A doença de Lyme pode simular ou causar artrite reumatóide?
Contente
- Visão geral
- Doença de Lyme vs. artrite reumatóide
- Lima
- RA
- Um olhar mais atento: fatores de risco
- Riscos de Lyme
- Lyme como um risco de AR
- Riscos de AR
- Um olhar mais atento: sintomas
- Sintomas de Lyme
- Sintomas de AR
- Como saber a diferença
- Como eles são tratados
- Lyme e artrite de Lyme
- RA
- Quando consultar seu médico
- Lima
- RA
Visão geral
Às vezes, a doença de Lyme pode ser confundida com outras condições, como a artrite reumatóide (AR). Tanto a doença de Lyme quanto a AR podem se tornar debilitantes se não tratadas.
Quando tratados, os sintomas da artrite de Lyme geralmente desaparecem. Por outro lado, o tratamento da AR pode retardar a progressão da doença, mas não curá-la.
Como você pode dizer qual deles você tem? Em resumo:
- Se os sintomas da artrite estiverem em uma articulação e intermitentes, pode ser Lyme.
- Se a sua artrite estiver nas articulações dos dois lados do corpo e ocorrer dor e rigidez todas as manhãs, pode ser AR. Ter fatores de risco para a AR torna mais provável o diagnóstico de AR.
Doença de Lyme vs. artrite reumatóide
Lima
A doença de Lyme tem uma causa conhecida. É transmitido pelas bactérias em forma de espiral Borrelia burgdorferi, que é transportada por carrapatos de pernas pretas.
É difícil diagnosticar Lyme porque sua ampla gama de sintomas imita os de muitas outras doenças.
Se tratado precocemente com antibióticos, pode ser curado. Se Lyme não for diagnosticada e tratada com atraso, os sintomas podem se tornar muito piores, embora ainda sejam tratáveis.
RA
A causa da AR não é conhecida. É uma doença inflamatória crônica que afeta o revestimento das articulações e é considerada uma doença auto-imune sistêmica.
A AR resulta em danos à sua cartilagem e ossos que podem piorar progressivamente se não forem diagnosticados e tratados precocemente. O dano é irreversível. O tratamento inclui medicamentos anti-inflamatórios e às vezes antibióticos.
Um olhar mais atento: fatores de risco
Riscos de Lyme
O fator de risco básico para a doença de Lyme é morar, trabalhar ou visitar uma área onde há veados e carrapatos.
Cerca de 60% das pessoas com Lyme não tratada desenvolvem artrite. Para a maioria das pessoas, a artrite de Lyme desaparece quando é tratada com antibióticos. Mas em alguns casos, a artrite de Lyme não responde aos antibióticos. Um pequeno estudo descobriu que até um terço das pessoas com artrite de Lyme não respondem a antibióticos.
Além disso, algumas pessoas desenvolvem artrite pós-Lyme, incluindo artrite inflamatória como a AR. Um estudo de 2000 estimou que cerca de 10% dos adultos com artrite de Lyme desenvolvem artrite inflamatória que não responde a antibióticos.
O papel dos anticorpos inflamatórios na artrite e Lyme não é bem conhecido. Em um estudo francês de 2016 de 814 pessoas com artrite inflamatória recentemente diagnosticada, apenas 11,2% possuíam anticorpos IgM, que são um fator de risco para a AR.
Um estudo descobriu que 10 a 20 anos após a artrite de Lyme, mais de 50% das pessoas ainda tinham respostas positivas de anticorpos IgM ou IgG à bactéria Lyme. Um terço das pessoas com doença de Lyme precoce também teve respostas positivas de anticorpos após 10 a 20 anos.
Lyme como um risco de AR
Depois de ter Lyme, é um fator de risco para o desenvolvimento posterior de AR e outros tipos de artrite inflamatória, como artrite psoriática (APS) ou espondiloartrite periférica.
Em um estudo de 2016, cerca de um terço dos participantes que tiveram artrite de Lyme mais tarde desenvolveram uma artrite inflamatória como a AR.
Se você vir uma erupção cutânea de Lyme e for tratado imediatamente com um curso suficiente de antibióticos, é improvável que mais tarde você tenha artrite de Lyme. Mas muitas pessoas não vêem o carrapato, não têm erupção cutânea de Lyme e não são diagnosticadas.
Riscos de AR
Ter um alto nível de anticorpos IgM é um fator de risco para a AR. Essa presença desses anticorpos, conhecidos como fatores reumatóides (FR), pode resultar em uma resposta imune que ataca tecidos saudáveis. Os anticorpos IgM não são bem compreendidos e também são encontrados em pessoas com outras infecções.
Outro marcador para a AR é a presença de anticorpos anti-peptídeo citrulinado cíclico (anti-CCP) no sangue.
