O que causa tremores nas pernas?
Contente
- 1. Síndrome das pernas inquietas (RLS)
- 2. Genética
- 3. Concentração
- 4. Tédio
- 5. Ansiedade
- 6. Cafeína e outros estimulantes
- 7. Álcool
- 8. Medicação
- 9. Hipertireoidismo
- 10. TDAH
- 11. Doença de Parkinson
- 12. Esclerose múltipla (EM)
- 13. Danos nervosos
- Tipos de tremores
- Opções de tratamento
- Quando ver seu médico
Isso é motivo de preocupação?
Um tremor incontrolável nas pernas é denominado tremor. Tremer nem sempre é motivo de preocupação. Às vezes, é simplesmente uma resposta temporária a algo que está estressando você, ou não há uma causa óbvia.
Quando uma condição está causando tremores, você geralmente terá outros sintomas. Aqui está o que observar e quando consultar o seu médico.
1. Síndrome das pernas inquietas (RLS)
Tremores podem ser parecidos com RLS. As duas condições não são iguais, mas é possível ter tremores e RLS juntos.
Um tremor é simplesmente um tremor na perna ou em outra parte do corpo. Mover o membro afetado não alivia o tremor.
Por outro lado, a RLS faz você sentir uma necessidade incontrolável de mover as pernas. Freqüentemente, esse sentimento surge à noite e pode roubar seu sono.
Além de tremer, a SPI causa uma sensação de formigamento, latejamento ou coceira nas pernas. Você pode aliviar a sensação de agitação movendo-se.
2. Genética
Um tipo de tremor denominado tremor essencial pode ser transmitido de forma familiar. Se sua mãe ou seu pai tem uma mutação genética que causa tremor essencial, você tem uma grande chance de contrair essa doença mais tarde na vida.
O tremor essencial geralmente afeta as mãos e os braços. Com menos frequência, as pernas também podem tremer.
Os cientistas ainda não descobriram quais genes causam tremor essencial. Eles acreditam que uma combinação de algumas mutações genéticas e exposições ambientais pode aumentar o risco de desenvolver essa condição.
3. Concentração
Algumas pessoas balançam o pé ou a perna inconscientemente enquanto se concentram em uma tarefa - e isso pode servir a um propósito útil.
Pesquisas em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) sugerem que movimentos repetitivos melhoram a concentração e a atenção.
O tremor pode ajudar a distrair a parte do seu cérebro que está entediada. Com essa parte do cérebro ocupada, o resto do cérebro pode se concentrar na tarefa em mãos.
4. Tédio
Tremer as pernas também pode sinalizar que você está entediado. O tremor libera a tensão que é armazenada quando você é forçado a se sentar durante uma longa palestra ou uma reunião enfadonha.
O salto constante da perna também pode ser um tique motor. Os tiques são movimentos rápidos e incontroláveis que proporcionam uma sensação de alívio.
Alguns tiques são temporários. Outros podem ser sinais de um distúrbio crônico como a síndrome de Tourette, que também inclui tiques vocais.
5. Ansiedade
Quando você está ansioso, seu corpo entra no modo lutar ou fugir. Seu coração bombeia sangue extra para seus músculos, preparando-os para correr ou se envolver. Sua respiração fica mais rápida e sua mente fica mais alerta.
Hormônios como a adrenalina alimentam a reação de luta ou fuga. Esses hormônios também podem deixá-lo trêmulo e nervoso.
Junto com tremores, a ansiedade pode desencadear sintomas como:
- um coração batendo forte
- náusea
- respiração instável
- suando ou calafrios
- tontura
- uma sensação de perigo iminente
- fraqueza geral
6. Cafeína e outros estimulantes
A cafeína é um estimulante. Uma xícara de café pode acordar de manhã e fazer você se sentir mais alerta. Mas beber muito pode deixá-lo nervoso.
A quantidade recomendada de cafeína é de 400 miligramas por dia. Isso equivale a três ou quatro xícaras de café.
