Sexualidade e doença de Crohn
Contente
A doença de Crohn pode vir com muitas frustrações e desafios. Manter uma vida sexual satisfatória pode ser um desafio particularmente difícil. Dor abdominal, gases, inchaço, diarréia e a necessidade de encontrar um banheiro às pressas são todos aspectos da doença de Crohn que não parecem nem um pouco sexy.
Mas existem maneiras de lidar com seus sintomas e ter uma vida sexual satisfatória.
Amor e Crohn
Problemas de imagem corporal que resultam de cicatrizes após a cirurgia, bolsas de ostomia e fístula ao redor da área anal e genital podem fazer com que o sexo seja doloroso e prejudicar sua auto-estima sexual. O medo de acidentes intestinais ou a súbita necessidade de ir ao banheiro no meio de um encontro erótico podem diminuir o seu entusiasmo por sexo, intimidade ou afeto.
Cada novo relacionamento traz a tarefa de divulgar sua condição e explicar os sintomas e métodos de enfrentamento de Crohn. Seu parceiro pode ficar frustrado se você se afastar deles, evitar a intimidade ou se recusar a discutir sentimentos e métodos que permitem que o sexo seja possível. Eles podem ter medo de machucá-lo fisicamente durante o sexo, prejudicando sua área de ostomia ou causando dor durante o sexo devido a fístulas. Esse medo pode deixar seu parceiro com medo de tocar ou fazer amor com você.
Fale sobre isso
Aqui está um fato humano básico sobre o qual ninguém quer falar na vida: todo mundo faz cocô.
Isso não pretende minimizar o que você experimenta com Crohn. É só dizer que, para ter uma conversa honesta e madura sobre sexualidade, é preciso incluir funções corporais. Dessa forma, quando eles não funcionam da maneira que você deseja, você pode ficar mais à vontade para lidar com eles.
Encontre maneiras de ser sexual ao experimentar janelas de bem-estar. Lide com os sintomas à medida que ocorrem - inclusive durante a intimidade. E tenha coragem de ter uma vida sexual.
Faça acomodações
Se você tiver uma bolsa de ostomia, troque-a imediatamente antes do sexo e converse com seu médico sobre como protegê-lo para que não se solte durante o sexo.
Converse com seu médico sobre fístulas na área anal ou genital que tornam o sexo desconfortável ou doloroso. Muitas vezes, as fístulas podem ser tratadas.
Almofada na cama antes de fazer sexo, se você estiver preocupado com um acidente intestinal. Isso facilitará a limpeza. Se isso ocorrer, tente não deixá-lo definir seu encontro romântico. Limpe e tente novamente.
Ser informado sobre os efeitos colaterais sexuais da medicação. Alguns podem diminuir o desejo sexual. Nas mulheres, os corticosteróides podem contribuir para infecções vaginais por leveduras. Discuta essas questões com seu médico e pergunte o que você pode fazer. No entanto, não pare de usar qualquer medicamento sem consultar o seu médico.
Aprenda sobre seu corpo com o máximo de detalhes possível. Saiba o que desencadeia um surto de Crohn para você. Aprenda a reconhecer os sinais de um ataque iminente. Depois de conhecer essas coisas, você pode adaptar sua programação sexual de acordo.
Expresse-se
Encontre outras maneiras de expressar intimidade e amor além da relação sexual. Relacionamentos são mais do que sexo. Ter um parceiro com quem você possa conversar sobre essas questões é uma forma de intimidade em si mesma.
Comunicar uns com os outros. Seja honesto sobre seus sentimentos, medos e nível de conforto com os métodos de enfrentamento. Pergunte ao seu parceiro como eles se sentem sobre isso. Tenha paciência com seu parceiro. Explique como a condição funciona e como você lida com ela.
Não tenha medo de sair da sua zona de conforto e procurar ajuda profissional externa. Muitos casais que lidam com uma doença crônica se beneficiam de conversar com um conselheiro ou terapeuta sexual. Pode ajudar bastante a recuperar sua vida sexual.