Autor: Janice Evans
Data De Criação: 24 Julho 2021
Data De Atualização: 13 Setembro 2024
Anonim
Principais sintomas da Retocolite Ulcerativa.
Vídeo: Principais sintomas da Retocolite Ulcerativa.

Contente

A colite ulcerosa é uma condição que causa inflamação do cólon ou de partes dele. Na colite ulcerosa do lado esquerdo, a inflamação ocorre apenas no lado esquerdo do cólon. Também é conhecido como colite ulcerativa distal.

Nesta forma de colite ulcerosa, a inflamação se estende do reto até a flexura esplênica. A flexura esplênica é o nome de uma curvatura no cólon, perto do baço. Ele está localizado no lado esquerdo do abdômen.

Outros tipos de colite ulcerosa incluem:

  • proctite, em que a inflamação é limitada ao reto
  • pancolite, que causa inflamação em todo o cólon

Geralmente, quanto mais seu cólon é afetado, mais sintomas você experimenta.

Sintomas de colite ulcerativa do lado esquerdo

A diarreia é o sintoma mais comum da colite ulcerosa. Às vezes, suas fezes também podem apresentar estrias de sangue.

Danos e irritação ao reto podem fazer com que você sinta que está constantemente precisando evacuar. No entanto, quando você vai ao banheiro, a quantidade de fezes geralmente é pequena.


Outros sintomas de colite ulcerosa incluem:

  • dor abdominal ou dor retal
  • febre
  • perda de peso
  • constipação
  • espasmos retais

Fezes com sangue podem ser um sinal de danos graves ao cólon. O sangue nas fezes pode ser vermelho brilhante ou escuro.

Se você vir sangue nas fezes, chame seu médico. Se houver mais do que uma pequena quantidade de sangue, procure atendimento médico de emergência.

Causas e fatores de risco

Os médicos não sabem exatamente o que causa a colite ulcerosa. Uma teoria é que é devido a uma doença auto-imune que causa inflamação no cólon.

Existem alguns fatores de risco associados à colite ulcerosa. Esses incluem:

  • história familiar de colite ulcerosa
  • história de infecção por salmonela ou campylobacter
  • vivendo em uma latitude mais alta (mais longe do equador)
  • vivendo em uma nação ocidental ou desenvolvida

Ter esses fatores de risco não significa que você terá colite ulcerosa. Mas isso significa que você tem um risco maior de desenvolver a doença.


Diagnosticando colite ulcerativa do lado esquerdo

Seu médico pode identificar o tipo de colite que você tem com um procedimento conhecido como endoscopia. Em uma endoscopia, eles usam câmeras iluminadas para visualizar o revestimento interno do cólon.

Seu médico pode identificar o grau de inflamação procurando por:

  • vermelhidão
  • edema
  • outras irregularidades no revestimento do cólon

Se você tiver colite do lado esquerdo, o revestimento do cólon começará a ficar normal novamente assim que o médico passar pela flexura esplênica.

Tratamento da colite ulcerosa do lado esquerdo

As recomendações de tratamento para a colite ulcerosa podem mudar dependendo de quanto do cólon foi afetado. No entanto, seu médico pode prescrever os seguintes tratamentos:

Medicamento 5-ASA

Um medicamento conhecido como ácido 5-aminossalicílico, ou 5-ASA, é um tratamento comum para a colite ulcerosa. Os medicamentos 5-ASA podem ser tomados por via oral ou aplicados topicamente. Eles podem reduzir a incidência de inflamação no intestino.


Verificou-se que a mesalamina tópica, uma preparação de 5-ASA, induz a remissão de cerca de 72 por cento das pessoas com colite do lado esquerdo em 4 semanas.

O 5-ASA também está disponível como supositório ou enema. Se você tem colite ulcerosa do lado esquerdo, seu médico provavelmente irá prescrever um enema. Um supositório não alcançaria o suficiente da área afetada.

Corticosteroides orais

Se seus sintomas não respondem ao 5-ASA, seu médico pode prescrever corticosteroides orais. Os corticosteroides orais podem reduzir a inflamação. Eles costumam ter sucesso quando tomados com medicamentos 5-ASA.

Produtos biológicos e imunomoduladores

Se seus sintomas forem moderados a graves, seu médico pode prescrever um medicamento biológico. Estes são anticorpos que têm como alvo proteínas inativas do sistema imunológico, conhecidas por causar inflamação da colite ulcerativa.

Eles são um tratamento de longo prazo que pode ajudar a prevenir crises.

As diretrizes atuais sugerem que as seguintes opções podem ser as mais eficazes:

  • infliximab (Remicade)
  • vedolizumab (Entyvio)
  • ustekinumab (Stelara)

Outro tipo de medicamento, conhecido como imunomoduladores, também pode ajudar. Um médico pode prescrever isso junto com outras opções. Eles incluem:

  • metotrexato
  • 5-ASA
  • tiopurina

O tratamento de longo prazo pode reduzir o risco de crises e diminuir a necessidade de medicamentos esteróides, que podem ter efeitos adversos.

Hospitalização

Em casos raros e graves, você pode precisar de hospitalização para tratar seus sintomas. Se você for hospitalizado, pode receber esteróides intravenosos (IV) ou outros medicamentos IV que podem ajudar a estabilizar sua condição.

Às vezes, seu médico pode recomendar a remoção da parte afetada do cólon. Geralmente, isso é recomendado apenas se você tiver sangramento intenso ou se a inflamação tiver causado um pequeno orifício no cólon.

Tratamentos naturais para ajudar a controlar os sintomas de UC

Mais pesquisas precisam ser feitas sobre os benefícios dos tratamentos e remédios naturais para a colite ulcerosa. Mas existem algumas opções que podem ajudá-lo a controlar a condição.

Esses incluem:

  • probióticos
  • acupuntura
  • açafrão
  • suplementos de grama de trigo

Converse com seu médico antes de iniciar qualquer um desses tratamentos para ter certeza de que são seguros e adequados para você.

Compartilhado

Taxa de filtração glomerular

Taxa de filtração glomerular

A taxa de filtração glomerular (TFG) é um te te u ado para verificar o funcionamento do rin . E pecificamente, ele e tima quanto angue pa a pelo glomérulo a cada minuto. O glom...
Injeção de diidroergotamina e spray nasal

Injeção de diidroergotamina e spray nasal

Não tome diidroergotamina e e tiver tomando algum do eguinte medicamento : antifúngico como itraconazol ( poranox) e cetoconazol (Nizoral); Inibidore da protea e do HIV, tai como indinavir (...