O que significa uma baixa diferença de ânion?
Contente
- Visão geral
- Sintomas de um desequilíbrio eletrolítico
- Lacuna aniônica alta
- Causas potenciais e diagnóstico de um gap aniônico baixo
- Erro de laboratório
- Hipoalbuminemia
- Gamopatia monoclonal e policlonal
- Outros fatores
- Como é tratado?
- Quais são as perspectivas?
Visão geral
O gap aniônico é um valor calculado usando os resultados de um exame de sangue por eletrólito.
Eletrólitos são elementos e compostos que ocorrem naturalmente no corpo e controlam importantes funções fisiológicas. Cálcio, cloreto, magnésio e sódio, entre outros, são eletrólitos.
Os eletrólitos têm uma carga elétrica - alguns são positivos e outros negativos. Eles ajudam a controlar o equilíbrio de ácidos e bases em seu corpo.
O valor do gap aniônico é a diferença entre os eletrólitos carregados negativamente e positivamente. Se o valor calculado para o gap aniônico for muito alto ou muito baixo, pode ser um sinal de um distúrbio.
Sintomas de um desequilíbrio eletrolítico
Se o seu médico suspeitar que você tem um desequilíbrio eletrolítico no sangue, ele solicitará um exame de sangue com anion gap.
Os sintomas podem incluir:
- falta de ar
- náusea ou vômito
- edema (acumulação de líquido)
- batimento cardíaco anormal
- fraqueza
- confusão
Lacuna aniônica alta
O valor da diferença aniônica é relatado em unidades de miliequivalentes por litro (mEq / L). Os resultados normais geralmente caem entre 3 e 10 mEq / L. No entanto, os intervalos normais podem variar de acordo com o laboratório.
Um alto valor de gap aniônico significa que seu sangue é mais ácido do que o normal. Pode indicar que você tem acidose. As condições que podem causar acidose (e, portanto, um alto valor de gap aniônico) incluem:
- cetoacidose diabética, uma condição que requer atenção médica imediata
- sobredosagem de salicilatos, como aspirina
- uremia (uréia no sangue)
- envenenamento por etileno glicol (anticongelante)
Causas potenciais e diagnóstico de um gap aniônico baixo
Ter um valor baixo de gap aniônico é muito raro. As causas mais comuns de baixos resultados de gap aniônico podem incluir o seguinte.
Erro de laboratório
Se o seu teste indicar um valor baixo do hiato aniônico, seu médico poderá solicitar um segundo teste para explicar o erro do laboratório.
Como o gap aniônico é calculado a partir dos resultados do painel de eletrólitos, é necessária uma medição precisa dos eletrólitos individuais. Uma revisão publicada constatou que dos 67.000 cálculos de hiato aniônico, um hiato aniônico baixo foi calculado em menos de 1% do tempo. Dentro dessa pequena porcentagem, mais de 90% dos resultados foram devidos a erros de laboratório no cálculo de um dos valores de eletrólitos.
Hipoalbuminemia
Hipoalbuminemia significa que existem baixos níveis de uma proteína (albumina) no sangue. A albumina é uma das proteínas mais abundantes em circulação; portanto, uma queda no nível dessa proteína afetaria o hiato aniônico.
Se o seu médico suspeitar de hipoalbuminemia, ele pode solicitar um exame de sangue para avaliar os níveis de albumina no seu sangue.
A albumina abaixo do normal pode ser causada pelas seguintes condições:
- doença hepática, como cirrose
- doença renal
- infecção
- queimaduras
- Câncer
- hipotireoidismo
Gamopatia monoclonal e policlonal
Esta condição refere-se a uma superabundância de proteínas (imunoglobulinas) no sangue. As imunoglobulinas, também conhecidas como anticorpos, desempenham um papel crítico em seu sistema imunológico. Existem muitos tipos de imunoglobulinas, mas um tipo, chamado IgG, é carregado positivamente. Às vezes, a superprodução de IgG pode levar a um baixo valor de gap aniônico.
Gamopatias monoclonais podem estar associadas a condições como mieloma múltiplo. As gamopatias policlonais são frequentemente associadas a várias doenças inflamatórias.
O seu médico pode solicitar um exame de sangue para avaliar os níveis de imunoglobulinas no seu sangue. Eles também podem solicitar um teste de eletroforese de proteínas no soro ou na urina para ajudar a monitorar e diagnosticar sua condição.
Outros fatores
Existem algumas causas mais raras de gap aniônico baixo. Esses incluem:
- Intoxicação por brometo. O brometo está presente em alguns medicamentos sedativos, medicamentos para miastenia gravis e alguns medicamentos à base de plantas. Altas concentrações de brometo podem levar a sintomas neurológicos ou dermatológicos. Embora carregado negativamente, o brometo pode interferir no cálculo do cloreto. Isso afeta o cálculo do gap aniônico e fornece um resultado falsamente baixo do gap aniônico.
- Lítio. O lítio é carregado positivamente e às vezes é prescrito para o tratamento do transtorno bipolar. Em altas concentrações, pode diminuir o gap aniônico.
- Aumento de outros íons carregados positivamente. Um grande aumento em outros íons carregados positivamente, como cálcio e magnésio, também pode diminuir a fenda aniônica.
Como é tratado?
O tratamento do gap aniônico baixo é focado no tratamento da causa subjacente.
Se os resultados de seu teste voltarem indicando uma lacuna aniônica baixa, seu médico poderá repetir o teste para explicar os erros de laboratório. Uma vez confirmado um gap aniônico baixo, seu médico solicitará testes adicionais para determinar a causa subjacente do resultado.
Se você estiver tomando medicação que pode levar a um hiato aniônico baixo, como lítio ou medicação que contém brometo, converse com seu médico sobre o ajuste da dose, se possível.
Quais são as perspectivas?
Se você procurar e receber o tratamento necessário para a causa subjacente, as chances de ter um baixo hiato aniônico são boas. Após o tratamento adequado, seu valor de hiato aniônico deve normalizar.