Lactobacillus rhamnosus: um probiótico com benefícios poderosos
Contente
- O que é o Lactobacillus rhamnosus?
- Potenciais benefícios e usos para a saúde
- 1. Pode prevenir e tratar a diarréia
- 2. Pode aliviar os sintomas da IBS
- 3. Ajuda à saúde intestinal
- 4. Pode proteger contra cáries
- 5. Pode ajudar a prevenir ITUs
- 6-10. Outros benefícios potenciais
- Dosagem e Recomendações
- Segurança e efeitos colaterais
- A linha inferior
O corpo humano contém 10 a 100 trilhões de bactérias (1).
A maioria dessas bactérias vive dentro do seu intestino e é coletivamente conhecida como microbiota. Eles desempenham um papel importante na manutenção da saúde ideal.
Embora haja muitos benefícios em ter um equilíbrio saudável de bactérias intestinais, um desequilíbrio está associado a inúmeras doenças (2, 3).
Uma das bactérias amigáveis mais bem estudadas é Lactobacillus rhamnosus (L. rhamnosus), que está disponível como um suplemento dietético e adicionado a uma variedade de alimentos, como laticínios.
Este artigo analisa os benefícios, efeitos colaterais e dosagem de EU. ramhamusus.
O que é o Lactobacillus rhamnosus?
L. rhamnosus é um tipo de bactéria encontrada no intestino.
Pertence ao gênero Lactobacillus, um tipo de bactéria que produz a enzima lactase. Essa enzima decompõe o açúcar lactose - encontrado nos laticínios - em ácido lático.
Bactérias desse gênero, como L. rhamnosus, são considerados probióticos.
Probióticos são microrganismos vivos que podem oferecer benefícios à saúde quando consumidos (4).
Centenas de estudos apóiam os benefícios de L. rhamnosus.
Adaptada exclusivamente para sobreviver em condições ácidas e básicas do corpo, esta bactéria também pode aderir e colonizar as paredes intestinais. Tais características dão L. rhamnosus maior chance de sobrevivência - para oferecer benefícios a longo prazo (5, 6).
Existem muitas linhagens diferentes, cada uma com características diferentes (7).
L. rhamnosus está disponível como um suplemento probiótico e frequentemente adicionado a iogurtes, queijos, leite e outros produtos lácteos para aumentar o conteúdo de probióticos.
Também pode ser adicionado ao leite por outros motivos. Por exemplo, L.rhamnosus desempenha um papel fundamental no amadurecimento do queijo, o que melhora o sabor (8, 9).
No entanto, muitos produtos que contêm L. rhamnosus normalmente não o inclui na lista de ingredientes.
Resumo L. rhamnosus é um membro do probiótico Lactobacillus gênero de bactérias. É adaptado para sobreviver em seu intestino, oferecendo potencialmente benefícios a longo prazo.Potenciais benefícios e usos para a saúde
L. rhamnosus possui vários benefícios e usos potenciais para o seu sistema digestivo, bem como para outras áreas da saúde.
1. Pode prevenir e tratar a diarréia
A diarréia é um problema comum às vezes causado por infecção bacteriana.
Na maioria das situações, a diarréia é relativamente inofensiva. No entanto, a diarréia persistente pode causar perda de líquidos, o que pode levar à desidratação.
Estudos mostram que L. rhamnosus pode ajudar a prevenir ou tratar vários tipos de diarréia.
Por exemplo, L. rhamnosus pode proteger contra diarréia relacionada a antibióticos. Antibióticos podem interromper a microbiota, o que pode resultar em sintomas digestivos como diarréia (10, 11).
Por exemplo, uma revisão de 12 estudos em 1.499 pessoas constatou que a suplementação com uma cepa específica chamada L. rhamnosus O GG reduziu o risco de diarréia relacionada a antibióticos de 22,4% para 12,3% (12).
Além disso, tomar um probiótico durante e após o uso de antibióticos pode ajudar a restaurar as bactérias intestinais saudáveis, já que os antibióticos geralmente os matam ao lado de bactérias nocivas.
O que mais, L. rhamnosus pode proteger contra vários outros tipos de diarréia, como diarréia do viajante, diarréia aquosa aguda e diarréia aguda relacionada à gastroenterite (13, 14, 15).
2. Pode aliviar os sintomas da IBS
A síndrome do intestino irritável (SII) afeta 9 a 23% dos adultos em todo o mundo (16).
