Como reconhecer e tratar uma infecção piercing no mamilo
Contente
- Tenha em mente
- Quais são os sintomas?
- O que causa infecção?
- Fatores de risco a serem considerados
- Diagnosticando um piercing no mamilo infectado
- Como tratar um piercing no mamilo infectado
- Limpe a área
- Use uma compressa quente ou molho de sal marinho
- Evite usar pomadas ou cremes antibióticos vendidos sem receita (OTC)
- Good Aftercare
- Devo tirar minhas jóias dos mamilos?
- Q:
- UMA:
- Quando consultar seu médico
- Outlook
- Prevenção de infecção
- Siga todas as instruções
- Mantenha a área limpa
- Evite tocar no piercing
Tenha em mente
Piercings nos mamilos podem ser arriscados. Ao contrário dos piercings de orelha tradicionais, que picam tecidos densos, os piercings nos mamilos perfuram a pele sensível que também está conectada a um sistema de ductos. Perfurar a pele atravessa a primeira camada de defesa contra infecções do seu corpo. Um piercing no mamilo coloca um objeto estranho próximo a estruturas mais profundas e complexas dentro da mama. Isso aumenta o risco de complicações.
Se você tem ou está pensando em fazer um piercing no mamilo, essas informações podem ajudá-lo a lidar com possíveis complicações e prevenir a infecção.
Quais são os sintomas?
Piercings irritados e piercings infectados são duas questões muito diferentes.O tecido inflamado aparecerá vermelho e pode ser sensível ao toque. Simplesmente deixar a área sozinha pode aliviar a irritação. Isso geralmente desaparece dentro de alguns dias sem tratamento.
A área provavelmente está infectada se a irritação persistir ou se você tiver algum dos seguintes sintomas:
- piercing é quente ao toque
- a área é extremamente sensível ou dolorosa quando tocada
- descarga verde, amarela ou marrom
- inchaço do local do piercing
- mau odor perto do local do piercing
- erupção cutânea
- dores no corpo
- fadiga
- febre
O que causa infecção?
A infecção geralmente é causada pelo contato frequente do local do piercing. Isso pode introduzir bactérias no tecido delicado, o que aumenta o risco de infecção.
Devido à localização do piercing, roupas apertadas podem facilmente pegar ou irritar o piercing. A exposição do seu piercing à saliva ou a outros fluidos corporais também pode causar infecção.
Fatores de risco a serem considerados
O risco de infecção é de longo prazo. Não termina nos dias ou semanas imediatos após o piercing. Contanto que você tenha o piercing, poderá ter uma destas complicações:
- sangrando
- cicatrizes
- dano no nervo
- rasgando
- formação quelóide
- interferência em necessidades ou procedimentos médicos futuros
- interferência na amamentação
Infecções localizadas ao redor do piercing são mais comuns. Em raras ocasiões, a infecção pode se espalhar além do mamilo e da mama e se tornar mais grave. Essas infecções sistêmicas podem incluir:
- infecção das válvulas cardíacas (endocardite) em pessoas com histórico de estrutura cardíaca anormal
- infecção na corrente sanguínea
Diagnosticando um piercing no mamilo infectado
Sua capacidade de auto-diagnosticar normalmente depende dos seus sintomas. Alguns sinais de uma infecção podem ser tão óbvios que é fácil reconhecer que o piercing no mamilo está infectado. A drenagem do pus, por exemplo, é um sinal claro de uma infecção.
Se não tiver certeza sobre seus sintomas ou se eles indicam irritação ou infecção, consulte seu médico. Esperar demais por um diagnóstico e tratamento pode prolongar a infecção. Isso pode aumentar muito o risco de complicações graves.
Como tratar um piercing no mamilo infectado
Se você notar sinais ou sintomas de um piercing no mamilo infectado, tome medidas imediatas. Isso pode ajudar a evitar mais complicações ou desconforto.
