20 causas para náusea e diarreia
Contente
- 1. Gripe estomacal
- 2. Intoxicação alimentar
- 3. Estresse, ansiedade ou medo
- 4. Síndrome do vômito cíclico
- 5. Diarreia do viajante
- 6. Enjôo
- 7. Gravidez
- 8. Certos medicamentos
- 9. Infecção por C. difficile
- 10. Envenenamento por metal pesado
- 11. Comer demais
- 12. Beber muito álcool
- 13. Doença de Crohn
- 14. Certos tipos de câncer
- 15. Síndrome do intestino irritável
- 16. Úlcera péptica
- 17. Intolerância à lactose
- 18. Enxaqueca abdominal
- 19. Síndrome de hiperêmese canabinoide
- 20. Obstrução intestinal
- Remédios caseiros
- Quando ver um médico
- O resultado final
Quando o sistema digestivo fica irritado ou exposto a algo potencialmente prejudicial à saúde, os nervos sinalizam ao sistema para expelir o conteúdo o mais rápido possível. O resultado são vômitos, diarréia ou ambos.
Esses dois sintomas costumam estar juntos e geralmente estão relacionados a condições comuns, como vírus estomacal ou intoxicação alimentar.
Uma vez que diarreia e vômitos estão associados a muitos diagnósticos, pode ser difícil saber o que os está causando. Aqui estão algumas das possíveis causas.
1. Gripe estomacal
Gastroenterite viral é uma doença contagiosa comum causada por várias cepas de vírus diferentes, como o norovírus. Também conhecida como gripe estomacal, não é a mesma coisa que gripe, que é um problema respiratório.
A gastroenterite viral causa inflamação no estômago e nos intestinos. Você pode obtê-lo em contato próximo com pessoas ou superfícies contaminadas.
Os sintomas variam de acordo com o vírus subjacente, mas geralmente incluem:
- diarréia
- vomitando
- dores
- febre
- arrepios
A gastroenterite geralmente desaparece espontaneamente em alguns dias. O tratamento é centrado em evitar a desidratação bebendo um gole de água ou outros líquidos.
2. Intoxicação alimentar
A intoxicação alimentar é causada pela ingestão ou ingestão de alimentos contaminados com bactérias, vírus ou parasitas. Mofo e toxinas químicas ou naturais também podem causar intoxicação alimentar.
Milhões de pessoas sofrem de intoxicação alimentar anualmente nos Estados Unidos. Os sintomas incluem:
- diarréia aquosa
- náusea
- vomitando
- dores de estômago
Na maioria dos casos, esses sintomas são leves e desaparecem por conta própria em um a dois dias. A intoxicação alimentar pode, entretanto, causar sintomas graves que requerem tratamento médico.
3. Estresse, ansiedade ou medo
Se você já teve um estômago nervoso, já sabe que uma forte emoção pode afetar seu intestino. Seu sistema digestivo pode ser adversamente afetado por medo, estresse ou ansiedade. Pode causar diarreia, vômito ou respiração ofegante.
Emoções poderosas desencadeiam a resposta de luta ou fuga. Isso coloca seu corpo em alerta máximo, ativando hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol. Esses hormônios sinalizam para que seus intestinos se esvaziem.
Eles também desviam o sangue do estômago para os órgãos vitais de que você mais precisa em uma emergência e fazem com que os músculos abdominais se contraiam. Todas essas reações físicas podem causar diarréia ou vômito.
Reduzir o estresse com exercícios de respiração profunda e lidar com a ansiedade com um profissional de saúde mental pode ajudar.
4. Síndrome do vômito cíclico
A síndrome do vômito cíclico é caracterizada por episódios de vômitos graves sem causa óbvia. Esses episódios podem durar horas ou até dias.
Freqüentemente, eles começam no mesmo horário do dia, duram a mesma quantidade de tempo e são uniformes em gravidade. Esses episódios podem ser intercalados com períodos de tempo em que não ocorre vômito.
Outros sintomas podem incluir:
- diarréia
- suor intenso
- vomitando
- náusea severa
A causa da síndrome do vômito cíclico é desconhecida, mas o estresse ou uma história familiar de enxaqueca podem ser um fator, especialmente em crianças.