Embora sua causa seja desconhecida, a SII causa sintomas desconfortáveis, como inchaço, dor abdominal e movimentos intestinais incomuns (16).
Curiosamente, pode haver uma ligação entre o IBS e as mudanças na flora intestinal natural do corpo.
Por exemplo, pessoas com IBS podem ter menos Lactobacillus e Bifidobacterium bactérias, mas mais potencialmente prejudicial Clostridium, Streptococcuse E. coli (17, 18).
Estudos em humanos observam que Lactobacillus- alimentos ou suplementos ricos podem aliviar os sintomas comuns da SII, como dor abdominal (19, 20, 21).
Além disso, estudos em animais descobriram que L. rhamnosus as cepas podem fortalecer as barreiras intestinais, o que pode ajudar a aliviar os sintomas da SII (22).
No entanto, mais pesquisas em humanos são necessárias antes que recomendações possam ser feitas.
3. Ajuda à saúde intestinal
Como outras bactérias probióticas, L. rhamnosus é ótimo para sua saúde digestiva.
Pertence ao Lactobacillus família, que produz ácido lático. O ácido lático ajuda a impedir a sobrevivência de bactérias potencialmente nocivas no trato digestivo.
Por exemplo, L. rhamnosus pode previnir Candida albicans, um tipo de bactéria nociva, da colonização das paredes intestinais (23).
L. rhamnosus não apenas impede a colonização de bactérias ruins, mas também incentiva o crescimento de bactérias benéficas, como Bacteroides, Clostridia e bifidobacteria (24).
O que mais, L. rhamnosus ajuda a aumentar a produção de ácidos graxos de cadeia curta (SCFAs), como acetato, propionato e butirato (25).
Os SCFAs são produzidos quando as bactérias intestinais saudáveis fermentam as fibras dentro do trato digestivo. Eles são uma fonte de alimento para as células que revestem seu cólon (26).
Além disso, estudos vinculam os SCFAs a vários benefícios, incluindo proteção contra câncer de cólon, perda de peso e níveis mais baixos de açúcar no sangue (27, 28, 29).
4. Pode proteger contra cáries
A cárie dentária é uma ocorrência comum, principalmente em crianças (30).
Eles são formados por bactérias nocivas na sua boca. Essas bactérias produzem ácidos que quebram o esmalte ou a camada externa dos dentes (31).
Bactérias probióticas como L. rhamnosus possuem propriedades antimicrobianas, o que pode ajudar a combater essas bactérias nocivas (32).
Em um estudo, 594 crianças receberam leite regular ou leite contendo L. rhamnosus GG por 5 dias por semana. Após 7 meses, as crianças do grupo probiótico apresentavam menos cáries e um número menor de bactérias potencialmente prejudiciais do que as crianças do grupo do leite regular (33).
Outro estudo em 108 adolescentes descobriu que tomar uma losango contendo bactérias probióticas - incluindo L. rhamnosus GG - reduziu significativamente o crescimento bacteriano e a inflamação da gengiva, em comparação com um placebo (34).
Dito isto, são necessários mais estudos em humanos antes que recomendações possam ser feitas.
5. Pode ajudar a prevenir ITUs
Uma infecção do trato urinário (ITU) é uma infecção que pode ocorrer em qualquer parte do trato urinário, incluindo rins, bexiga e uretra.
É muito mais comum em mulheres e geralmente causada por duas cepas de bactérias - Escherichia coli (E. coli)e Staphylococcus saprophyticus (35, 36).
Alguns estudos indicam que bactérias probióticas, incluindo certas cepas de L. rhamnosus, pode prevenir infecções do trato urinário, matando bactérias nocivas e restaurando a flora vaginal.
Por exemplo, uma análise de 5 estudos em 294 mulheres constatou que várias Lactobacillus bactérias, incluindo L. rhamnosus, eram seguros e eficazes na prevenção de ITUs (37).
Outros estudos descobriram que o L. rhamnosus A cepa GR1 - administrada por via oral ou intravaginal - foi particularmente eficaz na morte de bactérias nocivas no trato urinário (38, 39).
No entanto, nem todos L. rhamnosus cepas podem ajudar a tratar ITUs. Por exemplo, L. rhamnosus As cepas de GG não se aderem bem às paredes vaginais e podem não ser eficazes (40).
Embora essas descobertas sejam promissoras, são necessárias mais pesquisas em seres humanos.
