Autor: Peter Berry
Data De Criação: 11 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
H. PYLORI a bactéria que vive no estômago [Helicobacter pylori] Dr Juliano Teles
Vídeo: H. PYLORI a bactéria que vive no estômago [Helicobacter pylori] Dr Juliano Teles

Contente

O que é muco?

O muco é uma substância espessa e gelatinosa. Seu corpo usa principalmente muco para proteger e lubrificar seus tecidos e órgãos delicados. Também é usado para reduzir os danos que podem ser causados ​​por bactérias, vírus ou fungos. Além disso, o muco pode proteger contra ácido estomacal ou outros fluidos ou irritantes potencialmente prejudiciais.

A presença de muco nas fezes é comum. Quando você está saudável, o muco normalmente é claro, o que dificulta a observação. Também pode aparecer em branco ou amarelo.

Ter um aumento perceptível no muco nas fezes pode ser o sintoma de um problema de saúde subjacente, como:

  1. Doença de Crohn
  2. fibrose cística
  3. colite ulcerativa
  4. síndrome do intestino irritável
  5. infecção intestinal
  6. infecção parasitária
  7. problemas de má absorção
  8. fissuras anais
  9. fístulas anais
  10. câncer colorretal (câncer de cólon ou retal)

Continue lendo para saber quais sintomas você deve observar e quando deve consultar seu médico.


Quando o muco não é normal?

Uma grande quantidade de muco visível nas fezes não é normal e pode ser um sinal de um problema. Se você começar a ver muco nas fezes, os níveis provavelmente já estão elevados. Isso não indica necessariamente que você tem um problema, mas é algo que você deve monitorar.

Às vezes, o excesso de muco nas fezes é acompanhado por outros sintomas, que podem ser um sinal de um problema maior. Esses sintomas incluem:

  • sangue ou pus nas fezes
  • dor abdominal, cãibras ou inchaço
  • alterações nos movimentos ou hábitos intestinais

O que causa muco anormal nas fezes?

Excesso de muco nas fezes pode ser um sinal de um problema gastrointestinal (GI). Uma camada de muco intestinal protege o resto do corpo contra resíduos alimentares e possíveis patógenos no intestino.

De acordo com o World Journal of Gastroenterology, se um processo inflamatório quebrar essa camada mucosa, você poderá excretar muco nas fezes. Isso proporciona aos patógenos do cólon um acesso mais fácil ao seu corpo, aumentando potencialmente suas chances de adoecer.


Embora vírus como o resfriado comum ou a gripe geralmente resultem em aumento da produção de muco, isso geralmente afeta apenas o sistema respiratório. Raramente resulta em aumento de muco nas fezes.

Desidratação e constipação também podem produzir excesso de muco, ou pelo menos dar a aparência de aumento de muco. Essas mudanças podem acontecer de repente. Os sintomas podem resolver por conta própria ou com medicação.

Alterações nos níveis de muco também podem ser o resultado de uma condição gastrointestinal inflamatória que requer tratamento médico. Essas condições, bem como outras causas possíveis, incluem:

1. doença de Crohn

A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal que afeta o trato gastrointestinal. Os primeiros sintomas podem incluir diarréia ou fadiga.

2. Fibrose cística

A fibrose cística é um distúrbio genético que resulta em muco espesso e pegajoso. Esse muco geralmente se acumula no pulmão, no pâncreas, no fígado ou no intestino.


3. Colite ulcerosa

Como a doença de Crohn, a colite ulcerosa é uma doença inflamatória intestinal. É uma condição crônica ou de longo prazo que causa inflamação no intestino grosso ou no reto.

4. síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável pode resultar em sintomas como dor abdominal, cãibras e diarréia, mas não causa inflamação.

Como é feito um diagnóstico?

Não há tratamento único para muco anormal nas fezes. Para tratar o excesso de muco, seu médico precisará diagnosticar e tratar os problemas subjacentes, que podem estar relacionados à inflamação no cólon.