Alguns gatilhos para essa condição incluem cafeína, queijo ou chocolate. Evitar esses alimentos pode ajudar a reduzir ou eliminar os ataques.
5. Diarreia do viajante
Uma mudança no ambiente, especialmente para um local com condições sanitárias abaixo do ideal, pode resultar em diarreia do viajante. Essa condição é causada por comer ou beber algo sujo ou contaminado. Os sintomas incluem:
- diarréia
- dores de estômago
- náusea
- vomitando
A diarreia do viajante geralmente desaparece sozinha, uma vez que você não está mais comendo ou bebendo os itens contaminados. Consulte seu médico para identificar a bactéria ou organismo que está causando a diarreia se:
- persiste por mais do que alguns dias
- é acompanhado por desidratação severa
- você tem diarreia com sangue ou severa
- você tem vômito persistente
Medicamentos antidiarreicos de venda livre podem ajudar. Em alguns casos, medicamentos prescritos podem ser necessários.
6. Enjôo
O enjôo pode acontecer em qualquer idade. Ele pode ser acionado ao viajar em um carro, barco, avião ou outro veículo.
O enjôo acontece quando o sistema nervoso central recebe informações conflitantes do ouvido interno e de outros sistemas sensoriais sobre o fluxo de movimento do corpo. É por isso que virar a cabeça ou o corpo em um veículo em movimento pode instigar um episódio de enjôo.
Os sintomas incluem:
- sentindo enjoo
- começando a suar frio
- recebendo diarréia urgente
- vomitando
Existem medicamentos que você pode tomar antes de viajar e que podem ajudá-lo a evitar o enjôo. Alguns remédios caseiros incluem:
- em repouso
- goma de mascar
- bebendo refrigerante
- tomando um suplemento de gengibre
O enjôo geralmente se dissipa em algumas horas.
7. Gravidez
Problemas digestivos são ocorrências comuns durante a gravidez. Esses incluem:
- náusea
- vomitando
- diarréia
- constipação
Náuseas e vômitos costumam ocorrer durante as primeiras 16 semanas, quando ocorrem alterações hormonais. Ajuda se você evitar alimentos com cheiro forte e comer refeições pequenas e frequentes.
Náuseas e vômitos intensos e intermináveis durante a gravidez podem ser causados por um distúrbio incomum chamado hiperêmese gravídica.
Se a diarreia for acompanhada por corrimento vaginal e dor lombar, informe o seu médico imediatamente. Às vezes, essa tríade de sintomas significa que você está entrando em trabalho de parto prematuro.
8. Certos medicamentos
Alguns medicamentos prescritos podem causar vômitos e diarreia como efeitos colaterais. Isso inclui alguns antibióticos. A diarreia associada a antibióticos pode causar:
- fezes soltas
- evacuações frequentes
- náusea
- vomitando
Esses sintomas podem ocorrer uma semana ou mais depois que você começa a tomar a medicação e podem durar semanas depois que você parou. Outros medicamentos prescritos também podem causar esses sintomas.
Verifique os rótulos de seus medicamentos prescritos para ver se vômito e diarreia estão listados. Nesse caso, mantenha-se hidratado caso sinta esses sintomas e converse com seu médico sobre estratégias para aliviar o desconforto.
9. Infecção por C. difficile
Tomar antibióticos também pode resultar em um C. difficile infecção. C. diff é um tipo de bactéria que produz toxinas que podem causar colite associada a antibióticos.
Isso pode acontecer se a terapia com antibióticos prejudicar o equilíbrio das bactérias boas e más do trato intestinal. Entrar em contato com matéria fecal ou superfície contaminada também pode causar um C. diff infecção.
Os sintomas comuns incluem:
- vômito leve a grave
- diarréia
- cólicas
- febre baixa
Pessoas com sistema imunológico enfraquecido e indivíduos mais velhos podem ser mais suscetíveis a esse tipo de infecção. Se você suspeita que tem um C. diff infecção, avise seu médico.
