Margo Hayes é a jovem alpinista durona que você precisa conhecer

Contente

Margo Hayes foi a primeira mulher a escalar com sucesso La Rambla rota na Espanha no ano passado. O percurso é classificado como 5.15a em dificuldade - um dos quatro rankings mais avançados do esporte, e menos de 20 escaladores já venceram a parede (quase todos homens adultos). Hayes tinha 19 anos quando ela fez isso.
Se você visse Hayes esperando no aeroporto por um vôo para as montanhas da França, Espanha ou Colorado, por exemplo, você pode confundi-la com uma jovem bailarina. Com 5 pés e 5 polegadas de altura, ela é magra e tem um sorriso brilhante e animado. Mas vá apertar suas mãos cheias de bolhas e espancadas e você verá a verdadeira coragem de sua personalidade: Hayes é uma lutadora. Ela é apenas uma das atletas duras que irá inspirá-lo a começar a escalar.
“Comecei como ginasta quando era muito jovem e lidei com muitas lesões porque era magro e destemido”, diz Hayes. "Quando eu tinha talvez 11 anos, foi meu primeiro dia de volta à ginástica depois de me recuperar de uma lesão e senti dois metatarsos quebrarem (de novo) no meu pé. Não queria contar ao meu treinador ou ter que ficar de fora , então eu fui ao banheiro e enfiei meu pé no vaso sanitário para gelo, então voltei e continuei fazendo a aula. "
Essa determinação e paixão nunca desapareceram em Hayes, que apenas seis meses depois de fazer história em La Rambla tornou-se a primeira mulher a escalar Biografia, uma rota quase totalmente vertical na França. Apenas 13 pessoas no mundo o haviam escalado anteriormente. Essas duas realizações inacreditáveis em menos de um ano a ajudaram a conquistar o reconhecimento no American Alpine Club 2018 Climbing Awards, ganhando o prêmio Robert Hicks Bates para um jovem escalador com grande promessa.
“As mulheres estão subindo tão fortemente quanto os homens e logo as pessoas não vão prestar atenção à separação de gênero”, diz ela. "É isso que eu adoro na escalada - você não está segregado por gênero. Posso treinar com uma pessoa de 55 ou 20 anos, homem ou mulher, porque escalar não é apenas pura força física. Todos nós temos diferentes tipos de corpo e pontos fortes e você aprenderá a usar seus pontos fortes e melhorar suas fraquezas para encontrar seu próprio caminho exclusivo para o topo. " (Relacionado: 10 mulheres fortes e poderosas para inspirar seu fodão interior)
Hayes credita uma forte ética de trabalho e registro em diário por suas incríveis realizações. “No início do ano, sempre planejo meus objetivos”, diz ela. "É importante que meus objetivos sejam grandes e realmente inspiradores. Olho para o processo e prometo a mim mesmo que vou aproveitá-lo." Depois que uma meta é definida, Hayes realmente começa a trabalhar. “Na minha opinião, trabalhar muito é admirável”, diz ela. "Minha família por gerações sempre teve uma forte ética de trabalho. Minha irmã é uma das minhas maiores inspirações." (Veja: Como a escolha de uma meta grande e nobre pode trabalhar a seu favor)
Hayes também busca inspiração nas atletas Serena Williams e Lindsey Vonn, dizendo: "Elas são tenazes, lutadoras e excelentes modelos. Elas não desistem e acreditam no que é possível." E quando ela realmente precisar de um impulso, ela relerá o poema "Invictus" de William Ernest Henley. Diz…
Não importa quão estreito seja o portão,
Quão carregado de punições o pergaminho,
Eu sou o mestre do meu destino,
Eu sou o capitão da minha alma.
No momento, Hayes diz que está repetindo essas falas e se aproveitando de sua academia de escalada local em Boulder, CO. Ela está treinando para competir em eventos de qualificação olímpica que, com sorte, lhe garantirão uma vaga nos Jogos de Verão de 2020. Cuidado, mundo, Margo Hayes está vindo atrás de você. (Inspirou muito? Marque estes cinco exercícios de força para iniciantes em escalada.)