Você pode ter uma alergia à alfazema?
Contente
- Quais são os sinais de uma reação de lavanda?
- Alergia vs. irritante
- Como eu trato uma reação de lavanda?
- Como evito a alfazema?
- Leve embora
A lavanda é conhecida por causar reações em algumas pessoas, incluindo:
- dermatite irritante (irritação não alérgica)
- fotodermatite por exposição à luz solar (pode ou não estar relacionada a uma alergia)
- urticária de contato (alergia imediata)
- dermatite de contato alérgica (alergia retardada)
No entanto, as reações alérgicas à lavanda são incomuns e geralmente não ocorrem durante sua primeira exposição.
Qualquer reação alérgica à alfazema é geralmente uma hipersensibilidade do tipo retardado. Isso significa que a reação não é imediata e pode levar alguns dias para aparecer. É mais provável que aconteça após maior uso e exposição aos elementos químicos da lavanda.
De acordo com pesquisas da Universidade de Gotemburgo e da Academia Sahlgrenska, as reações alérgicas à lavanda acontecem principalmente devido à presença de acetato de linalil, uma fragrância química encontrada na lavanda.
Outros estudos mostraram que esses produtos químicos não fornecem nenhuma proteção contra a autoxidação. Isso significa que eles têm uma tendência a reagir com o oxigênio e desencadear uma reação, particularmente o acetato de linalila, após o aumento da exposição.
Como o óleo de lavanda é comumente usado para massagens e aromaterapia, as reações alérgicas à lavanda acontecem devido à exposição ocupacional. Outros fatores de risco incluem:
- Diluição. Quanto mais concentrado o óleo, maior o risco.
- Frequência e duração. O risco de alergia aumenta com base na frequência com que o óleo é aplicado e na duração do tratamento.
- Eczema (dermatite atópica). Você corre mais risco de ter uma reação à alfazema se tiver sido previamente diagnosticado com eczema.
Quais são os sinais de uma reação de lavanda?
O tipo mais comum de reação à alfazema é uma reação cutânea, que pode ocorrer 5 a 10 minutos após o contato com ela. Os sintomas podem incluir:
- coceira
- vermelhidão
- sensação de queimadura
- pequenas bolhas ou urticária
Você também pode sentir os seguintes sintomas, especialmente se os produtos químicos estiverem no ar:
- espirros
- nariz coçando, escorrendo ou entupido
- gotejamento pós-nasal
- tosse
- coceira nos olhos e na garganta
Alergia vs. irritante
É importante saber a diferença entre uma reação irritante e uma reação alérgica.
Embora os sintomas sejam os mesmos, as irritações tendem a durar algumas horas, enquanto as reações alérgicas podem durar dias ou semanas. As reações alérgicas também podem se espalhar para áreas do corpo com as quais a lavanda não entrou em contato.
Se você tiver uma irritação, geralmente pode usar o mesmo óleo novamente com uma diluição maior e não ter nenhuma reação. Este não é o caso de uma reação alérgica.
Por exemplo, a dermatite irritante é uma irritação que pode acontecer se o óleo de lavanda não for diluído o suficiente.
Por outro lado, uma alergia de contato (urticária de contato) ocorre quando seu corpo se lembra de produtos químicos nocivos e reage a eles a partir desse momento, geralmente na forma de hipersensibilidade tardia (dermatite alérgica de contato).
A urticária de contato é semelhante à dermatite alérgica de contato, pois ambas são reações alérgicas, mas a urticária de contato envolve uma reação imediata com urticária em vez de uma reação ao longo do tempo.
Como eu trato uma reação de lavanda?
Fale com um médico se você estiver experimentando qualquer tipo de reação cutânea. Eles podem prescrever vários cremes e medicamentos para ajudar a aliviar a coceira e curar a pele. Para remédios caseiros, você pode tentar usar aveia ou farinha de aveia de várias formas.
A aveia coloidal é um tipo de aveia triturada e capaz de absorver água. Você também pode usar farinha de aveia normal de um supermercado. Crie um pó fino esmagando a aveia em um liquidificador, moedor de café ou processador de alimentos.
Dois tratamentos comuns de aveia incluem banhos e compressas.
Para banhos de aveia:
- Para banheiras de tamanho padrão, esvazie uma xícara de farinha de aveia coloidal em uma banheira de água morna. A quantidade de aveia deve variar de acordo com o tamanho do banho.
- Não deixe de molho por mais de 15 minutos, pois longos períodos de tempo na água podem ressecar a pele e piorar os sintomas.
- Seque suavemente a pele e cubra a área afetada com um hidratante sem fragrância.
Para compressas de aveia:
- Coloque um terço a uma xícara de aveia moída em um tecido fino, como meia-calça.
- Molhe o tecido cheio de aveia em água morna e esprema-o para distribuir a água por toda parte.
- Aplique suavemente a compressa na área afetada e deixe a solução descansar em sua pele por cerca de 10 a 15 minutos.
- Repita conforme necessário.
Se a reação for causada por produtos químicos de lavanda no ar, mude de local ou respire ar fresco.
Procure atendimento médico de emergência se estiver com dificuldade para respirar ou se sentir inchaço nos lábios, língua ou garganta. Isso pode ser um sinal de uma reação alérgica grave conhecida como anafilaxia.
Como evito a alfazema?
A maneira mais fácil de prevenir uma reação futura é não usar óleo de lavanda não diluído na pele. Evite usar o mesmo óleo ou mistura por algumas semanas e certifique-se de ler todos os rótulos e instruções antes de usar.
Mantenha uma lista de tudo o que pode ter causado uma reação, como produtos ou locais específicos, para saber o que evitar no futuro.
O acetato de linalila é um produto químico muito comum usado para fornecer fragrância em produtos perfumados. No entanto, nem sempre é listado em produtos vendidos na União Europeia porque a UE não o considera um composto alergênico.
Isso representa um problema para quem tem alergia a lavanda, pois é o produto químico que costuma causar reações alérgicas.
Certifique-se de ler os rótulos dos ingredientes antes de usar. Isso pode ajudar a prevenir o eczema alérgico de longo prazo, que pode ser grave. Considere o uso de produtos sem perfume.
Leve embora
Embora você possa não ter experimentado uma reação à alfazema no início, reaplicar o mesmo óleo ou mistura ou visitar uma área com plantas ou flores de alfazema pode levar a outro episódio alérgico.
Uma vez que seu sistema imunológico percebe os elementos químicos da lavanda como prejudiciais, é provável que uma reação aconteça novamente.
Se você acha que pode ter desenvolvido uma alergia a lavanda, marque uma consulta com seu médico ou dermatologista. Eles podem fornecer opções de tratamento mais específicas para sua situação.