O que é miosite e como pode ser tratado?

Contente
- O que é miosite?
- Tipos de miosite
- Dermatomiosite
- O que causa miosite?
- Como é diagnosticada a miosite?
- Qual é o tratamento para miosite?
- Qual é a perspectiva da miosite?
O que é miosite?
Miosite é uma descrição geral da inflamação crônica progressiva dos músculos. Alguns tipos de miosite estão associados a erupções cutâneas.
Esta doença rara pode ser difícil de diagnosticar, e a causa às vezes é desconhecida. Os sintomas podem aparecer rápida ou gradualmente ao longo do tempo. Os sintomas primários podem incluir dor e dor muscular, fadiga, dificuldade em engolir e dificuldade em respirar.
Nos Estados Unidos, estima-se 1.600 a 3.200 novos casos por ano e 50.000 a 75.000 pessoas vivendo com miosite.
Miosite pode afetar crianças e adultos. Com exceção de um tipo de miosite, as mulheres são mais propensas a serem afetadas por esta doença do que os homens.
Tipos de miosite
Os cinco tipos de miosite são:
- dermatomiosite
- miosite do corpo de inclusão
- miosite juvenil
- polimiosite
- miosite tóxica
Dermatomiosite
A dermatomiosite (DM) é a forma mais fácil de diagnosticar miosite devido às erupções cutâneas vermelho-púrpura na forma da flor do heliotrópio. A erupção se desenvolve nas pálpebras, face, peito, pescoço e costas. Também se desenvolve sobre articulações, como articulações, cotovelos, joelhos e dedos dos pés. A fraqueza muscular normalmente segue.
Outros sintomas do DM incluem:
- pele escamosa, seca ou áspera
- Pápulas de Gottron ou sinal de Gottron (inchaços encontrados nas articulações dos dedos, cotovelos e joelhos, geralmente com uma ruptura elevada e escamosa)
- dificuldade em subir de uma posição sentada
- fadiga
- fraqueza nos músculos do pescoço, quadril, costas e ombro
- dificuldade em engolir
- rouquidão na voz
- pedaços endurecidos de cálcio sob a pele
- dor muscular
- inflamação das articulações
- anomalias no leito ungueal
- perda de peso
- arritmia cardíaca
- úlceras gastrointestinais
O que causa miosite?
Especialistas diferem em suas opiniões quanto à causa exata da miosite. Pensa-se que a miosite é uma condição auto-imune que faz com que o corpo ataque os músculos. A maioria dos casos não tem uma causa conhecida. No entanto, acredita-se que lesões e infecções possam desempenhar um papel.
Alguns pesquisadores acreditam que a miosite também pode ser causada por:
- doenças auto-imunes como artrite reumatóide e lúpus
- vírus como resfriado comum, gripe e HIV
- toxicidade de drogas
Como é diagnosticada a miosite?
Pessoas com miosite são frequentemente diagnosticadas incorretamente. Pode ser difícil diagnosticar miosite, uma vez que é raro e também porque os principais sintomas são fraqueza e fadiga muscular. Esses sintomas são encontrados em muitas outras doenças comuns.
Os médicos podem usar qualquer um dos seguintes para auxiliar no diagnóstico:
- exame físico
- biópsia muscular
- eletromiografia
- imagem de ressonância magnética
- estudo da condução nervosa
- exames de sangue para determinar os níveis de CPK
- teste de sangue para anticorpos antinucleares
- exame de sangue para painel de anticorpos específico para miosite
- teste genético
Qual é o tratamento para miosite?
Não existem medicamentos específicos para o tratamento da miosite. No entanto, corticosteróides como a prednisona (Rayos) são frequentemente prescritos. Os médicos geralmente prescrevem este medicamento com medicamentos imunossupressores, como a azatioprina (Azasan) e o metotrexato (Trexall).
Devido à natureza desta doença, pode levar várias alterações na sua terapia para que um médico encontre o plano de tratamento certo para você. Trabalhe com seu médico até que o melhor curso de ação seja alcançado.
Fisioterapia, exercícios, alongamentos e ioga podem ajudar a manter os músculos fortes e flexíveis e prevenir a atrofia muscular.
Qual é a perspectiva da miosite?
Não há cura para a miosite. Algumas pessoas com miosite podem exigir o uso de bengala, andador ou cadeira de rodas. Se não tratada, a miosite pode causar morbidade e até morte.
No entanto, algumas pessoas são capazes de gerenciar bem seus sintomas. Alguns podem até experimentar remissão parcial ou completa.