Autor: Robert Simon
Data De Criação: 19 Junho 2021
Data De Atualização: 10 Poderia 2024
Anonim
Cuidados fisioterapêuticos na Esclerose Lateral Amiotrófica
Vídeo: Cuidados fisioterapêuticos na Esclerose Lateral Amiotrófica

Contente

Causas de fraqueza muscular na esclerose múltipla

O motivo de você poder andar, vestir suas roupas e pegar um copo da prateleira da cozinha é por causa da conexão entre o cérebro e os músculos. Seu cérebro controla a ação, enviando sinais elétricos para seus músculos através de uma rede de nervos. Esses sinais dizem para seus músculos se moverem.

Quando você tem esclerose múltipla (EM), seu sistema imunológico ataca seus nervos. Destrói a mielina, uma substância isolante que envolve e protege as fibras nervosas.

Como a mielina é danificada, o tecido cicatricial pode se formar nos nervos. Isso pode impedir que os sinais nervosos viajem corretamente do seu cérebro para certas partes do seu corpo.

Os danos nos nervos podem deixar seus músculos rígidos ou fracos, reduzindo sua capacidade de se mover e realizar atividades diárias. A fraqueza geralmente ocorre apenas em um lado do corpo ou apenas nas pernas ou no tronco.

A fraqueza, como outros sintomas da esclerose múltipla, pode ir e vir quando ocorrer crises e remissões durante o curso da doença.


Tipos de fraqueza muscular

Quando as fibras nervosas são danificadas, seu cérebro não consegue enviar efetivamente aos músculos os sinais necessários para flexionar ou contrair. Como resultado, você não poderá usar adequadamente esses músculos.

Além disso, seus músculos enfraquecem quando você não os usa. Mesmo os músculos que não são diretamente afetados pela EM podem ficar fracos se sintomas como fadiga e dor impedirem que você os mova e exercite. Com o tempo, seus músculos podem ficar cada vez mais fracos.

Algumas pessoas com esclerose múltipla acham que seus músculos se cansam mais facilmente do que o habitual. Por exemplo, alguém com esclerose múltipla pode achar que suas pernas podem começar a se sentir instáveis ​​ou pode ter problemas para movê-las após períodos de exercício, como caminhar.

Às vezes, a EM afeta os músculos do pé, dificultando a caminhada em um padrão normal do calcanhar. Como resultado, seu pé pode arrastar-se no chão quando você anda. Isso é chamado soltar pé ou soltar pé.


Como tratar a fraqueza muscular

Os principais tratamentos para a EM se concentrarão em retardar a progressão da doença, prevenir ataques que danificam os nervos e aliviar os sintomas. Os medicamentos que atingem esses objetivos podem ser os pilares da sua terapia com EM. Isso pode incluir:

  • drogas esteróides
  • terapia com interferão beta
  • troca de plasma
  • acetato de glatiramer (Copaxone)
  • relaxantes musculares

O exercício é outro componente importante do seu tratamento. Uma combinação de exercícios aeróbicos e de treinamento de força pode combater a fraqueza muscular e fornecer mais energia. Se seus músculos se enfraquecerem por falta de uso, exercícios resistidos com pesos podem fortalecê-los.

Um fisioterapeuta pode ajudá-lo a desenvolver um programa de exercícios que atenda ao seu nível de habilidade e acomode quaisquer limitações que você possa ter. O terapeuta também pode mostrar como fazer os exercícios corretamente, para que você não se machuque ou se canse demais.


Quando sua fraqueza é causada por danos às fibras nervosas, a estratégia de tratamento é um pouco diferente.

O objetivo será usar os músculos afetados o máximo possível, mantendo-se mais ativo. Em seguida, você aprenderá exercícios de treinamento com pesos para fortalecer os músculos ao redor dos que foram danificados.

Nesse caso, o terapeuta ensinará maneiras de minimizar os efeitos da fraqueza muscular. Você aprenderá a usar dispositivos auxiliares como bengala, andador ou aparelho se precisar deles.

Para a queda do pé, o terapeuta pode prescrever uma tala no tornozelo (órtese) para impedir que o pé se arraste enquanto você anda. Você também pode precisar de terapia ocupacional para aprender novas estratégias para se locomover em sua casa e no trabalho.

Além disso, as etapas a seguir podem ajudar a aliviar os sintomas da EM:

  • manter uma rotina adequada de sono e repouso
  • reduzindo o estresse
  • mantendo a temperatura do corpo fresca
  • comer uma dieta saudável e equilibrada

Trabalhando com seu médico

Os sintomas da esclerose múltipla não são únicos. Todo mundo experimenta a doença de maneira diferente. É por isso que é importante abordar sua fraqueza muscular com seu médico e fisioterapeuta e encontrar soluções juntos.

Pode ser necessário tentar tratamentos diferentes até encontrar um que alivia a fraqueza muscular e outros sintomas. Esses tratamentos podem incluir uma combinação de medicação, fisioterapia e dispositivos auxiliares.

Se um tipo de terapia não for eficaz, volte ao seu médico com alguma preocupação. Durante um período de tentativa e erro, você poderá encontrar outra terapia que funcione melhor para você.

A EM é uma doença desafiadora. Sem apoio, você pode começar a se sentir isolado. Para evitar isso, mantenha-se conectado com amigos e familiares, participe de um grupo de apoio e participe de atividades e hobbies agradáveis.

Popular No Portal

7 coisas que eu não deveria ter dito ao meu terapeuta - mas estou feliz que eu fiz

7 coisas que eu não deveria ter dito ao meu terapeuta - mas estou feliz que eu fiz

À veze, a obervaçõe confua que fazemo ão alguma da mai eclarecedora.Eu me decreveria como um veterano quando e trata de picoterapia. Eu tenho vito um terapeuta por toda a minha vid...
5 razões pelas quais a #InvisibleIllnessAwareness é importante para pessoas com AR

5 razões pelas quais a #InvisibleIllnessAwareness é importante para pessoas com AR

Na minha experiência, uma da coia mai inidioa obre a artrite reumatóide (AR) é que é uma doença inviível. Io ignifica que, embora você tenha AR e eu corpo poa etar e...