Fatores de risco específicos para AR incluem:
- Fumar. Este é um forte fator de risco para a AR, especialmente para AR mais grave.
- Obesidade. Isso é especialmente significativo em pessoas diagnosticadas com AR com menos de 55 anos.
- História familiar de doença autoimune.
- Sexo feminino. As mulheres têm duas a três vezes mais chances de desenvolver AR do que os homens.
- Exposição ocupacional a poeira e fibras.
- Genes. A AR não é herdada, mas você pode ter uma suscetibilidade genética que aumenta o risco de desenvolver AR.
- Hormônios. Fatores hormonais e ambientais, incluindo infecções e trauma, podem estar envolvidos.
É interessante que a ingestão moderada de álcool possa reduzir o risco de AR.
Um olhar mais atento: sintomas
Sintomas de Lyme
Os sintomas da artrite de Lyme incluem articulações doloridas, rígidas ou inchadas. Normalmente, apenas uma articulação é afetada - na maioria das vezes um joelho. Articulações, tendões ou bursas menores também podem ser afetados. A dor da artrite pode ser intermitente.
Lyme tem muitos outros sintomas além da artrite. Estes podem incluir:
- um olho de boi inicial ou erupção vermelha irregular
- fadiga
- sintomas como os da gripe
- suor noturno
- declínio cognitivo
- problemas neurológicos, como equilíbrio de problemas ou paralisia de Bell
- sensibilidade à luz
- doença cardíaca (cardite)
Sintomas de AR
Os primeiros sintomas da artrite reumatóide incluem:
- rigidez articular em ambos os lados do corpo, especialmente de manhã ou após inatividade
- articulações inchadas, sensíveis ou quentes
- menor envolvimento articular, como dedos das mãos e pés
- diminuição da amplitude de movimento
- fadiga
- perda de apetite
Cerca de 40% das pessoas com AR apresentam sintomas que não envolvem as articulações. A AR pode afetar seriamente seus olhos, pele, coração e pulmões.
Como saber a diferença
Lima | RA | |
Envolvimento conjunto | • Geralmente apenas de um lado • Articulações grandes envolvidas (na maioria das vezes um joelho) • Pode afetar mais de uma articulação | Geralmente mãos, pés e pulsos dos dois lados (bilateral) |
Outros sintomas | Muitos sintomas diversos que imitam os de outras doenças | Sensação geral de mal-estar |
Diagnóstico | • Testes padrão nem sempre são precisos • Freqüentemente é feito por sintomas e resposta a antibióticos | Pode ser difícil, especialmente quando há uma história de Lyme |
Duração dos sintomas | Intermitente e variável | Pode desaparecer e flare |
Dor | Leve a grave | • Leve a grave • Rigidez articular por mais de uma hora pela manhã |
Resposta antibiótica | Na maioria dos casos, os sintomas respondem | Às vezes, a AR responde a antibióticos, mas isso não é compreendido e não é aprovado pela FDA |
Envolvimento da infecção | Mordida de carrapato às vezes com coinfecções | Suspeito, mas não comprovado |
De outros | Pode ser grave se não for tratado | Os fatores de risco podem incluir tabagismo, uso hormonal exógeno, fatores reprodutivos, histórico familiar de doenças autoimunes e obesidade |
Como eles são tratados
Lyme e artrite de Lyme
O tratamento para Lyme é um curso de antibióticos por pelo menos um mês, se for notada uma picada de carrapato ou uma erupção cutânea de Lyme. Não é provável que a artrite de Lyme ocorra após a administração de antibióticos. Doxiciclina é geralmente o antibiótico inicial prescrito.
A artrite de Lyme às vezes é o primeiro sintoma de Lyme. Um curso de antibióticos geralmente esclarece os sintomas da artrite.
Os antibióticos podem ser administrados por via oral ou intravenosa, dependendo da gravidade dos sintomas de Lyme.
Quando a artrite de Lyme ocorre no estágio pós-infecção de Lyme, medicamentos anti-inflamatórios como o metotrexato podem ser usados.
RA
O tratamento padrão para a AR inclui agentes anti-inflamatórios, como:
- anti-inflamatórios não esteróides
- esteróides
- medicamentos anti-reumáticos modificadores de doenças convencionais ou biológicos (DMARDS)
Quando consultar seu médico
Tanto Lyme quanto RA têm um resultado melhor quanto mais cedo forem diagnosticados e tratados.
Lima
A maioria das pessoas não vê a erupção cutânea inicial de Lyme, e a diversidade de possíveis sintomas dificulta o diagnóstico. Se você tiver sintomas de artrite e puder ter sido picado por um carrapato, consulte seu médico para descartar Lyme. É melhor encontrar um médico que aceite Lyme.
RA
A AR também pode ser difícil de diagnosticar. Se suas articulações ficarem rígidas por uma hora ou mais depois de acordar, consulte seu médico. Pode ser RA.