Nunca aperte, cutuque ou corte a área você mesmo na tentativa de drenar uma infecção. Isso pode levar a complicações graves. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para parar ou limpar uma infecção:
Limpe a área
Lave as mãos e limpe e seque suavemente a área ao redor do piercing. Use sabonetes formulados para peles sensíveis, pois são menos propensos a irritar a área afetada. Evite usar:
- peróxido de hidrogênio
- pomadas
- álcool
- sabões, detergentes ou produtos de limpeza agressivos
Use uma compressa quente ou molho de sal marinho
Se você tiver uma infecção pequena e localizada, poderá melhorar a drenagem da infecção aplicando uma compressa quente no mamilo. Você também pode mergulhar o mamilo em água morna misturada com sal marinho. Faça essas duas coisas por vários minutos, duas a três vezes por dia. Depois, limpe, lave e seque delicadamente a área de perfuração.
Evite usar pomadas ou cremes antibióticos vendidos sem receita (OTC)
Esses produtos podem realmente prender as bactérias no piercing e sob a pele e podem piorar a infecção. Use apenas antibióticos tópicos prescritos pelo seu médico.
Good Aftercare
O cuidado contínuo de qualquer piercing é importante, especialmente com um novo piercing. Siga as outras instruções fornecidas pelo seu piercer para obter melhores resultados.
Se seus sintomas piorarem ou persistirem, você deve consultar seu médico. Eles podem colocar você em um antibiótico oral para limpar a infecção.
Devo tirar minhas jóias dos mamilos?
Q:
Se meu piercing no mamilo ficar infectado, devo retirar as jóias? É seguro deixar as jóias?
UMA:
Caso ocorra uma infecção, normalmente não é recomendável remover as jóias. Se tratada prontamente, a maioria das infecções desaparecerá rapidamente. Isso é especialmente verdadeiro se o autocuidado adequado for praticado. A remoção das jóias geralmente faz com que o local do piercing se feche, impossibilitando a reinserção das jóias nesse local.
Às vezes, pode ser necessário trocar as jóias, especialmente se a irritação e vermelhidão não são causadas por infecção, mas por uma reação alérgica. Isso é comum em piercings que contêm metal, como níquel. Consulte seu perfurador para obter alternativas se uma reação localizada persistir e você não estiver tendo drenagem, febre ou dor significativa.
Judith Marcin, MDAnswers representa a opinião de nossos médicos especialistas. Todo o conteúdo é estritamente informativo e não deve ser considerado aconselhamento médico.Quando consultar seu médico
Se o tratamento em casa não ajudar a esclarecer seus sintomas em um ou dois dias, você deve consultar seu médico. Você pode precisar de prescrição de antibióticos.
Seu piercer também pode ajudá-lo a identificar seus sintomas. Além de saber como reconhecer infecções, eles estão familiarizados com outras reações no local da perfuração que não requerem antibióticos. Eles podem fazer recomendações adicionais sobre jóias de piercing e quais materiais podem ser mais adequados para a sensibilidade da sua pele ou reação localizada.
Outlook
O tratamento de uma infecção piercing no mamilo depende da gravidade da infecção e de quão bem você segue as ordens do médico. A maioria das pessoas termina seus antibióticos em duas semanas. Se você limpou e cuidou adequadamente do mamilo infectado, poderá ficar totalmente curado durante esse período. Caso contrário, sua infecção pode persistir ou tornar-se contínua ou crônica. Isso pode ser mais difícil de tratar.
Se a infecção for grave ou não tiver sido tratada cedo o suficiente, você poderá experimentar complicações duradouras. Isso pode incluir perda de sensibilidade e cicatrizes excessivas na área de perfuração. Converse com seu médico sobre quaisquer sintomas incomuns que você tenha após a infecção.
Prevenção de infecção
Prevenir uma infecção é fundamental para manter um piercing a longo prazo. As dicas a seguir podem ajudá-lo a prevenir uma infecção dentro ou ao redor do piercing no mamilo.
Siga todas as instruções
Quando você começa o seu piercing, seu piercing lhe dará instruções detalhadas para cuidados posteriores. Certifique-se de seguir atentamente este conselho para que a área possa se curar corretamente.
Mantenha a área limpa
Depois de obter seu piercing, você deve tratar o mamilo com cuidado especial. Certifique-se de lavar e secar suavemente a área durante cada banho ou chuveiro.
Evite tocar no piercing
Sempre que tocar no seu piercing, você poderá introduzir bactérias na pele. Mantenha o piercing coberto e protegido da melhor maneira possível para evitar irritar, puxar ou mover o implemento.