Snowboarder paralímpica Amy Purdy Has Rhabdo
Contente
Uma determinação louca pode levá-lo às Olimpíadas - mas, aparentemente, também pode levá-lo à rabugice. Rabdo - abreviação de rabdomiólise - ocorre quando um músculo fica tão danificado que o tecido começa a se quebrar e o conteúdo das fibras musculares é liberado no sangue. Enquanto as pessoas brincam que vão "pegar" rabugento ao tentar o CrossFit, na verdade é uma questão muito séria - basta olhar para a snowboarder paraolímpica e ex-DWTS Amy Purdy, que esteve no hospital nos últimos cinco dias com rabdo depois de uma puxada extenuante- o treino. (Veja, CrossFit não é o único treino que pode causar rabdomiólise.)
Como funciona a rabdomiólise: a destruição muscular libera uma proteína chamada mioglobina na corrente sanguínea e é filtrada para fora do corpo pelos rins. A mioglobina se decompõe em substâncias que podem danificar as células renais, muitas vezes causam danos aos rins, de acordo com o National Institutes of Health (NIH).
Rhabdo é sério na maioria das pessoas; frequentemente, pode causar insuficiência renal aguda e, no mínimo, as pessoas precisam esperar algumas semanas ou um mês antes de retornar às atividades normais. Como Purdy fez um transplante de rim, isso é ainda mais preocupante.
"Esta condição é tão assustadora, preste atenção ao seu corpo", escreveu Purdy em um post no Instagram. "Se você sobrecarregou seus músculos, se está dolorido e pode ver algum inchaço, mesmo o mínimo, como eu, não hesite em ir ao pronto-socorro, isso pode salvar sua vida."
E a parte mais assustadora é que pode acontecer mais facilmente do que você pensa: "Tenho treinado enquanto me preparo para a temporada de snowboard e 1 dia na semana passada me esforcei demais. Pareceu ter acontecido tão inocentemente, fiz uma série de pull-ups e simplesmente empurrou com força demais para completar o conjunto ", escreveu Purdy em outro Instagram. (E ela não é a única - um exercício de pull-up quase matou essa mulher também.)
Ela disse que seus músculos estavam um pouco doloridos, nada fora do comum, até que ela percebeu um inchaço no braço. Como Purdy tinha uma amiga no hospital com a mesma condição no ano passado, ela reconheceu os sintomas e sabia que precisava ir ao hospital, de acordo com seu Instagram. Avance cinco dias e ela diz que está bem, mas "além de grata por [sua] vida e saúde".
Rhabdo pode ser causado por baixos níveis de fosfato, procedimentos cirúrgicos demorados, temperaturas corporais extremas, traumas ou lesões por acidente e hidratação severa, bem como causas relacionadas ao treino, como esforço extremo e colapso muscular geral, de acordo com o NIH. Os sintomas incluem cor escura e diminuição da micção, fraqueza muscular, rigidez e sensibilidade, bem como fadiga e dores nas articulações.
"As pessoas que estão em risco [de rabdo] são aquelas que não fizeram CrossFit e pensam que podem ir muito cedo, antes que seus corpos se aclimatem com o volume e a intensidade", disse Noah Abbot, treinador no CrossFit South Brooklyn, contou-nos em Os 12 maiores mitos sobre o CrossFit. (Preocupado com o rabdo? Use estas dicas do fisioterapeuta para prevenir lesões ao iniciar um programa de alta intensidade como o CrossFit.)
Embora seja de partir o coração ver um atleta incrível como Purdy contrair qualquer problema de saúde assustador, sua experiência é uma lição para todos; até mesmo atletas profissionais podem se machucar - ou pior, algo como rabdomiólise - durante os treinos. Então repita conosco: ouça seu corpo.