Tratamentos naturais para trompas de falópio bloqueadas
Contente
- 1. Vitamina C
- 2. Açafrão
- 3. Gengibre
- 4. Alho
- 5. Lodhra
- 6. Dong quai
- 7. Ginseng
- 8. Vapor vaginal
- 9. Massagem de fertilidade
- 10. Artemísia
- 11. óleo de mamona
- 12. Tampões de ervas
- 13. Maca
- 14. Exercício
- 15. Reduza a ingestão de álcool
- 16. Yoga
- 17. Meditação
- 18. Melhorando a dieta
- Como saber se suas trompas de falópio estão bloqueadas
- Tratamentos médicos para desbloquear trompas de falópio
- O takeaway
No sistema reprodutivo, as trompas de falópio são onde a fertilização ocorre. É onde o esperma encontra o óvulo. A partir daqui, o zigoto fertilizado viaja para o útero, onde se implanta e cresce em feto.
Se uma trompa de Falópio estiver bloqueada, ainda é possível engravidar, pois o óvulo pode viajar pelo outro lado do corpo, pois existem dois ovários. No entanto, se os dois tubos estiverem completamente bloqueados, não será possível engravidar naturalmente até que um ou ambos sejam desbloqueados.
As trompas de falópio bloqueadas podem ser causadas pelo seguinte:
- endometriose, que pode causar acúmulo de tecido nos tubos
- doença inflamatória pélvica, uma doença que pode causar cicatrizes
- miomas, que são crescimentos que podem bloquear a trompa de Falópio
- cicatrizes, que podem ser causadas por gravidez ectópica ou cirurgia abdominal
- algumas infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorréia
Se você estiver tentando engravidar e tiver bloqueado as trompas de falópio, procure tratamentos naturais para desbloqueá-las.
Muitos tratamentos naturais comumente usados visam reduzir a inflamação nos tubos. Embora esses tratamentos naturais continuem populares e alguns alegem ter sucesso, eles não foram cientificamente comprovados.
1. Vitamina C
A vitamina C é um antioxidante que pode reduzir a inflamação, ajudando o sistema imunológico a funcionar melhor. Por esse motivo, acredita-se que ele cure cicatrizes e possa ter um efeito positivo nas trompas de falópio.
De acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos, é melhor obter toda a sua vitamina C da sua dieta. No entanto, também pode ser tomado em um suplemento. A vitamina C não é armazenada no corpo, portanto deve ser ingerida todos os dias.
Em quantidades elevadas, a vitamina C pode causar diarréia e dor de estômago. Caso contrário, não há efeitos colaterais graves.
Infelizmente, a vitamina C nunca foi testada por sua capacidade de desbloquear tubos. Só não sabemos se é um tratamento eficaz. No entanto, é importante garantir que você consuma vitamina C suficiente para sua saúde geral.
2. Açafrão
Açafrão é um anti-inflamatório natural. A curcumina, o ingrediente ativo do açafrão, demonstrou reduzir a inflamação. Você pode consumir curcumina em forma de suplemento, adicionar açafrão à sua comida ou tomar uma bebida de açafrão.
Não se conhecem efeitos colaterais do açafrão quando tomado em pequenas doses. No entanto, em doses superiores a 8 gramas por dia, pode ter um efeito adverso. Certifique-se de tomar a dose correta de açafrão ou, melhor ainda, adicione o tempero à sua cozinha.
Embora o açafrão tenha muitos benefícios, não há estudos sobre se ele pode ou não ajudar a desbloquear os tubos.
3. Gengibre
Um ingrediente comum com múltiplos benefícios, o gengibre é outro anti-inflamatório natural. Um artigo de 2014 mostrou que o gingerol, o ingrediente ativo do gengibre, é antioxidante e anti-inflamatório.
Não há evidências científicas de que o gengibre possa desbloquear as trompas de falópio.
4. Alho
O alho é frequentemente sugerido como uma maneira de aumentar a fertilidade e desbloquear os tubos. Um estudo de 2004 sobre os benefícios de fertilidade do alho sugeriu que ele poderia melhorar a fertilidade. Mais evidências são necessárias para confirmar isso.