Drogas estimulantes chamadas anfetaminas também causam tremores como efeito colateral. Alguns estimulantes tratam o TDAH e a narcolepsia. Outros são vendidos ilegalmente e usados para fins recreativos.
Outros sintomas de cafeína ou sobrecarga de estimulantes incluem:
- um batimento cardíaco rápido
- insônia
- inquietação
- tontura
- suando
7. Álcool
O consumo de álcool altera os níveis de dopamina e outras substâncias químicas no cérebro.
Com o tempo, seu cérebro se acostuma com essas mudanças e fica mais tolerante aos efeitos do álcool. É por isso que as pessoas que bebem muito devem beber quantidades cada vez maiores de álcool para produzir os mesmos efeitos.
Quando alguém que bebe muito de repente para de usar álcool, pode desenvolver sintomas de abstinência. Os tremores são um sintoma de abstinência.
Outros sintomas de abstinência de álcool incluem:
- náusea
- vomitando
- ansiedade
- dor de cabeça
- um batimento cardíaco rápido
- irritabilidade
- confusão
- insônia
- pesadelos
- alucinações
- apreensões
Se você ou alguém que você conhece está apresentando sintomas graves de abstinência do álcool, procure atendimento médico.
8. Medicação
O tremor é um efeito colateral de drogas que afetam o sistema nervoso e os músculos.
Os medicamentos que causam tremores incluem:
- medicamentos broncodilatadores para asma
- antidepressivos, como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs)
- medicamentos antipsicóticos chamados neurolépticos
- medicamentos para transtorno bipolar, como lítio
- medicamentos de refluxo, como metoclopramida (Reglan)
- corticosteróides
- epinefrina e norepinefrina
- drogas para perder peso
- medicamentos para a tireóide (se você tomar muito)
- medicamentos anticonvulsivantes, como divalproato de sódio (Depakote) e ácido valpróico (Depakene)
A interrupção do medicamento também deve interromper a agitação. No entanto, você nunca deve interromper os medicamentos prescritos sem a aprovação do seu médico.
Seu médico pode explicar como se livrar da medicação, se necessário, e prescrever um medicamento alternativo.
9. Hipertireoidismo
Uma glândula tireoide hiperativa (hipertireoidismo) pode causar tremores. A glândula tireóide produz hormônios que regulam o metabolismo do seu corpo. Muitos desses hormônios fazem seu corpo acelerar.
Outros sintomas incluem:
- um batimento cardíaco rápido
- aumento do apetite
- ansiedade
- perda de peso
- sensibilidade ao calor
- mudanças nos períodos menstruais
- insônia
10. TDAH
O TDAH é um distúrbio cerebral que torna difícil ficar parado e prestar atenção. Pessoas com essa condição têm um ou mais destes três tipos de sintomas:
- dificuldade em prestar atenção (desatenção)
- agindo sem pensar (impulsividade)
- superatividade (hiperatividade)
Tremer é um sintoma de hiperatividade. Pessoas hiperativas também podem:
- tem dificuldade em ficar parado ou esperar sua vez
- correr muito
- fale constantemente
11. Doença de Parkinson
O Parkinson é uma doença cerebral que afeta os movimentos. É causado por danos às células nervosas que produzem a dopamina. A dopamina normalmente mantém os movimentos suaves e coordenados.
Tremer nas mãos, braços, pernas ou cabeça é um sintoma comum da doença de Parkinson.
Outros sintomas incluem:
- caminhada lenta e outros movimentos
- rigidez dos braços e pernas
- equilíbrio prejudicado
- má coordenação
- dificuldade em mastigar e engolir
- dificuldade em falar
12. Esclerose múltipla (EM)
A EM é uma doença que danifica a cobertura protetora dos nervos do cérebro e da medula espinhal. Danos a esses nervos interrompem a transmissão de mensagens de e para o cérebro e o corpo.
Os sintomas de EM que você tem dependem de quais nervos estão danificados. Danos aos nervos que controlam o movimento muscular (nervos motores) podem causar tremores.
