Autor: Judy Howell
Data De Criação: 26 Julho 2021
Data De Atualização: 16 Novembro 2024
Anonim
Quando o câncer é terminal ?
Vídeo: Quando o câncer é terminal ?

Contente

O que é mieloma múltiplo?

O mieloma múltiplo é um tipo raro de câncer que afeta a medula óssea e altera as células plasmáticas do seu sangue. As células plasmáticas são um tipo de glóbulo branco e são responsáveis ​​por reconhecer infecções estrangeiras e produzir anticorpos para combatê-las.

As células plasmáticas vivem na medula óssea, o tecido mole que preenche os ossos ocos. Além das células plasmáticas, a medula óssea também é responsável pela produção de outras células sangüíneas saudáveis.

O mieloma múltiplo leva ao acúmulo de células cancerígenas na medula óssea. Eventualmente, as células cancerígenas superam as células sangüíneas saudáveis ​​e seu corpo se torna incapaz de produzir anticorpos de combate a doenças. Em vez disso, cria proteínas nocivas que danificam os rins e causam outros sinais e sintomas.

Conhecer os sinais e sintomas mais comuns do mieloma múltiplo pode ajudá-lo a detectá-lo antes que ele se torne avançado. Marque uma consulta com seu médico se notar algum dos possíveis sinais de alerta.


Quais são os sinais e sintomas do mieloma múltiplo?

Sinais e sintomas de mieloma múltiplo nem sempre são fáceis de detectar. Você pode não ter nenhum dos sintomas durante as fases iniciais do câncer. À medida que o câncer avança, os sintomas variam muito. A experiência de uma pessoa pode ser completamente diferente da de outra.

Os sinais e sintomas mais comuns de mieloma múltiplo incluem:

  • Fadiga. As células saudáveis ​​permitem que seu corpo lute contra os germes invasores facilmente. Como as células do mieloma substituem a medula óssea, seu corpo precisa trabalhar muito mais com menos células que combatem doenças e você se cansa mais facilmente.
  • Problemas ósseos. O mieloma pode impedir que seu corpo produza novas células ósseas, causando problemas como dor óssea, ossos enfraquecidos e ossos quebrados.
  • Problemas renais. As células do mieloma produzem proteínas nocivas que podem causar danos nos rins e até falência.
  • Contagens sanguíneas baixas. As células do mieloma aglomeram células sanguíneas saudáveis, levando a uma contagem baixa de glóbulos vermelhos (anemia) e glóbulos brancos baixos (leucopenia). Níveis não saudáveis ​​de células sanguíneas dificultam o combate a infecções.
  • Infecções frequentes. Menos anticorpos no sangue dificultam o combate às infecções.

Outros sinais e sintomas comuns de mieloma múltiplo incluem:


  • náusea
  • perda de peso
  • constipação
  • perda de apetite
  • fraqueza ou perda de sensibilidade nas pernas
  • inchaço nas pernas
  • aumento da sede
  • micção frequente
  • tontura
  • confusão
  • dor, especialmente nas costas ou na barriga

O que o mieloma múltiplo faz ao seu corpo?

Diferentemente das células normais e saudáveis, as células cancerígenas não amadurecem e depois morrem. Em vez disso, eles vivem e se acumulam. No caso de mieloma múltiplo, as células cancerígenas se multiplicam rapidamente e acabam sobrecarregando a medula óssea.

A produção de células cancerígenas supera a produção de células sanguíneas saudáveis, e as células cancerígenas amontoam as saudáveis. Isso leva à anemia, fadiga e infecções frequentes.

Em vez de produzir anticorpos úteis, como células plasmáticas normais, as células cancerígenas do mieloma produzem anticorpos anormais e prejudiciais. Seu corpo não pode usar esses anticorpos, chamados proteínas monoclonais ou proteínas M. Com o tempo, essas proteínas se acumulam em seu corpo e podem danificar seus rins.


Quais são os fatores de risco para o mieloma múltiplo?

Vários fatores aumentam seu risco de desenvolver mieloma múltiplo, incluindo:

  • Era. O risco aumenta com a idade. A maioria das pessoas que recebe um diagnóstico para esta doença está na casa dos 60 anos. Segundo a American Cancer Society, menos de 1% das pessoas diagnosticadas com mieloma múltiplo têm menos de 35 anos.
  • Raça. Os afro-americanos têm duas vezes mais chances de desenvolver esse tipo de câncer do que os caucasianos.
  • Sexo. Homens são mais propensos a desenvolver mieloma múltiplo que mulheres.
  • História de família. Se você tem um irmão ou pai ou mãe com mieloma, é mais provável que seja diagnosticado do que alguém sem histórico familiar de câncer, de acordo com a American Cancer Society. No entanto, o histórico familiar é responsável apenas por um pequeno número de casos de mieloma.
  • Obesidade. Um estudo publicado na revista The Oncologist descobriu que pessoas com sobrepeso e obesas têm um risco aumentado de desenvolver o câncer.
  • MGUS. Em quase todos os casos, o mieloma múltiplo começa como uma condição benigna chamada gamopatia monoclonal de significado indeterminado (MGUS), marcada pela presença de proteínas M. Segundo a Clínica Mayo, cerca de 3% dos americanos com mais de 50 anos têm MGUS.

Quais são as complicações do mieloma múltiplo?

À medida que o mieloma múltiplo avança, pode causar complicações, incluindo:

  • Infecções frequentes. À medida que as células do mieloma se acumulam no plasma saudável, seu corpo se torna menos capaz de combater infecções.
  • Anemia. As células sanguíneas normais serão removidas da medula óssea e substituídas por células cancerígenas, o que pode levar a anemia e outros problemas no sangue.
  • Problemas ósseos. Dor óssea, ossos enfraquecidos e ossos quebrados são complicações comuns do mieloma múltiplo.
  • Função renal reduzida. As proteínas M são anticorpos prejudiciais produzidos pelas células cancerígenas do mieloma. Eles podem danificar os rins, causar problemas na função renal e, eventualmente, levar à insuficiência renal. Além disso, ossos danificados e desgastados podem aumentar os níveis de cálcio no sangue. Esses níveis mais altos de cálcio podem interferir na capacidade dos seus rins de filtrar os resíduos.

Qual é a perspectiva?

Você deve sempre estar ciente de qualquer sintoma persistente e inexplicável, mesmo os menores. Em muitos casos, esses sinais ou sintomas incomuns podem ser facilmente explicados. No entanto, se persistirem sintomas incomuns, marque uma consulta com seu médico.

Você sabia?

  • Segundo a American Cancer Society, cerca de 32.110 pessoas serão diagnosticadas com esse tipo de câncer em 2019.

Nossa Escolha

Pantoprazol

Pantoprazol

O pantoprazol é u ado para tratar o dano cau ado ​​pela doença do refluxo ga troe ofágico (DRGE), uma condição em que o fluxo rever o de ácido do e tômago cau a azia...
Clindamicina Vaginal

Clindamicina Vaginal

A clindamicina vaginal é u ada para tratar a vagino e bacteriana (uma infecção cau ada pelo cre cimento exce ivo de bactéria nociva na vagina). A clindamicina e tá em uma cla ...