6-10. Outros benefícios potenciais
L. rhamnosus foi associado a vários outros benefícios potenciais à saúde. No entanto, essas propriedades são apoiadas por estudos menos ou mais fracos:
- Pode promover a perda de peso. L. rhamnosus pode suprimir o apetite e os desejos de comida, especialmente em mulheres (41, 42).
- Pode aumentar a sensibilidade à insulina. Estudos em animais mostram que vários L. rhamnosus as cepas podem melhorar a sensibilidade à insulina e o controle do açúcar no sangue (43, 44, 45, 46).
- Pode reduzir o colesterol no sangue. Um estudo com ratos descobriu que L. rhamnosus reduziu os níveis de colesterol no sangue e teve um efeito semelhante no metabolismo do colesterol, como as estatinas, uma classe de medicamentos que ajudam a tratar o colesterol alto (47).
- Pode combater alergias. L. rhamnosus as cepas podem ajudar a prevenir ou aliviar os sintomas da alergia, promovendo o crescimento de bactérias intestinais amigáveis e suprimindo o crescimento de bactérias nocivas (48, 49, 50).
- Pode ajudar a tratar a acne. Em um pequeno estudo em 20 adultos, fazer uma L. rhamnosus O suplemento SP1 ajudou a reduzir a aparência da acne (51).
Dosagem e Recomendações
L. rhamnosus suplementos probióticos podem ser comprados em lojas de alimentos naturais ou online.
Eles podem conter apenas L. rhamnosus espécies ou essas espécies combinadas com outras bactérias probióticas.
As bactérias probióticas são medidas pelo número de organismos vivos por cápsula, conhecidos como unidades formadoras de colônias (UFC). Um típico L. rhamnosus O suplemento contém aproximadamente 10 bilhões de bactérias vivas - ou 10 bilhões de UFC - por cápsula.
Para a saúde geral, uma cápsula contendo pelo menos 10 bilhões de bactérias vivas é suficiente.
Para ajudar a prevenir a diarréia relacionada a antibióticos, tome 2 cápsulas de L. rhamnosus GG fornecendo diariamente 10 bilhões de bactérias vivas ou 1 cápsula com mais de 20 bilhões de bactérias vivas (52).
Tome o suplemento probiótico algumas horas após o (s) antibiótico (s) e continue por pelo menos uma semana após o curso de antibióticos para ajudar a restaurar um intestino saudável.
As diretrizes de dosagem não foram estabelecidas para outros usos de L. rhamnosus, mas os especialistas sugerem que uma dose diária semelhante pode ser apropriada.
Tenha em mente que L. rhamnosus às vezes é adicionado a produtos lácteos - como iogurtes e leite - para aumentar o seu teor de probióticos e queijos para ajudar no processo de amadurecimento.
Resumo L. rhamnosus pode ser tomado como um suplemento probiótico e é frequentemente adicionado a vários alimentos, especialmente laticínios. Isso significa que sua dieta pode naturalmente fornecer uma dose extra dessa bactéria.Segurança e efeitos colaterais
L. rhamnosus produtos são geralmente seguros e bem tolerados, com poucos efeitos colaterais.
Em alguns casos, as pessoas podem apresentar sintomas como inchaço no estômago ou gases (53).
Dito isto, pessoas com sistema imunológico comprometido - como pessoas com HIV, AIDS ou câncer - devem evitar L. rhamnosus e outros probióticos (ou produtos lácteos com probióticos adicionados), pois esses suplementos podem causar uma infecção.
Da mesma forma, se você estiver tomando medicamentos que podem enfraquecer seu sistema imunológico (como esteróides, câncer ou medicamentos para transplante de órgãos), evite tomar probióticos.
Se você se enquadra nesses critérios ou está preocupado com os efeitos colaterais, consulte seu médico antes de tomar um suplemento probiótico ou produtos lácteos com probióticos adicionados.
Resumo L. rhamnosus geralmente é seguro com poucos efeitos colaterais. No entanto, aqueles com sistema imunológico comprometido ou tomando certos medicamentos devem evitar tomar probióticos ou consultar primeiro um profissional médico.A linha inferior
L. rhamnosus é um tipo de bactéria amigável encontrada naturalmente em seu intestino.
Seus benefícios à saúde incluem o alívio dos sintomas da SII, o tratamento da diarréia, o fortalecimento da saúde intestinal e a proteção contra cáries.
L. rhamnosus está disponível como um suplemento probiótico e encontrado em alguns produtos lácteos.
Se você estiver interessado em melhorar sua saúde digestiva, considere experimentar L. rhamnosus.