Você pode usar melatonina para ajudar a aliviar a ansiedade?
Contente
- Coisas a considerar
- O que a pesquisa diz
- Pesquisa em animais
- Pesquisa humana
- Como usar a melatonina para ansiedade
- Potenciais efeitos colaterais e riscos
- Fale com um médico ou outro profissional de saúde
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
Coisas a considerar
A melatonina é um hormônio que seu corpo produz naturalmente. É produzido pela glândula pineal, um órgão do seu cérebro que controla os padrões de sono.
Quando está escuro, seu corpo produz mais melatonina e ajuda a adormecer. Quando está claro, seu corpo produz menos melatonina.
A melatonina também está disponível como um suplemento vendido sem receita. Estudos clínicos demonstraram que esses suplementos podem ser eficazes no tratamento de problemas do sono.
Os pesquisadores também estão estudando a melatonina para outros usos, incluindo ansiedade. Alguns especulam que a melatonina pode melhorar a ansiedade, melhorando o sono. Também pode ter um efeito mais direto nos sintomas de ansiedade.
Continue lendo para saber mais sobre como ele pode funcionar, como usá-lo, possíveis efeitos colaterais e muito mais.
O que a pesquisa diz
Além de melhorar o sono, a melatonina tem outros efeitos que podem melhorar os sintomas de ansiedade.
Pesquisa em animais
Em um estudo em 2017, a melatonina aumentou os níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA) em certas partes do cérebro. Níveis mais altos de GABA podem ter um efeito calmante e reduzir os sintomas de ansiedade.
Outros medicamentos comumente usados para ansiedade, como benzodiazepínicos, também aumentam os níveis de GABA.
Pesquisa humana
A maior parte da pesquisa em humanos com melatonina foi realizada em pessoas submetidas a um procedimento cirúrgico.
É comum que as pessoas se sintam ansiosas antes da cirurgia e medicamentos como benzodiazepínicos geralmente são usados para reduzir esses sintomas.
Em uma análise de estudos clínicos de 2015, a melatonina foi comparada ao midazolam ou a uma pílula de açúcar placebo quando administrada antes da cirurgia.
A maioria dos estudos analisados descobriu que tomar melatonina funcionou melhor do que uma pílula placebo e aproximadamente o midazolam para reduzir a ansiedade antes do procedimento.
Alguns estudos também descobriram que a melatonina reduziu os sintomas de ansiedade após a cirurgia, mas outros estudos não encontraram benefício.
Um estudo de 2018 descobriu que a melatonina funcionava tão bem quanto o alprazolam para reduzir a ansiedade antes da cirurgia.
Em outro estudo de 2018, a melatonina foi avaliada em pessoas que haviam acabado de se submeter a um procedimento médico para abrir vasos sanguíneos no coração. Neste estudo, a melatonina funcionou melhor que o oxazepam para melhorar o sono e reduzir os sintomas de ansiedade.
Um estudo mais antigo também avaliou os efeitos da melatonina em idosos com distúrbios do sono e do humor. Neste estudo, a melatonina funcionou melhor do que uma pílula de açúcar placebo para melhorar o sono e diminuir os sintomas de depressão e ansiedade.
A linha inferiorPesquisas mostram que a melatonina pode ser eficaz na redução da ansiedade antes de procedimentos cirúrgicos ou médicos.
Mas não está claro se isso pode ajudar com outras formas de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada, ansiedade social e ataques de pânico.
Como usar a melatonina para ansiedade
Os suplementos de melatonina estão disponíveis em comprimidos que são tomados por via oral e comprimidos que são colocados sob a língua (comprimidos sublinguais).
A dose mais eficaz para melhorar os sintomas de ansiedade não está clara.
Os estudos clínicos usaram com sucesso doses de 3 a 10 miligramas (mg), geralmente tomadas antes da hora de dormir. Não foi demonstrado que doses mais altas funcionam melhor.
Ao selecionar um suplemento de melatonina, procure produtos que sejam de alta qualidade.
Por exemplo, alguns suplementos de melatonina são verificados pela Farmacopeia dos Estados Unidos. Isso significa que eles contêm de forma confiável o que está listado no rótulo e estão livres de contaminantes.
As opções possíveis incluem os comprimidos de melatonina 3 mg da Nature Made e os comprimidos de melatonina 5 mg.
Potenciais efeitos colaterais e riscos
A maioria das pessoas que toma melatonina não apresenta efeitos colaterais problemáticos.
Quando ocorrem efeitos colaterais indesejados, geralmente são leves. Eles podem incluir:
- dor de cabeça
- tontura
- náusea
- dor de estômago
- erupção cutânea
Embora a melatonina possa causar sonolência, geralmente não prejudica o pensamento ou a coordenação, como benzodiazepínicos e outros medicamentos anti-ansiedade.
A melatonina pode interagir com outros medicamentos, incluindo:
- anticoagulantes
- medicação para pressão arterial
- outros medicamentos que causam sonolência
Se você tomar estes ou outros medicamentos, converse com um médico ou farmacêutico antes de usar a melatonina. Eles podem recomendar um medicamento alternativo.
Converse com um médico antes de usar se você recebeu um transplante de órgão ou tem um distúrbio convulsivo.
Fale com um médico ou outro profissional de saúde
Existem muitas formas diferentes de ansiedade. Em algumas situações, a ansiedade pode ser temporária e relacionada a uma próxima entrevista, conflito com um amigo ou ente querido ou um projeto estressante no trabalho ou na escola.
Em outros casos, os sintomas de ansiedade podem ser mais graves e duradouros. Esses sintomas podem ser resultado de transtorno de ansiedade generalizada, depressão ou outra condição subjacente.
Um médico ou outro profissional de saúde pode ajudá-lo a identificar a causa subjacente e trabalhar com você para desenvolver um plano de tratamento que melhor se adapte às suas necessidades.
Embora a melatonina possa ajudar a melhorar o sono, não está claro o quão bem funciona para a maioria dos tipos de ansiedade. Se seus sintomas forem mais graves, você poderá obter o máximo benefício de uma opção de tratamento comprovada.