Neurodegeneração com acúmulo de ferro no cérebro (NBIA)
A neurodegeneração com acúmulo de ferro no cérebro (NBIA) é um grupo de doenças do sistema nervoso muito raras. Eles são transmitidos através das famílias (herdados). A NBIA envolve problemas de movimento, demência e outros sintomas do sistema nervoso.
Os sintomas da NBIA começam na infância ou na idade adulta.
Existem 10 tipos de NBIA. Cada tipo é causado por um defeito genético diferente. O defeito genético mais comum causa o distúrbio denominado PKAN (neurodegeneração associada a pantotenato quinase).
Pessoas com todas as formas de NBIA têm um acúmulo de ferro nos gânglios da base. Esta é uma área nas profundezas do cérebro. Ajuda a controlar o movimento.
NBIA causa principalmente problemas de movimento. Outros sintomas podem incluir:
- Demência
- Dificuldade em falar
- Dificuldade em engolir
- Problemas musculares, como rigidez ou contrações musculares involuntárias (distonia)
- Convulsões
- Tremor
- Perda de visão, como por retinite pigmentosa
- Fraqueza
- Movimentos de contorção
- Pé andando
O profissional de saúde fará um exame físico e perguntará sobre os sintomas e o histórico médico.
Os testes genéticos podem procurar o gene defeituoso que causa a doença. No entanto, esses testes não estão amplamente disponíveis.
Testes como uma ressonância magnética podem ajudar a descartar outros distúrbios e doenças do movimento. A ressonância magnética geralmente mostra depósitos de ferro nos gânglios da base e são chamados de sinal do "olho do tigre" devido à forma como os depósitos aparecem na varredura. Este sinal sugere um diagnóstico de PKAN.
Não há tratamento específico para NBIA. Os medicamentos que ligam o ferro podem ajudar a retardar a doença. O tratamento se concentra principalmente no controle dos sintomas. Os medicamentos mais comumente usados para controlar os sintomas incluem baclofeno e triexifenidil.
A NBIA piora e danifica os nervos com o tempo. Isso leva à falta de movimento e, muitas vezes, à morte no início da idade adulta.
Os medicamentos usados para tratar os sintomas podem causar complicações. Ser incapaz de sair da doença pode levar a:
- Coágulos de sangue
- Infecções respiratórias
- Quebra de pele
Ligue para o seu provedor se seu filho desenvolver:
- Maior rigidez nos braços ou pernas
- Problemas crescentes na escola
- Movimentos incomuns
O aconselhamento genético pode ser recomendado para famílias afetadas por esta doença. Não há maneira conhecida de evitá-lo.
Doença de Hallervorden-Spatz; Neurodegeneração associada a pantotenato quinase; PKAN; NBIA
Gregory A, Hayflick S, Adam MP, et al. Visão geral de neurodegeneração com transtornos de acúmulo de ferro no cérebro. 28 de fevereiro de 2013 [atualizado em 21 de outubro de 2019]. In: Adam MP, Ardinger HH, Pagon RA, et al, eds. GeneReviews [Internet]. Seattle, WA: University of Washington; 1993-2020. PMID: 23447832 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23447832/.
Doença de Jankovic J. Parkinson e outros distúrbios do movimento. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 96.
NBIA Disorders Association. Visão geral dos distúrbios NBIA. www.nbiadisorders.org/about-nbia/overview-of-nbia-disorders. Acessado em 3 de novembro de 2020.