10. Envenenamento por metal pesado
O envenenamento por metais pesados é causado pelo acúmulo de quantidades tóxicas de metais pesados nos tecidos moles do corpo. Os metais pesados incluem:
- arsênico
- conduzir
- mercúrio
- cádmio
O envenenamento por metais pesados pode ser causado por:
- exposição industrial
- poluição
- medicação
- comida contaminada
- bom exportado
- outras substâncias
Os sintomas variam de acordo com a toxina. Eles incluem:
- diarréia
- náusea
- vomitando
- fraqueza dos músculos
- dor abdominal
- espasmos musculares
A intoxicação por chumbo é mais comum em crianças entre 1 e 3 anos de idade. Se você suspeitar de envenenamento por metais pesados, seu médico fará testes e tentará identificar a toxina para que você possa eliminá-la do ambiente.
Outros tratamentos, como tomar um medicamento quelante ou fazer uma lavagem estomacal, também podem ser necessários.
11. Comer demais
Comer em excesso pode ser desgastante para o sistema digestivo. Isso pode ser mais provável de ocorrer se você comer rapidamente ou se comer alimentos gordurosos ou condimentados. Os sintomas incluem:
- diarréia
- indigestão
- náusea
- sentindo-se excessivamente cheio
- vomitando
Comer muita fibra também pode causar esses sintomas, especialmente se você não costuma fazer uma dieta rica em fibras.
12. Beber muito álcool
As bebidas alcoólicas fazem seu estômago secretar ácido. Beber em excesso pode causar inflamação no estômago e sintomas digestivos, como náuseas, vômitos e diarreia. Beber menos álcool e diluir as bebidas alcoólicas com misturadores pode ajudar.
13. Doença de Crohn
A doença de Crohn é um tipo crônico de doença inflamatória intestinal. Sua causa é desconhecida. Existem vários tipos de doença de Crohn. Os sintomas incluem:
- dor de estômago
- diarréia, que pode ser sangrenta
- vômito excessivo
- arrepios
- febre
- sentindo tonto
Esses sintomas podem ser sinais de que sua condição está piorando ou requer atenção médica.
A doença de Crohn é geralmente tratada com medicamentos prescritos. Você também pode sentir alívio ao tomar medicamentos antidiarreicos de venda livre. Fumar cigarros piora os sintomas de Crohn e deve ser evitado.
14. Certos tipos de câncer
Câncer de cólon, linfoma, câncer de pâncreas e alguns outros tipos podem causar sintomas gástricos, como diarreia, vômito ou constipação. Algumas formas de câncer podem não ser diagnosticadas até que os sintomas gástricos ocorram.
Os tratamentos contra o câncer, como a quimioterapia, também podem causar vômitos, náuseas e diarreia. Informe o seu médico se os seus sintomas forem acompanhados por:
- dor
- febre
- tontura
- perda de peso
Existem medicamentos e mudanças no estilo de vida que podem ajudar a aliviar as náuseas e outros sintomas.
15. Síndrome do intestino irritável
IBS também é conhecido como cólon espástico. É mais comum em mulheres do que em homens. Os sintomas podem variar em intensidade. Eles incluem:
- diarréia
- constipação
- vomitando
- inchaço
- dor de estômago
A SII pode ser uma doença crônica e de longa duração. Não há cura, mas mudanças na dieta e medicamentos podem ajudar.
16. Úlcera péptica
A úlcera péptica é uma ferida aberta que se desenvolve em algum lugar do sistema digestivo, como no revestimento do estômago ou na parte inferior do esôfago. Beber muito álcool, fumar cigarros e exposição a H. pylori bactérias são algumas causas potenciais.
A dor abdominal é o principal sintoma de uma úlcera péptica. Outros sintomas incluem:
- diarréia aquosa
- vomitando
- náusea
- indigestão
- sangue nas fezes
O tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, antibióticos e bloqueadores de ácido.
17. Intolerância à lactose
Algumas pessoas têm dificuldade para digerir a lactose, um tipo de açúcar encontrado no leite e nos laticínios. Essa condição é mais comum em adultos do que em crianças. A má absorção de lactose pode causar sintomas como:
- gás
- inchaço
- vomitando
- náusea
- diarréia
Seu médico pode diagnosticar intolerância à lactose com um teste de hidrogênio expirado. Evitar alimentos que contenham lactose é a melhor maneira de evitar os sintomas.
