Órteses: são a resposta para o seu pé, perna ou dor nas costas?
Contente
- O que são órteses?
- Como saber se você precisa de órteses
- Como um podólogo diagnostica problemas
- Quais condições as órteses são usadas para tratar?
- Como as órteses podem ajudar?
- Tipos de órteses para pés
- As órteses realmente ajudam?
- A linha inferior
O que são órteses?
Órteses são inserções especiais para calçado ou calcanhar que um médico prescreve sob medida, especificamente para você.
Um médico pode prescrever órteses para tratar problemas nos pés, pernas ou costas. Continue lendo para descobrir as condições que as órteses podem tratar e quão eficazes elas podem ser.
Como saber se você precisa de órteses
As órteses podem fazer parte de um plano de tratamento abrangente para tratar de vários sintomas, geralmente relacionados à dor e desconforto dos pés e pernas. Alguns dos objetivos que um médico pode ter para o tratamento ortótico incluem:
- correção de deformidades do pé
- ajudando o pé ou o tornozelo a funcionar melhor
- apoiando o tornozelo
- reduzindo os riscos de lesões adicionais
As órteses são mais do que apenas um calcanhar ou sapato que você pode comprar na maioria das lojas esportivas. Elas são inserções de sapatos ou calcanhares altamente personalizadas, feitas para seus pés. Seu médico recomendará apenas uma órtese se um dispositivo pronto para uso ou outros tratamentos, como exercícios em casa, não tiverem se mostrado eficazes.
Como um podólogo diagnostica problemas
Você pode consultar um podólogo, um médico especialista em condições dos pés, se estiver sentindo uma dor significativa nos pés e calcanhares. Eles primeiro perguntam sobre seus sintomas. As perguntas podem incluir quando você notou os sintomas, o que os piora e o que os melhora.
O seu podólogo fará um exame físico de seus pés. Eles procurarão por deformidades e áreas especialmente dolorosas.
O médico provavelmente pedirá que você caminhe e realize outras atividades para determinar como os pés e os tornozelos estão posicionados durante certos exercícios. Alguns médicos podem até ter imagens especiais ou almofadas por onde você anda. Essas imagens mostram como e onde seus pés batem no chão e podem ajudar a determinar a localização exata e o tipo de problemas na estrutura e na função dos pés.
Eles também podem recomendar imagens tradicionais de seus pés, como raios X, varredura óssea ou ressonância magnética. Isso pode ajudá-los a identificar áreas de artrite, dano ou lesão.
Um médico levará em consideração todos esses métodos de diagnóstico ao fazer recomendações de tratamento, inclusive para potencialmente prescrever órteses.
Quais condições as órteses são usadas para tratar?
Os médicos podem prescrever órteses para tratar uma série de condições médicas. Exemplos incluem:
- Artrite. Artrite reumatóide e osteoartrite podem causar desconforto nos pés e mau posicionamento que as órteses podem ajudar a corrigir.
- Dor nas costas. Às vezes, o mau posicionamento dos pés, como arcos que rolam para dentro, ou a falta de amortecimento podem causar dores que as órteses podem diminuir.
- Joanetes. Joanetes são inchaços dolorosos que podem se desenvolver na base do dedão do pé e causar deformidades nos pés. Órteses com uma caixa grande do dedo do pé podem ajudar a reduzir a pressão no dedão do pé.
- Bursite. A inflamação de sacos cheios de líquido nos calcanhares e dedos dos pés pode causar dor e desconforto na bursite. Órteses com suporte de calcanhar e arco podem ajudar a reduzir o desconforto da bursite.
- Diabetes. Às vezes, uma pessoa com diabetes pode perder a sensação nos pés, uma condição conhecida como neuropatia diabética. Quando isso ocorre, as órteses podem ajudar a reduzir o estresse e a pressão excessivos que podem levar a úlceras nos pés.
- Pé chato. Pés chatos podem causar dores nos pés, tornozelos e costas. As órteses podem ajudar a apoiar os pés e promover o posicionamento adequado dos pés.
