O que causa descarga vaginal excessiva ou excessiva?
Contente
- Isso é motivo de preocupação?
- 1. Você está ovulando
- 2. Você está excitado
- 3. Você está estressado ou está lidando com outro desequilíbrio hormonal
- 4. Você está tendo uma reação alérgica
- 5. Você está tomando antibióticos
- 6. Você esqueceu um tampão ou perdeu um preservativo acidentalmente
- 7. Você tem um dispositivo intra-uterino (DIU)
- 8. Você usa controle de natalidade hormonal
- 9. Você está mostrando sinais precoces de gravidez
- 10. você está amamentando
- 11. Você está mostrando sinais de uma infecção por fungos
- 12. Você está mostrando sinais de vaginose bacteriana
- 13. Você está mostrando sinais de uma infecção sexualmente transmissível (DST)
- Quando a alta é considerada saudável?
- Dicas para gerenciamento
- Quando consultar um médico
Isso é motivo de preocupação?
O corrimento vaginal intenso nem sempre é motivo de preocupação. Tudo, desde a excitação até a ovulação, pode afetar a quantidade de descarga que você produz ao longo do seu ciclo menstrual.
No entanto, existem alguns casos em que o corrimento vaginal excessivo pode ser um sintoma de uma condição subjacente. Se você estiver com outros sintomas incomuns, talvez seja hora de marcar uma consulta com seu médico. Aqui estão 13 sinais e sintomas a serem observados.
1. Você está ovulando
A descarga aumenta no meio do seu ciclo menstrual - por volta do dia 14 - enquanto seu corpo se prepara para liberar um óvulo do ovário. À medida que a ovulação se aproxima, sua descarga pode se tornar mais úmida, clara e elástica do que antes.
Depois que o ovo é liberado, a descarga pode diminuir e ficar turva ou espessa. Outros sintomas da ovulação incluem aumento da temperatura corporal basal, dor abdominal unilateral (mittelschmerz) e manchas.
2. Você está excitado
Quando você é excitada, os vasos sanguíneos nos órgãos genitais dilatam. Como resultado, a vagina libera fluido como lubrificação, molhando as paredes e aumentando a descarga. Você pode até notar essa umidade na entrada da vagina.
Outros sinais de excitação incluem inchaço da vulva, respiração acelerada e pulsação e rubor no peito e pescoço.
3. Você está estressado ou está lidando com outro desequilíbrio hormonal
Desequilíbrios hormonais devido ao estresse ou outras condições de saúde, como a síndrome do ovário policístico (SOP), também podem causar aumentos no corrimento vaginal.
A SOP afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva. Enquanto algumas mulheres experimentam menos corrimento vaginal, outras relatam ter mais. Outros sintomas incluem qualquer coisa, desde excesso de pêlos faciais e corporais e ganho de peso a períodos irregulares e infertilidade.
4. Você está tendo uma reação alérgica
Assim como em outras partes do corpo, a reação alérgica é possível dentro ou ao redor da vagina. Ofensores comuns incluem coisas como produtos de limpeza, duchas, brinquedos sexuais, roupas e até papel higiênico.
Além do excesso de descarga, você pode enfrentar:
- coceira
- vermelhidão
- dor durante o sexo ou micção
5. Você está tomando antibióticos
Os antibióticos podem ajudar com várias doenças, mas também podem prejudicar o equilíbrio de bactérias na vagina. Isso pode levar a uma infecção por fungos, geralmente caracterizada por um aumento na secreção aquosa ou semelhante ao queijo cottage.
Você também pode experimentar:
- coceira
- erupção cutânea
- dor ou dor
- ardor durante o sexo ou micção
6. Você esqueceu um tampão ou perdeu um preservativo acidentalmente
Esquecer um tampão não é tão incomum quanto você pensa. Por exemplo, você pode colocar um novo tampão antes de retirar o anterior. Ou você pode simplesmente esquecer um se o seu fluxo for leve, como no final do seu período.
Também não é inédito perder um preservativo na vagina.
Em ambos os casos, você pode ter uma descarga excessiva e fedorenta em uma variedade de cores, de amarelo a verde ou rosa a marrom. Outros sintomas incluem:
- febre
- coceira
- dor durante o sexo ou micção
- erupção cutânea ou inchaço ao redor da vagina
7. Você tem um dispositivo intra-uterino (DIU)
Um DIU é um tipo de dispositivo contraceptivo inserido no útero.
Embora um DIU seja eficaz na prevenção da gravidez a longo prazo, ainda é um objeto estranho e pode irritar tecidos sensíveis. Algumas pessoas relatam, de maneira anedótica, qualquer coisa, desde o marrom até o aguado e o fedorento com DIU.
Embora uma variação na alta possa ser normal, algumas alterações podem ser um sinal de infecção. Consulte um médico se tiver:
- descarga amarela, verde ou cinza
- odor desagradável persistente
- inchaço ao redor da abertura vaginal ou vulva
- dor ou sensibilidade ao redor da abertura vaginal ou vulva
8. Você usa controle de natalidade hormonal
O controle de natalidade hormonal pode ter algumas vantagens importantes, como proteger contra a gravidez e ajudar a tratar períodos pesados, acne e cistos. No entanto, você pode experimentar certos efeitos colaterais que não são tão agradáveis. Isso inclui um aumento no corrimento vaginal enquanto seus hormônios se ajustam.