Além desse estudo datado, não há nenhuma evidência de que o alho possa melhorar a fertilidade. Dito isto, uma quantidade moderada de alho é perfeitamente segura, por isso pode valer a pena tentar e existem outros benefícios à saúde ao adicionar alho à sua dieta.
5. Lodhra
Um tratamento ayurvédico comumente usado, o lodhra às vezes é recomendado para aumentar a fertilidade e desbloquear as trompas de falópio. No entanto, não há nenhuma evidência científica.
6. Dong quai
Uma planta frequentemente usada na medicina herbal chinesa, o dong quai é frequentemente recomendado para bloqueios das trompas de falópio. É uma das ervas chinesas mais usadas no tratamento de problemas reprodutivos.
De acordo com uma meta-análise de 2015, a medicina herbal chinesa pode dobrar as taxas de gravidez na infertilidade feminina. A análise analisou um total de 4.247 mulheres em tratamento para infertilidade. No entanto, nenhum estudo analisou especificamente se o dong quai poderia desbloquear as trompas de falópio.
7. Ginseng
Alguns médicos naturais e orientais recomendam o ginseng para aumentar a fertilidade.Embora o ginseng pareça ter vários benefícios em potencial, não há evidências de que possa melhorar a fertilidade feminina, muito menos tratar trompas de falópio bloqueadas.
8. Vapor vaginal
Um tratamento alternativo que recentemente ganhou popularidade, o vapor vaginal supostamente trata várias condições, desde cólicas menstruais até infertilidade. Também é recomendado por alguns como um tratamento para o desbloqueio das trompas de falópio.
Infelizmente, não há evidências por trás dessas reivindicações. Não parece anatomicamente possível que o vapor entre nas trompas de falópio através do colo do útero. Além disso, cozinhar a vagina no vapor pode levar a queimaduras ou infecções. Isso pode realmente prejudicar sua fertilidade.
9. Massagem de fertilidade
Alguns praticantes de medicina alternativa sugerem massagens de fertilidade para desbloquear trompas de falópio. Estes geralmente envolvem massagens quentes de óleo na área abdominal. Não há evidências científicas de que isso funcione.
10. Artemísia
A artemísia é uma erva, por vezes, recomendada para aumentar a fertilidade. Também é recomendado para desbloquear trompas de falópio.
A artemísia tem uma longa história de uso para fertilidade em várias culturas diferentes. Foi usado em toda a Europa e Ásia por séculos. É frequentemente usado na medicina chinesa na forma de moxabustão, que envolve queima de artemísia sobre um ponto de acupuntura.
Uma revisão de estudos de 2010 mostra que a única coisa que a moxabustão poderia ajudar é transformar um feto da culatra de cabeça para baixo no útero. Infelizmente, não há evidências de que isso afeta a fertilidade ou as trompas de falópio bloqueadas.
11. óleo de mamona
O óleo de mamona é um popular remédio caseiro para infertilidade e tubos bloqueados. Também é comumente usado para induzir o parto, embora uma revisão de 2009 mostre que não é prejudicial ou útil a esse respeito.
Não há evidências científicas que comprovem que o óleo de mamona desbloqueia as trompas de falópio. No entanto, não existem riscos associados à aplicação tópica de óleo de mamona, portanto vale a pena tentar e pode hidratar a pele.
12. Tampões de ervas
Tampões de ervas - ou seja, ervas inseridas na vagina - são tratamentos populares de fertilidade em casa. No entanto, não existem estudos que testem a eficácia desse tratamento.
Lembre-se de que esses tampões não são estéreis e podem levar a uma infecção vaginal. Use-os com cuidado. Investigue cada erva antes de usar e trabalhe com um profissional licenciado.
13. Maca
Maca é uma planta peruana com vários benefícios relatados. Um desses benefícios alegados é que aumenta a fertilidade. Embora uma revisão de estudos de 2016 mostre que poderia melhorar a qualidade do sêmen, nenhuma evidência sugere que ela desbloqueie as trompas de falópio.
