Niacinamida: benefícios, usos e efeitos colaterais
Contente
- O que é niacinamida?
- Benefícios e usos
- Útil para determinadas condições de pele
- Pode ajudar a prevenir o melanoma
- Útil para Doença Renal Crônica
- Pode retardar a progressão do diabetes tipo 1
- Tipos e formulários de suplementos
- Efeitos colaterais
- A linha inferior
A niacinamida é uma das duas formas de vitamina B3 - a outra sendo o ácido nicotínico. A vitamina B3 também é conhecida como niacina.
A niacinamida e o ácido nicotínico fornecem atividade da vitamina B3, mas diferem na estrutura química e em como afetam sua saúde.
Este artigo explica o que é a niacinamida, seus benefícios, usos e possíveis efeitos colaterais.
O que é niacinamida?
A niacinamida é uma forma de vitamina B3 (niacina) - uma das oito vitaminas B que seu corpo precisa para uma boa saúde.
A vitamina B3 desempenha um papel vital na conversão dos alimentos que você come em energia utilizável e ajuda as células do seu corpo a realizar importantes reações químicas (1).
Como é solúvel em água, seu corpo não armazena essa vitamina, e é por isso que você precisa comer ácido nicotínico ou niacinamida diariamente.
A vitamina B3 é geralmente encontrada como niacinamida em produtos de origem animal, como carne e aves, e como ácido nicotínico em alimentos de origem vegetal, como nozes, sementes e vegetais verdes (2).
Muitos produtos refinados de grãos, incluindo cereais, também são enriquecidos com niacinamida (2).
Seu corpo também pode produzir vitamina B3 a partir do triptofano, um aminoácido presente na maioria dos alimentos protéicos.
No entanto, a conversão do triptofano em vitamina B3 é ineficiente, pois são necessários 60 mg de triptofano para produzir apenas 1 mg de vitamina B3 (1).
Historicamente, a vitamina B3 era chamada vitamina PP, um acrônimo para preventivo de pelagra.
Isso ocorre porque uma deficiência de vitamina B3 ou triptofano leva a uma doença chamada pelagra, caracterizada pelos quatro D's - diarréia, dermatite, demência e, se não tratada, morte (3).
A pelagra é rara em países desenvolvidos como América do Norte e Europa, mas a doença ainda é frequente em alguns países em desenvolvimento (4).
O ácido nicotínico e a niacinamida podem tratar a pelagra, mas a niacinamida é preferida, pois está associada a menos efeitos colaterais, como rubor da pele.
Resumo A niacinamida é uma forma de vitamina B3, um nutriente essencial que suporta muitos processos celulares. A niacinamida é encontrada principalmente em produtos de origem animal e é a forma preferida de vitamina B3 para o tratamento de pelagra.
Benefícios e usos
Além de ser a forma preferida de niacina para o tratamento da pelagra, a niacinamida tem vários outros benefícios e usos para a saúde.
Útil para determinadas condições de pele
A niacinamida desempenha um papel importante para manter a pele saudável.
Por esse motivo, é um aditivo popular na indústria de cosméticos e produtos para a pele.
Quando aplicada topicamente ou por via oral como suplemento, a niacinamida demonstrou ter efeitos anti-inflamatórios na pele (5).
Tem sido usado para tratar doenças da pele como acne e rosácea, um distúrbio da pele facial caracterizado por vermelhidão (5, 6).
Isso faz da niacinamida uma alternativa popular aos antibióticos orais ou tópicos para o tratamento de acne ou rosácea (7, 8).
Pode ajudar a prevenir o melanoma
O melanoma é um tipo grave de câncer de pele que se desenvolve nas células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à sua pele.
A exposição à radiação ultravioleta (UV), do sol ou das camas de bronzeamento, danifica o DNA de suas células ao longo do tempo e está fortemente correlacionada com o melanoma.
Devido ao seu papel em manter suas células saudáveis, os suplementos orais de niacinamida demonstraram melhorar o reparo do DNA na pele danificada por UV em humanos (9, 10).
Como tal, a niacinamida é um complemento promissor que pode proteger contra o melanoma, especialmente em populações de alto risco, como aquelas que tiveram câncer de pele não melanoma prévio (11, 12, 13, 14).
