Nastia Liukin: Golden Girl
Contente
Nastia Liukin se tornou um nome familiar neste verão, quando ganhou cinco medalhas olímpicas, incluindo ouro total na ginástica, nos jogos de Pequim. Mas o dela dificilmente foi um sucesso da noite para o dia - o jovem de 19 anos compete desde os seis. Seus pais eram os dois melhores ginastas e, apesar de contratempos e lesões (incluindo uma cirurgia no tornozelo em 2006, seguida de uma longa recuperação), Nastia nunca desistiu de seu objetivo de ser campeã mundial.
P: Como sua vida mudou desde que se tornou um campeão olímpico?
R: É um sonho que se tornou realidade. É incrível saber que todos os anos de trabalho duro valeram a pena. Não foi uma jornada fácil, principalmente com lesões, mas valeu a pena. Estou viajando por todo o lado agora. Tenho saudades da minha família, mas ao mesmo tempo, tenho tantas oportunidades que nunca teriam surgido se não fosse pela minha medalha de ouro!
P: Qual foi o seu momento olímpico mais memorável?
R: Terminando minha rotina de solo na competição geral e pulando nos braços do meu pai, sabendo que tinha ganhado o ouro. Foi há exatamente 20 anos, nos Jogos Olímpicos de 1988, quando ele competiu e ganhou duas medalhas de ouro e duas de prata. Tornou-se ainda mais especial vivê-lo com ele.
P: O que o mantém motivado?
R: Eu sempre estabeleço metas para mim: diárias, semanais, anuais e de longo prazo. Minha meta de longo prazo sempre foi os Jogos Olímpicos de 2008, mas eu precisava de metas de curto prazo também, então senti que estava realizando algo. Isso sempre me manteve ativo.
P: Qual é a sua melhor dica para uma vida saudável?
R: Não enlouqueça por fazer dieta. Alimente-se de forma saudável, mas se você quiser fazer alarde e comer um biscoito, coma um biscoito. Privar-se é o pior! Exercite-se diariamente. Quer você leve seu cachorro para passear, correr no parque ou apenas fazer movimentos abdominais em sua sala de estar, é muito importante fazer algo todos os dias!
P: Que tipo de dieta você segue?
R: Sempre preferi alimentos saudáveis. No café da manhã, gosto de aveia, ovos ou iogurte. Para o almoço, comerei uma salada com proteína, seja de frango ou de peixe. E o jantar é minha refeição mais leve, proteína com vegetais. Eu também adoro sushi!
P: Onde você se vê daqui a 10 anos?
R: Espero ter me formado na faculdade, mas ainda estar envolvido com a ginástica. Eu quero ajudar a mudar o mundo de alguma forma! Quero ajudar a envolver as crianças na prática de exercícios e em uma vida saudável. Estou ansioso para voltar à forma de competição e competir novamente!