LDL: o colesterol "ruim"
Contente
- Resumo
- O que é colesterol?
- O que são LDL e HDL?
- Como um nível alto de LDL pode aumentar meu risco de doença arterial coronariana e outras doenças?
- Como posso saber qual é o meu nível de LDL?
- O que pode afetar meu nível de LDL?
- Qual deve ser o meu nível de LDL?
- Como posso diminuir meu nível de LDL?
Resumo
O que é colesterol?
O colesterol é uma substância cerosa semelhante à gordura encontrada em todas as células do seu corpo. Seu fígado produz colesterol, e ele também está presente em alguns alimentos, como carnes e laticínios. Seu corpo precisa de um pouco de colesterol para funcionar corretamente. Mas ter muito colesterol no sangue aumenta o risco de doença arterial coronariana.
O que são LDL e HDL?
LDL e HDL são dois tipos de lipoproteínas. Eles são uma combinação de gordura (lipídio) e proteína. Os lipídios precisam estar ligados às proteínas para que possam se mover no sangue. LDL e HDL têm finalidades diferentes:
- LDL significa lipoproteínas de baixa densidade. Às vezes é chamado de colesterol "ruim" porque um nível alto de LDL leva ao acúmulo de colesterol nas artérias.
- HDL significa lipoproteínas de alta densidade. Às vezes é chamado de colesterol "bom" porque transporta o colesterol de outras partes do corpo de volta para o fígado. O fígado então remove o colesterol do corpo.
Como um nível alto de LDL pode aumentar meu risco de doença arterial coronariana e outras doenças?
Se você tem um nível alto de LDL, isso significa que há muito colesterol LDL no sangue. Esse LDL extra, junto com outras substâncias, forma a placa. A placa se acumula em suas artérias; esta é uma condição chamada aterosclerose.
A doença arterial coronariana ocorre quando o acúmulo de placa ocorre nas artérias do coração. Isso faz com que as artérias se tornem endurecidas e estreitas, o que desacelera ou bloqueia o fluxo sanguíneo para o coração. Como o sangue transporta oxigênio para o coração, isso significa que o coração pode não conseguir obter oxigênio suficiente. Isso pode causar angina (dor no peito) ou, se o fluxo sanguíneo estiver completamente bloqueado, um ataque cardíaco.
Como posso saber qual é o meu nível de LDL?
Um exame de sangue pode medir seus níveis de colesterol, incluindo LDL. Quando e com que freqüência você deve fazer este teste depende de sua idade, fatores de risco e histórico familiar. As recomendações gerais são:
Para pessoas com 19 anos ou menos:
- O primeiro teste deve ter entre 9 e 11 anos
- As crianças devem fazer o teste novamente a cada 5 anos
- Algumas crianças podem fazer este teste a partir dos 2 anos de idade se houver um histórico familiar de colesterol alto, ataque cardíaco ou derrame
Para pessoas com 20 anos ou mais:
- Os adultos mais jovens devem fazer o teste a cada 5 anos
- Homens de 45 a 65 anos e mulheres de 55 a 65 anos devem tomar a cada 1 a 2 anos
O que pode afetar meu nível de LDL?
Coisas que podem afetar seu nível de LDL incluem
- Dieta. A gordura saturada e o colesterol nos alimentos que você ingere aumentam o nível de colesterol no sangue
- Peso. O excesso de peso tende a aumentar seu nível de LDL, diminuir seu nível de HDL e aumentar seu nível de colesterol total
- Atividade física. A falta de atividade física pode levar ao ganho de peso, o que pode elevar seu nível de LDL
- Fumando. O tabagismo reduz o colesterol HDL. Como o HDL ajuda a remover o LDL das artérias, se você tiver menos HDL, isso pode contribuir para que você tenha um nível de LDL mais alto.
- Idade e sexo. Conforme as mulheres e os homens envelhecem, seus níveis de colesterol aumentam. Antes da idade da menopausa, as mulheres têm níveis de colesterol total mais baixos do que os homens da mesma idade. Após a idade da menopausa, os níveis de LDL das mulheres tendem a aumentar.
- Genética. Seus genes determinam em parte quanto colesterol seu corpo produz. O colesterol alto pode ser familiar. Por exemplo, a hipercolesterolemia familiar (FH) é uma forma hereditária de colesterol alto no sangue.
- Medicação. Certos medicamentos, incluindo esteróides, alguns medicamentos para pressão arterial e medicamentos para HIV / AIDS, podem aumentar seu nível de LDL.
- Outras condições médicas. Doenças como doença renal crônica, diabetes e HIV / AIDS podem causar um nível mais alto de LDL.
- Corrida. Certas raças podem ter um risco aumentado de colesterol alto. Por exemplo, os afro-americanos geralmente têm níveis de colesterol HDL e LDL mais altos do que os brancos.
Qual deve ser o meu nível de LDL?
Com o colesterol LDL, números menores são melhores, porque um nível alto de LDL pode aumentar o risco de doença arterial coronariana e problemas relacionados:
Nível de colesterol LDL (ruim) | Categoria Colesterol LDL |
---|---|
Menos de 100mg / dL | Ótimo |
100-129mg / dL | Quase ótimo / acima do ideal |
130-159 mg / dL | Limite alto |
160-189 mg / dL | Alto |
190 mg / dL e acima | Muito alto |
Como posso diminuir meu nível de LDL?
Existem duas maneiras principais de reduzir o colesterol LDL:
- Mudanças terapêuticas no estilo de vida (TLC). TLC inclui três partes:
- Uma alimentação saudável para o coração. Um plano de alimentação saudável para o coração limita a quantidade de gorduras saturadas e trans que você ingere. Exemplos de planos alimentares que podem reduzir o colesterol incluem a dieta Therapeutic Lifestyle Changes e o plano alimentar DASH.
- Controle de peso. Se você está acima do peso, perder peso pode ajudar a reduzir o colesterol LDL.
- Atividade física. Todos devem praticar atividade física regular (30 minutos na maioria, senão em todos os dias).
- Tratamento medicamentoso. Se as mudanças no estilo de vida por si só não reduzirem o colesterol o suficiente, você também pode precisar tomar medicamentos. Existem vários tipos de medicamentos para baixar o colesterol, incluindo estatinas. Os medicamentos atuam de maneiras diferentes e podem ter efeitos colaterais diferentes. Converse com seu médico sobre qual é o certo para você. Enquanto estiver tomando medicamentos para baixar o colesterol, você ainda deve continuar com as mudanças no estilo de vida.
Algumas pessoas com hipercolesterolemia familiar (HF) podem receber um tratamento denominado aférese de lipoproteína. Este tratamento usa uma máquina de filtragem para remover o colesterol LDL do sangue. Em seguida, a máquina retorna o resto do sangue de volta para a pessoa.
NIH: National Heart, Lung, and Blood Institute