Identificando e tratando o comportamento desadaptativo
Contente
- O que é comportamento desadaptativo?
- Psicologia desadaptativa
- Comportamento adaptativo e desadaptativo
- Exemplos de comportamento desadaptativo
- Prevenção
- Retirada
- Agressividade passiva
- Auto-mutilação
- Raiva
- Uso de substâncias
- Sonhar acordado desadaptativo
- O que é um comportamento sexualmente desadaptativo?
- O comportamento desadaptativo causa
- Trauma
- Distúrbios do desenvolvimento
- Comportamento desadaptativo e ansiedade
- Comportamento desadaptativo e autismo
- Quando ver um especialista
- Tratar comportamento desadaptativo
- Leve embora
O que é comportamento desadaptativo?
Comportamentos desadaptativos são aqueles que o impedem de se adaptar a circunstâncias novas ou difíceis. Eles podem começar após uma grande mudança de vida, doença ou evento traumático. Também poderia ser um hábito que você adquiriu em tenra idade.
Você pode identificar comportamentos inadequados e substituí-los por comportamentos mais produtivos. Caso contrário, eles podem levar a problemas emocionais, sociais e de saúde. Se as coisas estão fora de controle, há tratamento. Um terapeuta qualificado pode ajudá-lo a encontrar melhores maneiras de reagir aos desafios da vida.
Vamos explorar alguns tipos de comportamento desadaptativo e sinais de que você deve procurar tratamento.
Psicologia desadaptativa
Talvez você tenha se esforçado para evitar algo. Talvez você tenha saído de uma sala ou gritado no vazio. Todos nós já estivemos lá. Quando essa é sua única maneira de lidar com estressores, pode ser um problema.
O comportamento desadaptativo afeta pessoas de todas as idades e origens. A chave é reconhecê-lo e trabalhar para mudá-lo.
Comportamento adaptativo e desadaptativo
A vida raramente corre como o esperado. Quando nos deparamos com um obstáculo, podemos nos adaptar ou não. No momento, não é necessariamente uma escolha consciente. Pode ser uma reação temporária até que tenhamos uma chance de pensar sobre isso.
O comportamento adaptativo é escolher resolver um problema ou minimizar um resultado indesejado. Você pode fazer algo que não necessariamente quer fazer ou encontrar uma maneira de contornar isso. Você está se adaptando às circunstâncias.
Por exemplo, um leitor ávido que está perdendo a visão pode se adaptar aprendendo Braille ou comprando audiolivros. Eles encontram uma maneira de continuar gostando de livros.
O comportamento desadaptativo não seria reconhecer a perda de visão ou a necessidade de mudança. Parece fora de controle e doloroso pensar, então nenhuma ação é tomada. Eles acabam perdendo algo que gostam.
Exemplos de comportamento desadaptativo
Comportamentos desadaptativos como esses podem se tornar um padrão autodestrutivo:
Prevenção
Evitar uma ameaça ou desvincular-se do desagradável é geralmente a melhor jogada, especialmente para coisas temporárias sobre as quais você não tem controle. Quando você evita continuamente algo que não deve, é um comportamento desadaptativo.
Suponha que você tenha ansiedade social, mas seu trabalho exige que você se misture e se misture regularmente. Se você cria o hábito de fingir uma doença ou sair pela porta dos fundos depois de cinco minutos, não está resolvendo o problema.
Comportamentos adaptativos seriam procurar ajuda para a ansiedade social, experimentar a terapia de exposição ou encontrar um emprego mais adequado.
Outros comportamentos de prevenção incluem:
- não fazer contato visual durante a conversa
- falando muito baixinho ou nada
- sem fazer perguntas quando precisar de mais informações
Retirada
Não há nada errado com você, se você prefere um tempo a atividades sociais. Também não há nada errado em sair da festa para evitar esbarrar no seu ex.
Quando a prevenção é sua estratégia preferencial, você se afasta efetivamente da interação social. Considere o estudante universitário que usa videogame para evitar ingressar em clubes ou conhecer novas pessoas. Os jogos são uma distração e proporcionam alívio temporário da ansiedade.
A longo prazo, evitar não faz nada para melhorar as habilidades de enfrentamento. Os convites param de chegar, a ansiedade aumenta e o resultado é isolamento.
Agressividade passiva
A agressividade passiva é quando você expressa sentimentos negativos indiretamente, e não de frente. Você diz uma coisa, mas realmente significa outra. Seus verdadeiros sentimentos estão entrelaçados em suas ações.
Por exemplo, seu parceiro deseja ficar em casa e cancela sua reserva para o jantar. Você está ansioso há semanas, então isso o incomoda. Em vez de expressar decepção, você sorri e diz que está tudo bem.
Mais tarde, você está batendo portas e reclamando de coisas não relacionadas. Você está com raiva, mas não está mais perto de fazer entender seus sentimentos.
