A dieta OMAD é uma forma extrema de jejum intermitente que está levantando bandeiras vermelhas

Contente

No início de cada ano, uma nova dieta geralmente surge na velha pesquisa do Google e, inevitavelmente, alguns de meus clientes vêm perguntando sobre isso. No ano passado, o jejum intermitente estava na moda. Embora eu não ache que seja para todos (principalmente os atuais ou ex-comedores desordenados), sou um fã do jejum intermitente. Limitar um pouco as horas de alimentação pode fazer com que seu corpo pare de se concentrar na digestão e passe algum tempo desestressando, antiinflamatório, memória, imunidade e muito mais.
Mas nunca é uma surpresa para mim quando uma coisa boa vai ao extremo. E então vai mau. É o caso do OMAD - a nova dieta que cresceu em popularidade.
O que é a dieta OMAD ou "Uma refeição por dia"?
A dieta de uma refeição por dia (OMAD), essencialmente leva o jejum intermitente (IF) ao nível mais alto. O tipo de FI que apoio e considero benéfico é geralmente chamado de 14:10 ou 16: 8 (14 a 16 horas sem comida, 8 a 10 horas comendo três refeições regulares). O OMAD recomenda 23: 1 - 23 horas de jejum e uma hora de alimentação por dia. (Relacionado: Tudo o que você precisa saber sobre o jejum intermitente)
Essencialmente, você pode comer o que quiser durante sua hora de comer. Esta dieta é muito mais focada em quando você está comendo do que o quevocê está comendo (o que, como nutricionista, é uma das minhas 100 preocupações com o OMAD).
Existem 4 regras do OMAD:
- Coma uma refeição por dia.
- Coma em torno da mesma hora diariamente (dentro de uma janela de uma hora).
- Coma em um único prato, sem voltar atrás por segundos ou terços.
- Sua refeição deve ter apenas 7 centímetros de altura (o que eu acho que significa que você tem que trazer uma régua para almoçar?).
Isso pode parecer ultrajante - espero que sim - mas a dieta OMAD está ganhando popularidade porque algumas celebridades e atletas (a lutadora de MMA Ronda Rousey, por exemplo) falaram em segui-la recentemente. E bem, você sabe como essas coisas pegam fogo selvagem da Insta!
Há alegações de que uma refeição por dia significa benefícios "mais profundos" do que os vistos com o jejum intermitente padrão, incluindo diminuição da inflamação e do risco de doenças, e aumento da renovação celular. No entanto, ainda não há pesquisas para validar essas afirmações. E, de fato, os riscos são muito maiores do que quaisquer benefícios potenciais.
Os riscos do OMAD
Quando você passa mais de 14 a 16 horas sem comer, corre o risco de muitos problemas biológicos. O primeiro desses problemas biológicos é, claro, ser absolutamente faminto. Você provavelmente já brincou sobre estar "com fome", mas a realidade é que esse tipo de restrição alimentar não apenas o deixa irritado. Quando você não come há quase um dia, seu corpo entra em modo de inanição. Isso pode causar estragos em sua energia e em seu metabolismo (o efeito oposto para qualquer pessoa com uma perda de peso ou meta de manutenção em mente).
Também é praticamente impossível obter todos os nutrientes de que você precisa em uma refeição por dia, mesmo que seja uma refeição super saudável. Uma dieta verdadeiramente nutritiva tem a ver com a nutrição de todo o corpo. Destina-se a ajudá-lo durante o treino ou dia de trabalho com força e foco. Eu diria que isso é quase impossível com o OMAD.
A dieta no estilo OMAD também pode levar a uma compulsão alimentar séria naquela hora por dia e pode facilmente se transformar no estilo do "dia da trapaça" - uma hora comendo o que quiser porque você se privou por 23 horas. Embora haja um componente psicológico para isso, também é fisiológico: se você está entrando em uma refeição com baixo teor de açúcar no sangue, seu corpo anseia por calorias de absorção rápida, como açúcar ou carboidratos brancos. Comer toda a comida do dia em uma hora também pode causar sérios problemas digestivos. (Relacionado: Como saber quando a compulsão alimentar sai do controle)
Ainda mais importante, para as mulheres, os hormônios são extremamente sensíveis ao açúcar no sangue. Quando o açúcar no sangue cai, o cortisol e outros hormônios do estresse são afetados. E quando seus hormônios ficam descontrolados, seu humor, ciclo menstrual, metabolismo e peso podem ser afetados. Seguir o OMAD resultará em flutuações de açúcar no sangue e o deixará mais propenso a compulsão alimentar, seguido por distúrbios metabólicos e hormonais de longo prazo.
O corpo de todas as mulheres é diferente - e nem mesmo recomendo o jejum intermitente de 16: 8 para todas as pessoas por causa disso. (Relacionado: O que as mulheres em boa forma precisam saber sobre o jejum intermitente) Por exemplo, algumas são muito mais sensíveis a esses minijejuns mais longos sem comida do que outras. Algumas mulheres precisam comer logo de manhã, enquanto outras podem esperar até depois do treino. Em vez de ouvir o que você precisa como indivíduo, esta dieta significa ignorar totalmente as necessidades nutricionais individuais do seu corpo, sinais de fome e flutuações da vida diária (como olá, ir para o brunch ou jantar com amigos!) E comer às cegas ao mesmo tempo todos os dias.
The Bottom Line
Embora eu seja geralmente a favor de um pouco de autoexperimentação, o OMAD é apenas um OMG não para mim. Obrigado, próximo!