- Martelo dedos. Os dedos do martelo geralmente ocorrem como efeito colateral dos joanetes no dedão do pé. Causam dor no segundo dedo e deformidades na bola do pé. As órteses podem fornecer apoio adicional aos pés e reduzir a probabilidade de os dedos do martelo piorarem.
- Esporões de calcanhar. Esporões de calcanhar são condições em que o excesso de osso cresce na parte traseira ou inferior do calcanhar. Órteses podem apoiar o pé e reduzir a inflamação.
- Arcos altos. Arcos muito altos podem estressar os músculos dos pés e levar a uma série de condições, como dores nas canelas, dor no joelho e fasceíte plantar. As órteses podem ajudar a impedir que os pés de uma pessoa rolem excessivamente para dentro ou para fora.
- Lesões. As pessoas que sofreram trauma nos pés e tornozelos podem precisar de apoio extra durante o processo de cicatrização com órteses.
- Fascite plantar. A fasceíte plantar é uma causa comum de dor no calcanhar. Às vezes, os médicos recomendam ortopedia para apoiar o calcanhar e o pé.
Os médicos também podem prescrever órteses personalizadas para pessoas que têm preocupações posicionais com os pés ou pernas. Isso pode incluir aqueles com músculos subdesenvolvidos das pernas e pés.
Como as órteses podem ajudar?
As órteses costumam fazer parte de um regime de tratamento para muitos problemas de pé e tornozelo. Por exemplo, um médico pode prescrever ortopedia em conjunto com tratamentos como sapatos de apoio, além de exercícios de fisioterapia.
Um médico também pode recomendar tomar anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como ibuprofeno e naproxeno sódico, para reduzir a dor e a inflamação.
Os médicos geralmente recomendam ortopedia em conjunto com esses tratamentos, porque a ortopedia pode corrigir pés que não estão posicionados idealmente. Por exemplo, quando os pés se exageram, rolam levemente para dentro ou para baixo. Geralmente é o caso de pessoas com pés muito chatos. O uso de órteses pode ajudar a fornecer suporte adicional ao arco para tentar evitar isso.
As órteses também podem fornecer apoio e amortecimento adicionais em áreas-chave dos pés, como o calcanhar ou a bola do pé. Como as órteses são feitas sob medida, a pessoa que as faz considerar as necessidades de calçados do indivíduo.
Idealmente, órteses e outros tratamentos podem ajudar uma pessoa a evitar tratamentos mais invasivos, como cirurgia.
Tipos de órteses para pés
As órteses podem ser personalizadas em uma variedade de materiais. Um médico escreverá uma receita para um material ortótico com base nas condições e sintomas de uma pessoa.
Os tipos ortopédicos podem variar de materiais rígidos - geralmente feitos de materiais como fibra de carbono ou plástico - a acomodativos, o que é muito flexível e amortecedor.
Algumas órteses são inserções de sapato completo semelhantes às palmilhas presentes em muitos calçados esportivos. Outros são um calcanhar menor que se encaixa no copo traseiro do sapato.
Órteses tornozelo-pé são outra opção que possui não apenas uma inserção de sapato, mas também uma porção vertical que se estende do calcanhar para cima e ao redor da panturrilha.
Os médicos podem recomendar o uso de órteses em conjunto com aparelhos, outras sapatilhas ou fitas, como fitas de cinesiologia.
As órteses realmente ajudam?
As órteses não ajudam universalmente todas as pessoas com condições que afetam o pé e o tornozelo. Há muitas considerações complexas em torno da eficácia das órteses, incluindo:
- o treinamento e a experiência da pessoa que faz a cirurgia ortopédica
- prescrição médica
- o sapato em que uma pessoa os veste
- com que frequência uma pessoa as veste
Existem estudos que apóiam o uso de órteses no tratamento de problemas nos pés e tornozelos. No entanto, muitos deles enfatizam que a órtese deve ser bem ajustada e usada corretamente.
A linha inferior
As órteses podem fazer parte de um plano de tratamento abrangente para ajudar aqueles que têm problemas nos pés e tornozelos. Eles não são para todos e podem criar uma despesa para aqueles sem cobertura de seguro.
Se o seu médico recomendar uma órtese ou órteses, é melhor fazer perguntas sobre que tipo de resultados você pode esperar do uso rotineiro.