Autor: Tamara Smith
Data De Criação: 28 Janeiro 2021
Data De Atualização: 14 Novembro 2024
Anonim
CID e as interpretações do INSS quanto as deficiências.
Vídeo: CID e as interpretações do INSS quanto as deficiências.

Contente

A meniscectomia é um tipo de cirurgia usada para tratar um menisco danificado.

Um menisco é uma estrutura feita de cartilagem que ajuda o joelho a funcionar corretamente. Você tem dois deles em cada joelho:

  • menisco lateral, perto da borda externa da articulação do joelho
  • menisco medial, perto da borda na parte interna do joelho

Seus meniscos ajudam a função da articulação do joelho ao:

  • distribuir seu peso por uma área maior, o que ajuda seu joelho a sustentar seu peso
  • estabilizando a junta
  • fornecendo lubrificação
  • enviando sinais cerebrais para que você saiba onde seu joelho está no espaço em relação ao solo, o que ajuda no equilíbrio
  • atuando como um amortecedor

Uma meniscectomia total se refere à remoção cirúrgica de todo o menisco. A meniscectomia parcial refere-se à remoção apenas da parte danificada.

Por que isso é feito?

Uma meniscectomia é normalmente realizada quando você tem um menisco rompido, que é uma lesão comum no joelho. Cerca de 66 em cada 100.000 pessoas rasgam um menisco por ano.


O objetivo da cirurgia é remover fragmentos do menisco que se projetam para dentro da articulação. Esses fragmentos podem interferir no movimento das articulações e travar o joelho.

Lágrimas menores geralmente podem curar sozinhas sem cirurgia, mas as lágrimas mais graves geralmente requerem reparo cirúrgico.

A cirurgia quase sempre é necessária quando:

  • uma lágrima não cura com o tratamento conservador, como repouso ou gelo
  • sua articulação do joelho sai do alinhamento
  • seu joelho fica travado

Quando a cirurgia é necessária, se você precisará de uma meniscectomia parcial ou total depende de:

  • sua idade
  • tamanho da lágrima
  • localização do rasgo
  • causa do rasgo
  • seus sintomas
  • seu nível de atividade

Preciso fazer alguma coisa para me preparar?

É útil começar os exercícios de fortalecimento duas a quatro semanas antes da cirurgia. Quanto mais fortes forem os músculos ao redor do joelho, mais fácil e rápida será sua recuperação.

Outras coisas que você pode fazer para se preparar para a cirurgia incluem:


  • conversar com seu médico sobre o que esperar durante e após a cirurgia
  • dizendo ao seu médico todos os medicamentos prescritos e sem receita que você toma
  • perguntando ao seu médico quais medicamentos você deve interromper antes da cirurgia, como aqueles que podem fazer você sangrar mais facilmente
  • certifique-se de ter alguém para levá-lo para casa após a cirurgia, especialmente se você for para casa no mesmo dia

No dia da cirurgia, provavelmente você será informado para não comer ou beber de 8 a 12 horas antes do procedimento.

Como isso é feito?

Existem duas abordagens principais usadas para uma meniscectomia:

  • A cirurgia artroscópica geralmente é feita com anestesia espinhal ou geral como uma cirurgia ambulatorial, o que significa que você pode ir para casa no mesmo dia da cirurgia
  • cirurgia aberta requer anestesia geral ou raquidiana e possivelmente internação hospitalar

Quando possível, a cirurgia artroscópica é preferida porque causa menos danos aos músculos e tecidos e leva a uma recuperação mais rápida. No entanto, às vezes o padrão, a localização ou a gravidade da laceração tornam a cirurgia aberta necessária.


Cirurgia artroscópica

Para este procedimento:

  1. Normalmente, três pequenas incisões são feitas ao redor do joelho.
  2. Uma luneta iluminada com uma câmera é inserida através de uma incisão e as ferramentas utilizadas para realizar o procedimento são inseridas nas outras.
  3. Todas as estruturas em seu joelho são examinadas com a câmera.
  4. A laceração é encontrada e um pequeno pedaço (meniscectomia parcial) ou todo o menisco (meniscectomia total) é removido.
  5. As ferramentas e o escopo são removidos e as incisões são fechadas com uma sutura ou tiras de fita cirúrgica.

Abrir cirurgia

Para uma meniscectomia aberta:

  1. Uma grande incisão é feita sobre o joelho para que toda a articulação do joelho fique exposta.
  2. Sua articulação é examinada e a ruptura é identificada.
  3. A parte danificada ou todo o menisco é removido.
  4. A incisão é costurada ou fechada com grampo.

Preciso fazer alguma coisa após a cirurgia?

Após a cirurgia, você ficará na sala de recuperação por uma ou duas horas. Quando você acorda ou o efeito da sedação passa, seu joelho fica dolorido e inchado.

