Explicação de náusea de esclerose múltipla
Contente
A conexão entre MS e náusea
Os sintomas de esclerose múltipla (EM) são causados por lesões no sistema nervoso central. A localização das lesões determina os sintomas específicos que um indivíduo pode apresentar. A náusea é um de uma ampla variedade de sintomas potenciais de MS, mas não está entre os mais comuns.
A náusea pode ser um sintoma direto da EM ou uma ramificação de outro sintoma. Além disso, alguns dos medicamentos usados para tratar sintomas específicos da EM podem causar náuseas. Vamos olhar mais de perto.
Tontura e vertigem
Tonturas e vertigens são sintomas comuns da EM. Embora geralmente sejam passageiros, podem causar náuseas.
Vertigem não é a mesma coisa que tontura. É a falsa sensação de que seus arredores estão se movendo rapidamente ou girando como um parque de diversões. Apesar de saber que a sala realmente não está girando, a vertigem pode ser bastante perturbadora e fazer você se sentir mal.
Um episódio de vertigem pode durar alguns segundos ou vários dias. Pode ser constante ou pode ir e vir. Um caso grave de vertigem pode causar visão dupla, náuseas ou vômitos.
Quando ocorrer vertigem, encontre um lugar confortável para sentar e ficar quieto. Evite movimentos bruscos e luzes fortes. Também evite ler. A náusea provavelmente diminuirá quando a sensação de girar parar. Medicamentos vendidos sem prescrição médica para enjôo podem ajudar.
Às vezes, o movimento em seu campo de visão - ou mesmo a percepção do movimento - é suficiente para provocar náuseas e vômitos graves em pacientes com esclerose múltipla. Fale com o seu médico se sentir náuseas prolongadas.
Efeitos colaterais de medicamentos
Alguns medicamentos usados para tratar a EM e seus sintomas associados podem causar náuseas.
Ocrelizumab (Ocrevus) é um tratamento por infusão para EM com remissão e recaída e EM progressiva primária. Os efeitos colaterais incluem náusea, febre e irritação no local da injeção. Os medicamentos orais para a EM, como a teriflunomida (Aubagio) e o fumarato de dimetila (Tecfidera), também podem causar náuseas.
Dalfampridina (Ampyra) é um medicamento oral usado para melhorar a capacidade de andar em pessoas com EM. Um dos efeitos colaterais potenciais deste medicamento é a náusea.
Um relaxante muscular chamado dantrolene pode ser usado para tratar espasmos musculares e espasticidade devido a uma variedade de condições, incluindo MS. Náuseas e vômitos após tomar este medicamento oral podem indicar efeitos colaterais graves, incluindo danos ao fígado.
Um dos sintomas mais comuns da EM é a fadiga. Uma variedade de medicamentos é usada para ajudar os pacientes com esclerose múltipla a superar a fadiga, muitos dos quais podem causar náuseas. Entre eles estão:
- modafinil (Provigil)
- amantadina
- fluoxetina (Prozac)
A depressão é outro sintoma da EM que pode levar à náusea por meio de seus tratamentos, como a sertralina (Zoloft) e a paroxetina (Paxil).
Tratando náuseas
Se a vertigem e as náuseas associadas se tornarem um problema contínuo, consulte o seu médico. Alguns medicamentos prescritos podem ser capazes de controlar a vertigem. Em casos extremos, a vertigem pode ser tratada com corticosteróides.
Além disso, se sentir efeitos colaterais, como náuseas, devido aos medicamentos, leve isso ao médico. Uma mudança na medicação pode ser tudo de que você precisa para voltar aos trilhos.
O takeaway
Se você está sentindo náuseas e tem EM, você não está sozinho. Muitas pessoas sofrem de tontura e vertigem, ou de efeitos colaterais de medicamentos. Não importa a causa, certifique-se de trazê-lo ao médico na próxima consulta. Adicionar ou mudar seu plano de tratamento pode ser tudo de que você precisa para controlar suas náuseas.