Auto-mutilação
Algumas pessoas lidam com eventos estressantes se machucando, como:
- cortar, arranhar ou queimar a pele
- Picking em crostas ou feridas
- arrancando cabelos, cílios ou sobrancelhas
- auto-bater ou bater a cabeça
- recusa em tomar os medicamentos necessários
Isso pode fornecer alívio temporário, mas apenas agrava os problemas e pode potencialmente prejudicar sua saúde.
Raiva
A raiva é uma emoção normal. A raiva que estimula você a ações construtivas é útil.
Não é útil se você costuma ficar com raiva ou com explosões de raiva. A raiva descontrolada não resolve problemas. Afasta os outros e prejudica sua capacidade de se comunicar de maneira eficaz.
A birra de uma criança se enquadra nessa categoria. A maioria das crianças acaba vendo que existem maneiras melhores de obter o resultado desejado.
Uso de substâncias
Seja álcool, drogas prescritas ou não prescritas, o uso de substâncias pode ser um tipo de comportamento de prevenção. É um problema quando você o usa para aliviar a ansiedade ou obliterar seus sentimentos.
Qualquer fuga da realidade é temporária, na melhor das hipóteses. Esse comportamento pode levar ao vício emocional e físico, criando um novo conjunto de problemas.
Sonhar acordado desadaptativo
Sonhar acordado é geralmente um passatempo saudável. Liberta a mente e ajuda a resolver problemas. Estima-se que a pessoa média tenha centenas de episódios de sonhar acordado por dia.
Sonhar acordado mal adaptado é quando você se envolve em uma extensa fantasia no lugar da interação ou participação humana na vida real. Esses devaneios podem durar horas e envolver enredos e personagens intricados que o fazem voltar atrás. Eles podem impedir você de encarar a realidade.
O que é um comportamento sexualmente desadaptativo?
Comportamento sexualmente não adaptativo refere-se a crianças, adolescentes ou adultos envolvidos em comportamentos sexuais que não são apropriados à idade ou têm consequências potencialmente perigosas. Isso pode incluir:
- ter relações sexuais desprotegidas em uma situação que exige isso
- agressão sexual
- fazendo coisas que você realmente não quer fazer
- colocando-se em situações inseguras
O comportamento desadaptativo causa
Há muitas razões pelas quais você pode formar um padrão de comportamento desadaptativo. Pode ser que você não tenha tido bons exemplos de comportamento adaptativo ou que uma vida caótica o tenha impedido de desenvolver boas habilidades de enfrentamento. Talvez uma doença crônica tenha te surpreendido. Talvez você não consiga identificar a causa.
Trauma
O abuso sexual na infância está ligado a danos pessoais, uso de substâncias e comportamento sexual inseguro. Comportamentos desadaptativos também podem surgir de traumas em adultos.
Distúrbios do desenvolvimento
Um pequeno estudo publicado em 2010 encontrou uma ligação entre distúrbios do sono e comportamento desadaptativo entre pessoas com atraso no desenvolvimento.
Comportamento desadaptativo e ansiedade
Pesquisas indicam que evitar é uma resposta comportamental desadaptativa ao medo e à ansiedade. O padrão de evitação, enquanto fornece alívio temporário, pode aumentar a ansiedade.
Comportamento desadaptativo e autismo
Comportamentos desadaptativos, incluindo agressão, desobediência e acessos de raiva, são comuns no transtorno do espectro autista. As razões não são claras.
Quando ver um especialista
Os sinais de que você deve procurar ajuda incluem:
- você está se machucando ou pensando nisso
- a vida está saindo de controle
- você está lidando com efeitos colaterais de trauma
- você tem muito estresse ou ansiedade
- você tem sinais de depressão
- seus relacionamentos estão sofrendo
Se você só precisa de alguém para ajudar a resolver seus sentimentos ou não tem certeza, pode fazer uma avaliação profissional. Aqueles que podem abordar o comportamento desadaptativo incluem:
- psiquiatras
- psicólogos
- trabalhadores sociais
- terapeutas
- conselheiros de dependência
- conselheiros de família e casamento
Tratar comportamento desadaptativo
Se você seguiu um padrão de comportamento desadaptativo, deu o primeiro passo ao reconhecê-lo. Agora você pode fazer um esforço consciente para mudar a maneira como reage às coisas.
Considere comportamentos alternativos e mais produtivos para substituir os desadaptativos. Será preciso alguma prática, por isso é importante não se esquivar.
Quaisquer condições, como dependência ou ansiedade, precisam ser tratadas com o profissional apropriado. Dependendo das circunstâncias, o tratamento pode incluir:
- aconselhamento sobre dependência
- controle de raiva
- terapia cognitiva comportamental
- Terapia exposta
- meditação
- técnicas de relaxamento e redução de estresse
- terapia de conversação
Leve embora
O comportamento desadaptativo é aquele que o impede de fazer ajustes que são do seu interesse. Prevenção, abstinência e agressão passiva são exemplos de comportamentos desadaptativos.
Depois de reconhecer esse padrão em sua vida, você pode trabalhar para encontrar comportamentos alternativos e começar a colocá-los em prática. Existem também várias terapias eficazes para tratar comportamentos desadaptativos e ajudá-lo a ganhar controle e melhorar sua qualidade de vida.