casos, fecha ao longo de todo o seu comprimento antes de o bebê nascer. Um úraco aberto ocorre principalmente em bebês.
As crianças que passarem por esta cirurgia terão anestesia geral (dormindo e sem dor).
O cirurgião fará um corte na parte inferior da barriga da criança. Em seguida, o cirurgião encontrará o tubo urachal e o removerá. A abertura da bexiga será reparada e o corte será fechado.
A cirurgia também pode ser feita com um laparoscópio. Este é um instrumento que possui uma câmera minúscula e uma luz na ponta.
- O cirurgião fará 3 pequenos cortes cirúrgicos na barriga da criança. O cirurgião irá inserir o laparoscópio através de um desses cortes e outras ferramentas através dos outros cortes.
- O cirurgião usa as ferramentas para remover o tubo urachal e fechar a bexiga e a área onde o tubo se conecta ao umbigo (umbigo).
Esta cirurgia pode ser feita em crianças a partir dos 6 meses.
A cirurgia é recomendada para um úraco patente que não fecha após o nascimento. Os problemas que podem ocorrer quando um tubo uracal patente não é reparado incluem:
- Um maior risco de infecções do trato urinário
- Um maior risco de câncer do tubo urachal mais tarde na vida
- Vazamento contínuo de urina do úraco
Os riscos para qualquer anestesia são:
- Reações a medicamentos
- Problemas respiratórios
Os riscos para qualquer cirurgia são:
- Sangrando
- Infecção
- Coágulos sanguíneos nas pernas que podem viajar para os pulmões
Os riscos adicionais para esta cirurgia são:
- Infecção da bexiga.
- Fístula da bexiga (conexão entre a bexiga e a pele) - se isso acontecer, um cateter (tubo fino) é inserido na bexiga para drenar a urina. Ele é deixado no local até que a bexiga cicatrize ou uma cirurgia adicional pode ser necessária.
O cirurgião pode pedir ao seu filho:
- Um histórico médico completo e exame físico.
- Ultra-som de rim.
- Sinograma do úraco. Nesse procedimento, um corante radiopaco chamado contraste é injetado na abertura do urachal e são feitas radiografias.
- Ultra-som do úraco.
- VCUG (uretrocistografia miccional), uma radiografia especial para verificar se a bexiga está funcionando.
- Tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Sempre diga ao profissional de saúde do seu filho:
- Quais drogas seu filho está tomando. Inclua medicamentos, ervas, vitaminas ou quaisquer outros suplementos comprados sem receita médica.
- Sobre qualquer alergia que seu filho possa ter a remédios, látex, esparadrapo ou limpador de pele.
Durante os dias que antecedem a cirurgia:
- Cerca de 10 dias antes da cirurgia, você pode ser solicitado a interromper a administração de aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Aleve, Naprosyn), varfarina (Coumadin) e quaisquer outros medicamentos que dificultam a coagulação do sangue.
- Pergunte quais medicamentos seu filho ainda deve tomar no dia da cirurgia.
No dia da cirurgia:
- Seu filho provavelmente não conseguirá beber ou comer nada por 4 a 8 horas antes da cirurgia.
- Dê ao seu filho todos os medicamentos que lhe disseram que ele deveria tomar com um pequeno gole de água.
- O provedor do seu filho dirá quando você deve chegar ao hospital.
- O provedor se certificará de que seu filho não apresenta sinais de doença antes da cirurgia. Se seu filho estiver doente, a cirurgia pode ser adiada.
A maioria das crianças permanece no hospital por apenas alguns dias após a cirurgia. A maioria se recupera rapidamente. As crianças podem comer seus alimentos normais assim que começarem a comer novamente.
Antes de sair do hospital, você aprenderá a cuidar da ferida ou feridas. Se Steri-Strips foram usados para fechar a ferida, eles devem ser deixados no lugar até que caiam por conta própria em cerca de uma semana.
Você pode obter uma receita de antibióticos para prevenir a infecção e de um medicamento seguro para usar para a dor.
O resultado geralmente é excelente.
Reparação de tubo uracal patente
- Tratamento da ferida cirúrgica - aberto
- Patente Úraco
- Reparação de patente do úraco - série
Frimberger D, Kropp BP. Anomalias da bexiga em crianças. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 138.
Katz A, Richardson W. Surgery. In: Zitelli BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Atlas de diagnóstico pediátrico de Zitelli e Davis. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 18.
Ordon M, Eichel L, Landman J. Fundamentals of laparoscopic and robotic urologic surgery. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 10.
Schoenwolf GC, Bleyl SB, Brauer PR, Francis-West PH. Desenvolvimento do sistema urinário. In: Schoenwolf GC, Bleyl SB, Brauer PR, Francis-West PH, eds. Embriologia Humana de Larsen. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Churchill Livingstone; 2015: cap 15.