A maioria dos médicos começará com um exame físico e um exame de sangue. Os resultados do teste fornecerão ao seu médico uma compreensão da sua saúde física básica. Se forem necessárias informações adicionais, seu médico poderá solicitar mais testes. Estes podem incluir:

  • Teste de sangue
  • cultura de fezes
  • exame de urina
  • colonoscopia
  • endoscopia
  • um exame de imagem, como raio X, ressonância magnética pélvica ou tomografia computadorizada
  • teste de eletrólitos do suor

Para algumas pessoas, um diagnóstico pode ser alcançado rapidamente. Para outros, encontrar a causa subjacente pode levar várias rodadas de teste e exame.

Como é tratado o muco nas fezes?

Após o diagnóstico, o médico prescreverá o tratamento. Mudanças no estilo de vida podem resolver o problema para alguns. As sugestões podem incluir:

  • Aumente sua ingestão de líquidos.
  • Coma alimentos ricos em probióticos ou suplementos que contêm probióticos, como Bifidobacterium ou Lactobacillus. Encontre probióticos online hoje.
  • Consuma alimentos anti-inflamatórios, como alimentos com baixo teor de ácido e não-picantes.
  • Obtenha um equilíbrio saudável de fibras, carboidratos e gorduras em sua dieta.

Medicamentos prescritos e tratamento contínuo podem ser necessários para pessoas com doenças crônicas, como doença de Crohn, fibrose cística, colite ulcerativa e síndrome do intestino irritável.

Uma combinação de mudanças no estilo de vida, medicamentos e possíveis procedimentos cirúrgicos pode ajudar a aliviar condições como fissuras anais e fístulas.

Se o seu médico descobrir câncer, você pode ser encaminhado a um oncologista. Este especialista trata o seu câncer e esse tratamento pode reduzir e aliviar os sintomas que você está enfrentando.

Qual é a perspectiva do muco nas fezes?

Os níveis de muco nas fezes podem mudar de tempos em tempos. Manter a produção normal de muco e barreiras saudáveis ​​da mucosa em todo o corpo depende em parte das bactérias no intestino.

Se você tomou antibióticos recentemente ou ficou doente, pode ter notado uma alteração nos níveis de muco nas fezes. Se não voltar ao normal dentro de algumas semanas, procure atendimento médico.

Você deve consultar um gastroenterologista, um médico especialista em distúrbios do trato gastrointestinal, se notar excesso de muco e sentir outros sintomas de um problema gastrointestinal. Certifique-se de acompanhar seus sintomas, há quanto tempo os apresenta e o que, se houver, os torna melhores ou piores.

Também é importante fazer um esforço para melhorar a saúde do seu cólon comendo alimentos ricos em prebióticos e probióticos, comendo frutas e legumes coloridos e mantendo-se hidratado.

Perguntas e respostas: sintomas de emergência

Q: Quando as fezes anormais seriam uma emergência - do tipo em que eu precisaria falar com meu médico imediatamente ou ligar para o 911?

UMA: Primeiro, quanto de fezes está sendo produzido? Se você estiver produzindo muco demais nas fezes e tiver sintomas como tontura ou sensação de desmaio, ligue para seu médico imediatamente. É muito provável que você esteja significativamente desidratado, o que significa que você pode precisar de fluidos intravenosos. Se as fezes estiverem com sangue ou ficarem pretas, isso pode indicar sangramento no intestino ou no cólon. Se esse tipo de sangramento acontecer, você pode precisar de uma transfusão de sangue.

- Mark LaFlamme, MD

As respostas representam as opiniões de nossos médicos especialistas. Todo o conteúdo é estritamente informativo e não deve ser considerado aconselhamento médico.

Novos Posts

Teste de progesterona sérica: objetivo, resultados e riscos

Teste de progesterona sérica: objetivo, resultados e riscos

A progeterona é um hormônio que eu corpo produz. Tanto homen como mulhere produzem. Ma é produzido principalmente no ovário, o que ignifica que a mulhere tendem a ter mai. No homen...
Por que minha língua possui pontos roxos ou azulados?

Por que minha língua possui pontos roxos ou azulados?

ua língua é um múculo coberto de tecido roa chamado mucoa e pequena aliência chamada papila, que ão coberta por milhare de papila gutativa. Pode urpreendê-lo, ma a cor da...