Você também pode experimentar:
- dores de cabeça
- náusea
- seios sensíveis
- mudanças na libido
9. Você está mostrando sinais precoces de gravidez
Quase todas as pessoas experimentam um aumento no corrimento vaginal com a gravidez. Ajuda a proteger o feto contra infecções que podem subir na vagina e no útero. Sua descarga também pode ser fina e clara ou de cor branca.
Outros sintomas da gravidez precoce incluem:
- menstruação perdida
- seios sensíveis
- náusea
- fadiga
- aumento da micção
10. você está amamentando
Lóquios é um tipo de corrimento vaginal que pode ocorrer nas semanas após o parto.
Quando você amamenta, essa descarga pode aumentar de volume. Geralmente começa como um sangramento vermelho escuro e depois muda para um rosa aquoso ou marrom antes de diminuir gradualmente em uma cor amarela cremosa.
Lochia geralmente para de quatro a seis semanas após o nascimento do bebê. No entanto, as mulheres nos estágios mais avançados da amamentação relatam anedoticamente uma alta descarga de textura variável.
11. Você está mostrando sinais de uma infecção por fungos
Levedura infecções afetam até 75 por cento das mulheres de uma vez ou outra. Você pode desenvolver uma infecção como resultado de:
- antibióticos
- sistema imunológico fraco
- açúcar elevado no sangue
- roupas apertadas ou sintéticas
Além do excesso de descarga, você pode enfrentar:
- descarga espessa
- descarga aquosa
- coceira
- vermelhidão
- dor durante o sexo ou micção
12. Você está mostrando sinais de vaginose bacteriana
A vaginose bacteriana é causada por um crescimento excessivo de bactérias na vagina. Isso pode levar à inflamação e a um aumento na descarga com cheiro de peixe de cor fina, cinza, verde ou branca. Outros sintomas incluem prurido na vagina ou ardor durante a micção.
Certas atividades, como ducha ou sexo sem proteção, podem aumentar o risco de desenvolver esse tipo de infecção.
13. Você está mostrando sinais de uma infecção sexualmente transmissível (DST)
DSTs como gonorréia e clamídia podem não apresentar sintomas a princípio. À medida que a infecção progride, você pode ter um corrimento vaginal fétido ou com mau cheiro ou até sangramento entre os períodos.
Outros sintomas de IST podem incluir:
- dor ou queimação ao urinar ou evacuar
- dor abdominal inferior
- dor durante a relação sexual
Se não tratada, as ISTs como gonorréia e clamídia podem levar a uma infecção mais séria dos órgãos reprodutivos denominada doença inflamatória pélvica (DIP) e até infertilidade.
Quando a alta é considerada saudável?
O que é considerado "saudável" depende de vários fatores, incluindo o seu:
- era
- ciclo menstrual
- atividade sexual
- medicações
- condições de saúde subjacentes
De um modo geral, a pessoa média produz cerca de uma colher de chá de descarga branca ou clara por dia. A textura pode variar de fina a grossa e escorregadia a cremosa. A cor pode variar de clara a branca ou esbranquiçada. O cheiro deve ser relativamente inodoro.
Você pode ter mais ou menos descarga dependendo de onde você está no seu ciclo. A ovulação é um período em que você verá muitas descargas claras ou escorregadias. Depois que o ovo é liberado, a quantidade de descarga diminui e se torna mais espessa e mais branca.
Você pode até sentir uma descarga que é vermelha escura ou marrom nos dias após o período menstrual, à medida que o sangue continua saindo do útero.
Desde que sua descarga esteja dentro desses limites, é provável que seja normal ou considerada "saudável". Dito isto, sempre que houver uma grande mudança na alta ou tiver outros sintomas ou preocupações, é uma boa ideia conversar com um profissional de saúde.
Dicas para gerenciamento
Mesmo que o que você está vendo seja considerado normal, pode ser uma fonte de desconforto. Você poderá minimizar o impacto se:
- Use calças justas quando estiver com alta descarga. Eles podem proteger sua cueca e também ajudá-lo a se sentir mais seco durante o dia.
- Fique com cuecas de algodão para maior respirabilidade. O algodão também pode ajudar a prevenir infecções fúngicas em comparação com outros materiais, como o nylon, que retêm o calor mais rapidamente e promovem o crescimento do fermento.
- Limpe da frente para trás ao usar o banheiro. Isso pode reduzir o risco de certas infecções.
- Opte por produtos de limpeza sem perfume para reduzir o risco de irritação. O Sliquid Splash Gentle Wash Feminino é uma escolha popular isenta de glicerina e parabenos, bem como formulada especificamente para o equilíbrio do pH vaginal. Em geral, é melhor evitar duchas ou usar sabão dentro da vagina. Em vez disso, você deve limpar suavemente a área externa (vulva) e enxaguar bem com água para manter o tecido saudável.
Quando consultar um médico
A menos que você esteja com outros sintomas incomuns, o corrimento vaginal intenso geralmente não é motivo de preocupação. Muitas vezes flutua dependendo de onde você está no seu ciclo menstrual.
Você deve consultar um médico ou outro profissional de saúde se tiver:
- dor
- coceira
- erupções cutâneas
- feridas
- febre
- odor incomum
- descarga amarela, verde ou cinza
- sangramento incomum, especialmente entre os períodos menstruais