O inchaço pode ser controlado elevando e aplicando gelo no joelho durante os primeiros dias após a cirurgia.

Normalmente, será prescrito um medicamento para a dor, possivelmente um opioide, nos primeiros dois a três dias. O joelho pode receber uma injeção de anestésico local ou anestésico local de ação prolongada que pode tornar menos provável a necessidade de tomar um opióide. Depois disso, os antiinflamatórios não esteróides, como o ibuprofeno, devem ser suficientes para aliviar a dor.

Você deve ser capaz de colocar peso no joelho para ficar de pé e andar assim que sair da sala de recuperação, mas provavelmente precisará de muletas para andar por cerca de uma semana. O seu médico dir-lhe-á quanto peso deve colocar na perna.

Provavelmente, você receberá exercícios em casa para ajudar seu joelho a recuperar a força e a mobilidade. Às vezes você pode precisar de fisioterapia, mas normalmente os exercícios em casa são suficientes.

Quanto tempo leva a recuperação?

A recuperação levará cerca de quatro a seis semanas, dependendo da abordagem cirúrgica usada. O período de recuperação após a cirurgia artroscópica é geralmente mais curto do que para a cirurgia aberta.

Outros fatores que afetam o tempo de recuperação incluem:

  • tipo de meniscectomia (total ou parcial)
  • gravidade da lesão
  • sua saúde geral
  • seu nível de atividade normal
  • o sucesso de sua fisioterapia ou exercícios em casa

A dor e o inchaço vão melhorar rapidamente. Por volta do segundo ou terceiro dia após a cirurgia, você deve ser capaz de realizar atividades diárias, como tarefas domésticas leves. Você também deve poder voltar ao trabalho se seu trabalho não envolver muito ficar em pé, caminhar ou levantar peso.

Uma a duas semanas após a cirurgia, você deve ter toda a amplitude de movimento do joelho. Você também deve ser capaz de usar a perna para dirigir depois de uma a duas semanas, desde que não esteja tomando analgésicos opiáceos.

Você provavelmente recuperará sua força muscular anterior na perna duas ou três semanas após a cirurgia.

Quatro a seis semanas após a cirurgia, você deve ser capaz de começar a praticar esportes e retornar ao trabalho que envolva muito ficar em pé, caminhar e levantar pesos.

Existem riscos?

As meniscectomias são bastante seguras, mas existem dois riscos principais dos quais devemos estar cientes:

  • Infecção. Se sua incisão não for mantida limpa, bactérias podem entrar em seu joelho e causar uma infecção. Os sinais a serem observados são aumento da dor, inchaço, calor e drenagem da incisão.
  • Trombose venosa profunda. Este é um coágulo sanguíneo que se forma na veia da perna. Seu risco aumenta após a cirurgia no joelho, porque o sangue permanece em um lugar se você não mover a perna com frequência enquanto recupera as forças. Uma panturrilha quente, inchada e sensível pode indicar que você tem uma trombose. A principal razão pela qual você mantém o joelho e a perna elevados após a cirurgia é evitar que isso ocorra.

Se você notar algum desses sinais e sintomas, entre em contato com o seu cirurgião ou profissional de saúde imediatamente. É importante iniciar os antibióticos o mais rápido possível para que uma infecção não piore, necessitando de outra internação hospitalar e possível outra cirurgia.

Os coágulos sanguíneos devem ser tratados com anticoagulantes rapidamente antes que um pedaço se solte e chegue ao seu pulmão, causando uma embolia pulmonar.

Além disso, fazer uma meniscectomia total pode deixá-la mais propensa a desenvolver osteoartrose no joelho. No entanto, deixar a lágrima sem tratamento também pode aumentar o risco. Felizmente, raramente é necessária uma meniscectomia total.

Qual é a perspectiva?

Uma meniscectomia pode deixá-la um pouco menos ativa do que o normal por cerca de um mês ou mais, mas você deve poder retornar às suas atividades após cerca de seis semanas.

Embora ambos tenham bons resultados em curto prazo, uma meniscectomia parcial tem um melhor resultado em longo prazo do que uma meniscectomia total. Quando possível, a meniscectomia parcial é o procedimento preferido.

Interessante

Benefícios do regime de comprimido único para o HIV

Benefícios do regime de comprimido único para o HIV

O tratamento para o HIV já percorreu um longo caminho. No ano 80, o HIV era coniderado fatal. Graça ao avanço no tratamento, o HIV e tornou mai uma condição crônica, como...
O que está causando minha dor nas costas superior direita e como eu a trato?

O que está causando minha dor nas costas superior direita e como eu a trato?

A dor na cota uperior direita pode variar de leve a debilitante. Io pode levar a meno liberdade de movimento e dificultar o eu dia.O quadrante uperior direito da cota começa na bae do pecoço...