Autor: Carl Weaver
Data De Criação: 1 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 28 Junho 2024
Anonim
WILLIAN ARÃO FORA DO MENGÃO? | CLIMA QUENTE NO FLAMENGO | MERCADO DA BOLA | NOTÍCIAS DO MENGÃO
Vídeo: WILLIAN ARÃO FORA DO MENGÃO? | CLIMA QUENTE NO FLAMENGO | MERCADO DA BOLA | NOTÍCIAS DO MENGÃO

Contente

Você sabe que fumar é praticamente a pior coisa que você pode fazer ao seu corpo - de dentro para fora, o tabaco é simplesmente horrível para a sua saúde. Mas quando alguém abandona o hábito para sempre, o quanto ele pode "desfazer" no que diz respeito a esses efeitos colaterais mortais? Bem, um novo estudo publicado em um jornal da American Heart Association, Circulação: Genética Cardiovascular, está lançando luz sobre a pegada de fumo de longo prazo ... e tbh, não é ótimo.

Os pesquisadores analisaram quase 16.000 amostras de sangue de fumantes, ex-fumantes e não fumantes. Eles descobriram que a fumaça do tabaco estava associada a danos à superfície do DNA - mesmo para pessoas que pararam de fumar décadas antes.

"Nosso estudo encontrou evidências convincentes de que fumar tem um impacto duradouro em nossa maquinaria molecular, um impacto que pode durar mais de 30 anos", disse o principal autor do estudo, Roby Joehanes, Ph.D. O estudo analisou especificamente a metilação do DNA, um processo pelo qual as células têm algum controle sobre a atividade do gene, afetando, por sua vez, o funcionamento dos genes. Esse processo é uma das maneiras pelas quais a exposição ao tabaco pode predispor os fumantes ao câncer, osteoporose e doenças pulmonares e cardiovasculares.


Embora os resultados sejam desanimadores, o autor do estudo disse que vê um lado positivo em suas descobertas: essa nova percepção pode ajudar os pesquisadores a desenvolver tratamentos que visem esses genes afetados e talvez até mesmo prevenir algumas doenças relacionadas ao fumo.

Só nos EUA, estima-se que 40 milhões de adultos fumam cigarros atualmente, de acordo com dados do CDC de 2014. (Só podemos esperar que o número tenha continuado a diminuir desde então.) O tabagismo também é a principal causa de doenças evitáveis ​​e morte - mais do que 16 milhões de americanos vivem com doenças relacionadas ao fumo. (Fumantes sociais ouçam: o cigarro da noite das garotas não é um hábito inofensivo.)

"Embora isso enfatize os efeitos residuais de longo prazo do fumo, a boa notícia é que quanto mais cedo você puder parar de fumar, melhor para você", disse a autora do estudo Stephanie London, M.D., vice-chefe do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental. Joehanes afirma, explicando que assim que as pessoas pararam de fumar, a maioria dos sites de DNA em questão voltou aos níveis de "'nunca fumei' depois de cinco anos, o que significa que seu corpo está tentando se curar dos impactos nocivos do fumo do tabaco".


Leia: Nunca é tarde para parar.

Revisão para

Propaganda

Popular

Medicamentos tópicos, injetáveis ​​e orais para a psoríase em placas: o que você precisa saber

Medicamentos tópicos, injetáveis ​​e orais para a psoríase em placas: o que você precisa saber

Como alguém que vive com poríae em placa, você tem muita opçõe de tratamento. A maioria da peoa começa com tratamento tópico, como creme ou pomada com corticoter...
O que causa dor nas pernas na endometriose e como é tratado?

O que causa dor nas pernas na endometriose e como é tratado?

A endometrioe é uma condição crônica que ocorre quando o tecido celular endometrial - a célula que crecem e e deprendem como parte do eu ciclo mentrual - e acumulam em locai q...