18. Enxaqueca abdominal
A enxaqueca abdominal é um subtipo de enxaqueca que inclui diarreia como sintoma. Essa condição pode ser debilitante. Na enxaqueca abdominal, a dor está centrada no estômago, e não na cabeça. Ataques regulares de enxaqueca também podem ter diarreia e vômitos como sintomas.
A enxaqueca é mais comum em mulheres do que em homens. Algumas mulheres notam um padrão entre o ciclo menstrual e a enxaqueca. A enxaqueca também pode ter uma ligação genética. Algumas pessoas encontram alívio identificando e eliminando os gatilhos em seu ambiente.
19. Síndrome de hiperêmese canabinoide
Esta condição rara é causada pelo uso pesado e prolongado de maconha rica em THC. Os sintomas incluem:
- náusea
- vomitando
- dor abdominal
- diarréia
Causa uma compulsão para tomar banho em água quente. Se você suspeita que tem essa condição, eliminar o uso de maconha pode ajudar. Você também pode conversar com seu médico ou profissional de saúde sobre intervenções no estilo de vida que podem ajudá-lo a evitar essa condição no futuro.
20. Obstrução intestinal
A obstrução intestinal é uma condição potencialmente perigosa, causada por um bloqueio no intestino grosso ou delgado. Vômito e diarreia são os primeiros sinais de alerta para essa condição. Inchaço, constipação e cólicas também podem ser sintomas.
Existem muitas causas para essa condição. Eles incluem fezes impactadas, aderências pós-cirúrgicas e tumores. Uma obstrução intestinal requer cuidados médicos. Os tratamentos variam de medicamentos a enemas terapêuticos ou cirurgia.
Remédios caseiros
Embora já tenhamos discutido o tratamento para cada condição, alguns remédios caseiros também podem ajudar a reduzir os sintomas de diarreia e vômitos, incluindo:
- Descansar. Seu corpo precisa de uma chance de combater a causa de seus sintomas. Deixar-se descansar também pode ajudar a aliviar a tontura causada pelo enjôo.
- Hidratação. A desidratação ocorre quando você perde mais líquido do que está ingerindo. A desidratação pode ser perigosa, especialmente para bebês, crianças e adultos mais velhos. Beber lentamente água, caldo ou bebidas esportivas que reponham eletrólitos podem ajudá-lo a evitar a desidratação. Se você não consegue segurar os líquidos, tente chupar pedaços de gelo ou picolés.
- Coma alimentos leves. Quando o apetite voltar, coma com moderação e evite alimentos condimentados ou gordurosos. Algumas pessoas têm dificuldade em tolerar laticínios, mas outras podem tolerar queijo cottage. Alimentos leves que você pode experimentar incluem:
- ovos cozidos
- torrada
- bananas
- molho de maçã
- biscoitos
- Medicamentos. Evite medicamentos para a dor, como o ibuprofeno, que podem irritar o estômago. Medicamentos antidiarreicos de venda livre podem ajudar com a diarreia, e medicamentos antináusea também podem ajudar a reduzir o enjôo.
Quando ver um médico
Como a diarreia e o vômito podem ter muitas causas, é importante procurar ajuda médica se os seus sintomas não melhorarem ou piorarem. Aqueles que devem sempre consultar um médico para diarréia crônica e vômitos incluem:
- bebês
- crianças
- crianças
- adultos mais velhos
- aqueles com sistema imunológico comprometido
Qualquer pessoa deve consultar seu médico se tiver:
- diarreia com sangue ou que dura mais de três dias
- vômito ou náusea incontrolável, o que torna impossível manter os líquidos no estômago por mais de um dia
- sintomas de desidratação, incluindo:
- tontura
- olhos fundos
- chorando sem lágrimas
- incapacidade de transpirar ou urinar
- urina muito escura
- cãibras musculares
- tontura
- fraqueza
- confusão
- febre acima de 102 ° F (38,9 ° C)
- dor extrema ou cãibra muscular
- arrepios incontroláveis
O resultado final
A náusea e a diarreia podem ser causadas por uma ampla variedade de condições, mas na maioria das vezes estão associadas a infecções virais ou intoxicação alimentar.
Esses sintomas geralmente respondem bem aos tratamentos caseiros. Se os seus sintomas durarem mais do que alguns dias ou forem graves, consulte o seu médico.