Outros sintomas podem incluir:
- dormência ou fraqueza em um lado do corpo
- visão dupla
- perda de visão
- sensações de formigamento ou choque elétrico
- fadiga
- tontura
- fala arrastada
- problemas de bexiga ou intestino
13. Danos nervosos
Danos nos nervos que controlam o movimento muscular podem fazer você tremer. Uma série de condições causam danos aos nervos, incluindo:
- diabetes
- em
- tumores
- lesões
Outros sintomas de lesão nervosa incluem:
- dor
- dormência
- uma sensação de alfinetes e agulhas ou formigamento
- queimando
Tipos de tremores
Os médicos classificam os tremores por sua causa e como eles afetam as pessoas.
- Tremores essenciais. Este é um dos tipos mais comuns de distúrbios do movimento. O tremor geralmente afeta os braços e as mãos, mas qualquer parte do corpo pode tremer.
- Tremores distônicos. Esse tremor afeta pessoas com distonia, uma condição na qual mensagens defeituosas do cérebro fazem os músculos reagirem exageradamente. Os sintomas variam de tremores a posturas incomuns.
- Tremores cerebelares. Esses tremores envolvem movimentos lentos em um lado do corpo. O tremor começa depois que você inicia um movimento, como se fosse apertar a mão de alguém. Os tremores cerebelares são causados por um derrame, tumor ou outra condição que danifica o cerebelo.
- Tremores psicogênicos. Este tipo de tremor começa repentinamente, geralmente durante períodos estressantes. Geralmente envolve braços e pernas, mas pode afetar qualquer parte do corpo.
- Tremores fisiológicos. Todo mundo treme um pouco quando se move ou permanece em uma pose por um tempo. Esses movimentos são perfeitamente normais e geralmente pequenos demais para serem notados.
- Tremores parkinsonianos. O tremor é um sintoma da doença de Parkinson. O tremor começa enquanto você está em repouso. Pode afetar apenas um lado do corpo.
- Tremores ortostáticos. Pessoas com tremores ortostáticos experimentam um tremor muito rápido nas pernas quando se levantam. Sentar alivia o tremor.
Opções de tratamento
Alguns tremores são temporários e não relacionados a uma condição subjacente. Esses tremores normalmente não requerem tratamento.
Se o tremor persistir, ou se você estiver apresentando outros sintomas, pode estar relacionado a uma condição subjacente. Nesse caso, o tratamento depende da condição que está causando o tremor.
Seu médico pode recomendar:
- Praticar técnicas de gerenciamento de estresse. A respiração profunda, o relaxamento muscular progressivo e a meditação podem ajudar a controlar os tremores causados pelo estresse e pela ansiedade.
- Evitando gatilhos. Se a cafeína desencadeia a agitação, evitar café, chá, refrigerantes, chocolate e outros alimentos e bebidas que a contenham pode interromper o sintoma.
- Massagem. Uma massagem pode ajudar a aliviar o estresse. A pesquisa também sugere que pode ajudar a tratar tremores causados por tremores essenciais e.
- Alongamento. Yoga - um programa de exercícios que combina respiração profunda com alongamentos e posturas - pode ajudar a controlar os tremores em pessoas com doença de Parkinson.
- Medicamento. Tratar a doença subjacente ou tomar um medicamento como anticonvulsivante, beta-bloqueador ou tranqüilizante pode ajudar a acalmar os tremores.
- Cirurgia. Se outros tratamentos não estiverem funcionando, seu médico pode recomendar estimulação cerebral profunda ou outra cirurgia para aliviar os tremores.
Quando ver seu médico
Tremores ocasionais na perna provavelmente não são motivo de preocupação. Mas se o tremor for constante e interferir no seu dia a dia, consulte o seu médico.
Consulte também o seu médico se algum destes sintomas ocorrer juntamente com tremores:
- confusão
- dificuldade em ficar em pé ou andar
- dificuldade em controlar sua bexiga ou intestinos
- tontura
- perda de visão
- perda de peso repentina e inexplicável