Útil para Doença Renal Crônica
A doença renal crônica é a perda progressiva da função renal que afeta a capacidade do seu corpo de limpar e filtrar o sangue e controlar a pressão arterial.
Isso pode causar um acúmulo prejudicial de produtos químicos, como fosfato, no sangue (15).
Pesquisas sugerem que a niacinamida pode ajudar a diminuir os níveis de fosfato em pessoas com disfunção renal, bloqueando sua absorção (16, 17, 18, 19).
De outro modo, os níveis de fosfato normalmente são gerenciados por meio de dieta, medicamentos ou diálise, dependendo da gravidade do acúmulo (20).
Pode retardar a progressão do diabetes tipo 1
O diabetes tipo 1 é uma condição na qual seu corpo ataca e destrói as células beta produtoras de insulina do pâncreas.
Foi sugerido que a niacinamida protege e preserva as células beta, prevenindo ou atrasando o aparecimento do diabetes tipo 1 em indivíduos em risco (21, 22, 23).
No entanto, a pesquisa não apóia a noção de que a niacinamida pode impedir o aparecimento do diabetes tipo 1, embora possa ajudar a retardar sua progressão preservando a função das células beta (24, 25, 26, 27).
Embora promissor, são necessárias mais pesquisas antes que os suplementos de niacinamida possam ser recomendados como uma intervenção para o diabetes tipo 1.
Resumo A niacinamida pode beneficiar pessoas com certas condições da pele e reduzir o risco de melanoma em indivíduos de alto risco. Também pode ser útil para pessoas com doença renal crônica e, em menor grau, diabetes tipo 1.Tipos e formulários de suplementos
A vitamina B3, na forma de ácido nicotínico ou niacinamida, está disponível como um complemento por si só ou ao lado de outras vitaminas e minerais em doses que variam de 14 a 1.000 mg por porção.
A vitamina também está incluída nos suplementos do complexo B, que contêm todas as oito vitaminas do complexo B.
Alguns suplementos que contêm vitamina B3 listam apenas niacina, mas a maioria especifica a forma de niacina como ácido nicotínico ou niacinamida.
A niacinamida pode ser incluída nos suplementos pré-treino, mas o ácido nicotínico, a forma que causa rubor na pele, é preferido com o objetivo de dar ao consumidor a sensação de que o pré-treino entrou em ação após o rubor na pele.
Para os cuidados com a pele, a niacinamida é frequentemente incluída em loções hidratantes faciais ou em produtos comercializados para o tratamento de acne ou rosácea.
Resumo A vitamina B3 como niacinamida está amplamente disponível como um suplemento dietético. Também é comumente incluído em muitos hidratantes faciais e produtos de tratamento para acne ou rosácea.Efeitos colaterais
A niacinamida geralmente é bem tolerada em doses apropriadas, principalmente porque quantidades excessivas são excretadas pela urina (28).
O limite superior tolerável da vitamina B3 é de 35 mg por dia. É a quantidade menos provável de causar rubor, vermelhidão, coceira e formigamento na pele, um efeito colateral conhecido do ácido nicotínico, mas não da niacinamida (1, 29).
Houve relatos de efeitos colaterais menores associados à nicotinamida, como desconforto estomacal, náusea e dor de cabeça.
Também foi sugerido que a nicotinamida pode aumentar a resistência à insulina, uma característica do diabetes tipo 2, mas as evidências são inconsistentes (1, 28).
Dito isso, é uma boa prática consultar seu médico antes de suplementar com niacinamida - ou qualquer outro suplemento - para avaliar seu risco individual.
Resumo Há um baixo risco de efeitos colaterais com suplementos de nicotinamida. Mas, apesar de um perfil de segurança relativamente forte, é melhor consultar seu médico se você optar por suplementar com nicotinamida.A linha inferior
A niacinamida é uma forma de vitamina B3 (niacina) que desempenha um papel importante no metabolismo energético e na saúde das células.
Pode oferecer benefícios relacionados aos cuidados com a pele e câncer de pele, bem como doença renal crônica e diabetes tipo 1.
A niacinamida é geralmente considerada segura, com poucos efeitos colaterais em doses apropriadas. Está disponível como um suplemento dietético e é um ingrediente comum em produtos para cuidados com a pele.
No entanto, é melhor consultar seu médico antes de experimentar a niacinamida.