Pericôndrio
Contente
O pericôndrio é uma camada densa de tecido conjuntivo fibroso que cobre a cartilagem em várias partes do corpo.
O tecido de pericôndrio comumente cobre estas áreas:
- cartilagem elástica em partes da orelha
- nariz
- cartilagem hialina na laringe
- cartilagem hialina na traqueia
- epiglote
- área onde as costelas se conectam ao esterno
- área entre as vértebras espinhais
Em adultos, o tecido de pericôndrio não cobre a cartilagem articular nas articulações ou onde os ligamentos se fixam ao osso. No entanto, em crianças, o pericôndrio pode ser encontrado na cartilagem articular junto com áreas comuns por todo o corpo. É frequentemente por isso que a regeneração celular é mais provável em crianças do que em adultos.
O pericôndrio é feito de duas camadas:
- Camada fibrosa externa. Essa densa membrana de tecido conjuntivo contém fibroblastos que produzem colágeno.
- Camada condrogênica interna. Esta camada contém fibroblastos que produzem condroblastos e condrócitos (células da cartilagem).
O tecido de pericôndrio ajuda a proteger os ossos de lesões, especificamente aqueles que ainda estão em crescimento ou em desenvolvimento. Como forma de proteção, estimula a regeneração celular para reduzir o tempo de recuperação. Isso é especialmente verdadeiro para crianças, mas pode não ser verdade para adultos.
O tecido de pericôndrio também fornece elasticidade a partes do corpo, reduzindo a fricção. Isso pode evitar danos aos ossos, lesões e deterioração a longo prazo.
A natureza fibrosa do tecido de pericôndrio permite que o fluxo sanguíneo passe facilmente pelo corpo. Este fluxo sanguíneo constante ajuda a distribuir os nutrientes necessários para fortalecer e nutrir sua cartilagem. O tecido fibroso de pericôndrio também permite que o oxigênio e os nutrientes fluam sem obstrução.
Condições que afetam o pericôndrio
Trauma na cartilagem pode danificar o tecido do pericôndrio. Lesões comuns incluem:
- Pericondrite. Essa condição faz com que o tecido do pericôndrio fique inflamado e infectado. Picadas de insetos, piercings ou traumas são causas comuns dessa lesão. Se você for diagnosticado com essa condição, pode sentir dor, vermelhidão e inchaço. Em casos mais graves, você pode desenvolver febre ou acumular pus na lesão. A pericondrite pode se tornar uma condição recorrente. Pode ser tratada com antibióticos.
- Orelha de couve-flor. Essa lesão comum, geralmente ocorrendo em atletas, faz com que a orelha inche. Traumas graves ou uma pancada forte no ouvido podem danificar o pericôndrio e reduzir o fluxo sanguíneo. Isso faz com que a parte afetada da orelha pareça uma couve-flor. A orelha da couve-flor pode ser tratada com antibióticos ou pontos, se o médico remover a obstrução para aumentar o fluxo sanguíneo estável.