Solas mimadas
Contente
Os pés sofrem uma surra o ano todo. No verão, sol, calor e umidade cobram seu preço, mas os pés não se saem melhor no inverno, outono ou primavera, diz Perry H. Julien, DPM, presidente eleito da Academia Americana de Medicina Esportiva Podiátrica em Rockville, Maryland. "Eles estão fora de vista sob sapatos e meias, então eles estão fora da mente." Mas com essas cinco dicas, você pode cuidar dos pés facilmente, independentemente da estação.
Esfregue seus pés todos os dias.
Mantenha uma escova de unhas no chuveiro, junto com uma pedra-pomes ou lixa para os pés, e passe alguns minutos focalizando seus pés sempre que tomar banho. Esfregue sob as unhas e esfregue as áreas ásperas e calejadas com a lima ou pedra por até um minuto. (Você também pode adicionar um exfoliante a essa rotina de alisamento da pele.) "Mas não esfregue com tanta força a ponto de esfregar a pele", diz Dawn Harvey, técnica de unhas do Spa Jardin em Tampa, Flórida.
Um pouco de calo é necessário para ajudar a proteger seus pés de muita fricção nos sapatos, portanto, evite usar uma navalha nos calcanhares (isso vale para fazer em um salão de beleza também). Pode levar à infecção se você perfurar a pele ou usar instrumentos não esterilizados adequadamente, acrescenta Denise Florjancic, técnica de unhas do John Robert's Hair Studio & Spa em Cleveland. Suas ferramentas: Sally Hansen Smoothing Foot Scrub (US $ 6; www.sallyhansen.com) ou Bath & Body Works - Pedra-pomes / Escova (US $ 4; 800-395-1001).
Corte suas unhas da maneira certa.
Se você deixar as unhas muito compridas, elas podem atingir a borda dos sapatos e machucar. Se você cortá-los muito curtos, pode causar unhas encravadas. O melhor conselho: a cada três ou quatro semanas, depois de tomar banho ou molhar os pés, use uma pequena tesoura para aparar, cortando em linha reta, diz Florjancic. Se você começar a notar vermelhidão ou inflamação ao redor da unha (primeiros sinais de unha encravada), limpe a área mergulhando seu pé em vinagre diluído em água, recomenda Lori Hillman, D.P.M., uma podóloga em The Woodlands, Texas. Se a condição persistir, consulte um podólogo, que pode limpar e drenar a infecção usando ferramentas esterilizadas especificamente projetadas e prescrever antibióticos, se necessário. Suas ferramentas: Tesoura para unhas Tweezerman (US $ 2; 800-874-9898) ou Clipe de Unhas Revlon Deluxe (US $ 1,80; www.revlon.com).
Suavize sua pele.
Pele seca e rachada do pé? Hidratar seus pés deve ser sua prioridade número 1. Depois do banho e antes de dormir, aplique um hidratante. (Use meias durante a noite para evitar que o creme escorra.) Suas ferramentas: Pedicure Essentials Dr. Scholl's Peppermint Foot and Leg Lotion ($ 4,75; www.drscholls.com), Aveda Foot Relief ($ 17; 800-328-0849) ou Creative Nail Design SpaPedicure Marine Masque ($ 45; 877-CND-NAIL).
Seque os dedos dos pés e os pés com uma toalha.
Bactérias e fungos que podem causar o pé de atleta e outras infecções prosperam em ambientes escuros e úmidos - e as áreas entre os dedos dos pés fornecem exatamente isso. A chave: sempre troque as meias e os sapatos suados e certifique-se de secar os pés com uma toalha - e entre os dedos dos pés - depois de nadar ou tomar banho. Se você notar descamação, descamação da pele, tente um preparado de pé de atleta sem receita, como o creme Lamisil AT (US $ 9; 800-452-0051). Se o problema persistir por mais de uma semana, consulte seu médico.
Não pule a proteção solar.
É fácil esquecer os pés quando você está aplicando protetor solar, mas a verdade é que eles podem se queimar com a mesma rapidez - e tanto - quanto qualquer outra área do corpo. Portanto, se você vai usar sandálias ou andar descalço, aplique um protetor solar de amplo espectro (bloqueador de UVA / UVB) com FPS de pelo menos 15. Suas ferramentas: Ombrelle Sunscreen Spray FPS 15 (US $ 9; em farmácias em todo o país) ou protetor solar à prova de esporte DDF SPF 30 ($ 21; 800-443-4890).