14. Exercício
O exercício é uma mudança no estilo de vida que, às vezes, acredita-se melhorar a fertilidade e desbloquear as trompas de falópio. Um estudo de coorte de 2012 que estudou 3.628 mulheres sugeriu que o exercício pode melhorar os níveis de fertilidade. Mas até agora, nenhum estudo foi realizado sobre a ligação entre exercício e trompas de falópio bloqueadas.
15. Reduza a ingestão de álcool
O consumo de álcool não está diretamente relacionado a trompas de falópio bloqueadas. No entanto, vale a pena cortar o álcool se você estiver tentando engravidar. Essa mudança de estilo de vida pode melhorar sua saúde e fertilidade.
16. Yoga
Muitas pessoas que estão tentando conceber praticam ioga. Algumas pessoas até o recomendam para o tratamento de trompas de falópio bloqueadas.
Segundo o Centro Nacional de Saúde Integrativa e Complementar, o yoga pode ser uma maneira eficaz de reduzir o estresse. O estresse pode reduzir a fertilidade, por isso pode valer a pena tentar técnicas de redução de estresse, como ioga, se você estiver tentando engravidar. Infelizmente, não há evidências que comprovem que a ioga desbloqueia as trompas de falópio.
17. Meditação
Semelhante ao yoga, a meditação é cientificamente comprovada para reduzir o estresse, de acordo com esta revisão de 2014. A meditação pode ser uma ferramenta útil para melhorar sua fertilidade. No entanto, não foram realizados estudos sobre se a meditação afeta as trompas de falópio.
18. Melhorando a dieta
Embora a dieta seja importante no que diz respeito à fertilidade, não há evidências que vinculem a dieta às trompas de falópio bloqueadas. Ainda é uma boa idéia seguir uma dieta variada e manter-se hidratado para que seu corpo tenha nutrientes suficientes enquanto você tenta engravidar.
Você deve tomar vitaminas pré-natais no ano anterior à tentativa de conceber como baixo teor de ácido fólico, um nutriente encontrado em vegetais de folhas verdes, que foi associado à espinha bífida e a outros problemas semelhantes.
Como saber se suas trompas de falópio estão bloqueadas
Seu médico pode usar uma histerossalpingografia (HSG), que é um tipo de raio-X usado para diagnosticar trompas de falópio bloqueadas. O seu médico adicionará corante ao útero e às trompas de falópio, o que ajudará a que os bloqueios apareçam no raio-X.
Como alternativa, seu médico pode usar uma laparoscopia para diagnosticar trompas de falópio bloqueadas, mas é mais provável que eles usem um HSG primeiro. A laparoscopia é uma cirurgia, mas é minimamente invasiva e requer apenas pequenas incisões.
Os efeitos colaterais do HSG e da laparoscopia são raros.
Tratamentos médicos para desbloquear trompas de falópio
Existem tratamentos médicos que você pode procurar se tiver bloqueado os tubos. Por exemplo, uma laparoscopia não apenas diagnostica bloqueios. Às vezes, também pode ser usado para remover qualquer bloqueio. Como alternativa, um cirurgião pode remover partes danificadas dos tubos e conectar as duas partes saudáveis durante a cirurgia.
Embora essas opções de tratamento sejam geralmente mais caras do que os tratamentos naturais para desbloquear as trompas de Falópio, elas têm uma maior taxa de sucesso.
No entanto, se grandes partes dos tubos estiverem danificadas ou bloqueadas, talvez não seja possível remover os bloqueios.
O takeaway
Se nenhum dos tratamentos médicos ou naturais acima funcionar, existem vários métodos alternativos para engravidar. Esses incluem:
- fertilização in vitro (fertilização in vitro) usando seus próprios óvulos
- FIV usando óvulos doadores
- barriga de aluguel
Converse com seu médico sobre um plano de fertilidade se tiver dificuldade em conceber. Juntos, você pode descobrir a causa, os possíveis tratamentos e o caminho a seguir.